Toyota apresenta seu modelo para 2013

A Toyota revelou hoje no circuito de Paul Ricard a versão 2013 do seu belo protótipo TS030. O time que vai para o segundo ano no WEC espera obter bons resultados repetindo as belas vitórias que o correram ano passado.

Os pilotos serão Alex Wurz, Nicolas Lapierre, Kazuki Nakajima no carro #7 e Anthony Davidson, Stéphane Sarrazin e Sebastien Buemi no #08.

O carro um modelo híbrido conta com um motor V8 3,4 litros. Segundo o fabricante o carro passou por um refinamento visto que em 2014 o regulamento obriga as equipes a fazer carros totalmente novos. A equipe vai começar um extensivo programa de testes em Paul Ricard a partir de amanha.

Abaixo as diferenças entre os dois modelos.

Dome volta a Sarthe e Michelin é fornecedora oficial da ELMS

A Dome confirmou hoje que vai voltar a Le Mans ano que vem com um modelo já adequado as regras de 2014. A informação foi confirmada por Hiroshi Fischida presidente da Dome LTD.

“Quanto ao projeto LMP que completou os testes iniciais no túnel de vento com o modelo S102.5 e um extenso programa dentro de um mês com um novo modelo respeitando as normas de 2014. Nós estamos trabalhando em nosso programa, tanto para  a LMP1 quanto LMP2. Esperamos publicar imagens de um novo LMP1 dentro de três meses ou menos. Dome está mais do que feliz em ter um LMP1 ou LMP2 para as equipes. O nome de código do carro vai S103 ".


Michelin será fornecedora oficial da ELMS

A fabricante de pneus Michelin firmou acordo com a ACO para ser a fornecedora de pneus para a ELMS. Apenas as classes LMPC e GTC terão tal obrigatoriedade. As demais classes estão livres para escolher qualquer fabricante.

Na classe GTC serão 3 compostos de pneus A (livre1) B (livre2) e C (Qualificação). Os compostos serão feitos com borracha com menos resistência a rodagem

Equipe Gulf treina em Dubai e Jota Motorsports confirma pilotos.

A equipe Gulf Racing Middle East está realizando testes no circuito de Dubai. Os pilotos “oficiais” ainda não foram revelados mas ao volante do Lola B12/80 estavam a dupla Giroix e Fatien. Fabian Giroix sofreu um grave acidente durante as 6 horas de SPA do ano passado. Um dos rumores é que Stefan Johansson deve voltar a pilotar pela equipe.


A equipe Jota Motorsports confirmou Lucas Luhr como piloto para a atual temporada. Ele irá fazer par com Simon Dolan e Olivier Turvey. Os preparativos para a temporada estão sendo realizados no circuito de Aragon na Espanha. Lucas Luhr venceu 2 vezes na ALMS na classe LMP1, duas na GT2, uma na LMP2 e venceu também 2 vezes Le Mans na classe GT2 com Porsche.

Oreca de olho nos EUA e quem sabe em um DP!!!

A trajetória vitoriosa dos protótipos Oreca foi incontestável ano passado. Com títulos da ELMS, vitórias no WEC o modelo 03 desponta como favorito em qualquer corrida que esteja presente. De olho no mercado americano principalmente a partir de 2014 com a fusão de Grand-AM e Rolex o fabricante quer vender mais e mais. David Floury diretor técnico responde a algumas perguntas do site endurance.info.

P. Fusão entre ALMS e Grand-AM é um dos objetivos?

R. "É nosso desejo. A fusão entre a ALMS e Grand-Am oferece um campeonato bonito que vai incluir três mitos – Daytona, Sebring e Petit Le Mans – e clássicos como Laguna Seca. É muito atraente a Oreca quer ser capaz de lutar pela vitória geral nesta série, independentemente do tipo de carros, ou LMP2 ou DP.”

P. Quais as mudanças no modelo 03?

R. "O regulamento não autorizar grandes mudanças para 2013, temos desenvolvido um kit focado em segurança, confiabilidade. Nós trabalhamos em diferentes pontos observados no ano passado. Pontos que discutimos durante interrogatórios realizados com equipes de clientes para obter os melhores retornos. Podemos falar sobre as mudanças na continuidade. O Oreca 03 vai para sua terceira temporada: Então vamos para os detalhes. A confiabilidade foi relativamente boa, mas sempre podemos melhorar. Fizemos alterações em conformidade, tendo em conta a facilidade de operação “.

P. A Oreca tem oito carros inscritos em Le Mans, seis na ELMS além de três na lista de espera de Sarthe.

R. “LM P2 é simplesmente excelente e temos o prazer de ser o melhor fabricante representado, sabendo que o nosso departamento de motores também está envolvido em equipar 10 carros. Esta é uma maneira muito agradável de celebrar 40 anos de Oreca. O desempenho de corrida é o primeira da lista de prioridades. ELMS com seis representantes e três FIA WEC temporada promete ser emocionante. Teremos um triplo objetivo: vencer, vencer e vencer!” 

P. Para Le Mans a vitória é o objetivo?

R. "Pelos resultados alcançados no ano passado, ADR-Delta e Pecom Racing ganhou Campeonato Mundial de Endurance  da FIA  TDS Racing foi coroado em ELMS e colocamos dois carros no pódio nas 24 Horas de Le Mans. Para o objetivo é continuar a crescer.”

Porsche e Audi apresentam modelos!!!

Tanto Audi quando Porsche revelaram imagens dos seus modelos GT de competição. A Porsche revelou o novo 911 GT3-R que está apto a competir em provas GT3. Se nota um aerofólio maior além de aberturas nas asas traseiras. Já o novo R8 LMS Ultra também foi flagrado hoje e pelas fotos podemos notar uma nova asa traseira e retrovisores. As fotos deste modelo foram tiradas na Holanda.