Lotus confirma seus pilotos para Le Mans

A equipe Lotus anunciou seus pilotos para a 90º edição das 24 horas de Le Mans. Para este ano a equipe vai com seus próprios carros o Lotus T128. Para o #31 Kevin Weeda, James Rossiter e Christophe Bouchut. O tripo mescla experiencia e novidades como é o caso de Weeda que compete pela primeira vez em Sarthe e Bouchut é um dos mais experientes do grid com 20 participações e vencendo a corrida em 1993. Rossiter competiu em 2011

Para o carro #32 o trio será composto por Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz. Os pilotos já participaram de várias edições do evento. A prova será um bom teste para os novos T128 que fizeram sua estreia em Silverstone porém sem resultados expressivos. Na etapa de SPA o #32 acabou em sétimo e o #31 em oitavo.

Abaixo o vídeo da primeira participação da equipe em 2009 em Sebring ainda correndo com Lola.

Fonte. Assessoria de imprensa Lotus LMP2

 

Treinos livres para as 3 horas de Imola tem TDS Racing na frente.

Os primeiros treinos para as 3 horas de Imola revelaram que a disputa será intensa na principal classe da série a LMP2. Com o tempo de 1:42.026 o Oreca 03 da equipe Thiriet by TDS Racing liderou os trabalhos seguido pelo Zytek da equipe Jota Sport com 1:43.009. Em terceiro outro Oreca desta vez da Murphy Prototypes com 1:43.014.

Na classe GTE o melhor tempo fico com a Ferrari #66 da equipe JMW Motorsport com 1:48.583. Em segundo outra Ferrari desta vez da equipe AF Corse #55 com 1:50.310. Na GTC a Ferrari da equipe SMP Racing marcou 1:53.079 seguida pelo BMW Z4 da Ecurie Ecosse om 1:53.826. Fechando o grid a classe PC com o #47 do Tem Endurance Challenge com 1:52.243.

Tempos completos.

Signatech Alpine espera uma boa corrida em Imola.

Última fabricante “oficial” a voltar ao endurance a Alpine vai para a segunda etapa da ELMS em Imola com um objetivo. Marcar pontos para o campeonato e claro afinar o carro para Le Mans.

O circuito de Imola é bem mais travado que o traçado de Sarthe, sabendo disso a equipe vai agendar testes particulares após a etapa italiana. “O cenário que o Alpine A450 vai encontrar será radicalmente diferente e vamos nos concentrar nas sequências de aceleração e frenagem”, diz Philippe Sinault, diretor da Signatech-Alpine. “O chassi também deve ser adaptado para permitir que os pilotos possam utilizar os freios de uma maneira mais agressiva”.

A equipe está na quarta colocação no ELMS e lamenta que a corrida inaugural tenha acabado com bandeira vermelha em Silverstone.

“A presença do safety car na pista por um longo tempo e a bandeira vermelha antes do final de três horas nos limitaram e não fomos capazes de começar a temporada no pódio. Tanto os pilotos e equipe querem um bom desempenho na Itália! Queremos mostrar o nosso potencial e marcar pontos.” Comenta Philippe

O piloto Nelson Panciati está confiante para a prova. “Eu tenho trabalhado bastante no simulador para se acostumar com a pista. Estou recebendo alguns benchmarks. Tráfego será um fator muito importante na corrida e um bom treino para as 24 Horas de Le Mans. Eu não posso esperar para mostrar quanto o Alpine A450 é competitivo. Eu tenho uma enorme frustração pelo início em Silverstone.

Já Pierre Ragues conhecedor do circuito enaltece o “espírito” que povoa o mítico traçado. “Este circuito tem uma alma, uma história. Na pista, há sempre o ritmo e os murosestão perto. Nós trabalhamos duro no simulador e equipe avançou no desenvolvimento do Alpine A450 com novos pneus Michelin. O Tráfego será um dos pontos-chave da corrida, porque o nível é muito apertado no ELMS.”

Fonte. Site da ACO.

Status GP confirma Tony Burgess e Jonathan Hirschi para competir em Imola e Le Mans.

A equipe Status GP confirmou seus pilotos para Imola e Le Mans. Tony Burgess e Jonathan Hirschi irão competir juntos pela primeira vez o Lola B12/80. Além dos dois Jonathan Kennard será o terceiro piloto para Sarthe.

Tony Burgess já compete no endurance desde 2007 tanto na ALMS como nas 24 horas de Daytona.Estou muito contente em fazer parte HVM-Status GP para a corrida de Imola antes de ir para Le Mans. Sabendo que eu vou compartilhar o meu lugar com Jonathan em Le Mans, será positivo que estar com ele neste fim de semana na Itália. “

Jonathan Hirschi também está contente com o novo desafio. “Estou muito feliz em participar HVM StatusGP para as 24 Horas de Le Mans e Imola. Nós teremos um bom pacote neste fim de semana em Imola e é uma boa oportunidade para aprender o carro e entrar na equipe”. Hirschi vai participar de sua 4º 24 horas.

Fonte. Site da ELMS e Assessoria de imprensa Status GP

Alexander Rossi substitui Christian Zugel em Le Mans pela equipe Greaves.

Ainda falando da equipe Greaves, Jacob Graves diretor da equipe anunciou que o piloto Christian Zugel atualmente piloto de testes da equipe Caterham na F1 vai substituir Christian Zugel que enfrenta problemas pessoais e de negócios.

“Lamentamos perder Christian para Le Mans. Ele tem sido uma parte fundamental da equipe nas duas últimas temporadas e traz muitos elementos de seu mundo de negócios que nos ajudaram “, disse o gerente da equipe Jacob Greaves.” Temos a sorte de ter assinado com um piloto do calibre de Alexandre e estamos confiantes que podemos combinar nossas forças para lutar pela vitória na categoria LMP2 no 90 º aniversário de Le Mans 24 Horas “.

Rossi que tem 21 anos e é da Califórnia vai se juntar a Tom Kimber-Smith e Eric Lux no Zytek #41. Já no carro #42 o trio confirmado será de Michael Krumm, Lucas Ordonez e Jann Mardenborough.

ELMS Imola Heinemeir Hansson compete pela Greaves.

Com participações tanto no WEC quanto na ALMS David Hansson vai estrear na ELMS através da equipe Greaves Motorsport neste final de semana em Imola.

O piloto vai se juntar a Marsal Michael e Chris Dyson além de Tom Kimber Smith. Para Jacob Greaves a experiência de Hansson será importante.

“Temos o prazer David em nossa equipe. Ele traz um alto nível de experiência e velocidade para um motorista classificado como Prata pelo ACO. Estaremos com o objetivo de repetir o sucesso em Imola, tendo vencido a última corrida de resistência lá em 2011. “

Fonte. Site canal Speed.

Lendas do Grupo C–Jaguar XJR-14 que virou Mazda e acabou Porsche.

O Jaguar XJR-14 nasceu com a missão de substituir o emblemático XJR-11. O carro foi desenvolvido por Ross Braw e John Piper e construído pela TWR (Rom Walkinshaw Racing). O novo regulamento limitava os motores a 3.5l porém o número de cilindros era livre. O peso mínimo ficou em 750kg. O XJR-14 tinha mais efeito solo o que resultou em uma maior velocidade em curvas. Outra mudança importante foi a substituição do motor Ford 3.5 litros JVE por um V8 3.5 litros HB usado pela equipe Benetton na F1.

Para Sarthe foram construídos 3 chassis: 591, 691 e 791. O carro começou a temporada não completando a etapa inaugural em Suzuka e vencendo as duas etapas seguintes em Monza e Silverstone.

O Mazda MXR-01

Mesmo com as vitórias a equipe não tinha confiança de que o carro iria aguentar as 24 horas de Le Mans próxima etapa do campeonato e fazer frente aos poderosos Peugeot Talbot 905 e alinhou 3 XJR-12. As previsões estavam certas. O 905 acabou não vencendo mérito que acabou ficando com o Mazda 787B. Para a equipe Jaguar “restou” o 3º, 4º e 5º lugares. O único XJR-14 inscrito acabou não completando a prova.

Nas etapas seguintes do mundial outra vitória para o modelo em Nurburgring e resultados esporádicos nas outras etapas. Para 1992 equipe decide correr nos EUA na IMSA GT porém os circuitos esburacados venceu duas corridas em Daytona e Road Atlanta.

Ainda em 1992 a TWR fez um acordo com a Mazda e o carro foi rebatizado de MRX-01 e equipado com o motor Judd GV10. Cinco chassis foram construídos sem grandes resultados acabando em terceiro no campeonato.

Porsche WSC-95

Porém a história do modelo ainda não tinha acabado. Em 1995 o chassi 791 acabou sendo alterado e usado no IMSA GTP porém por conta de mudanças no regulamento ele acabou não correndo. Sua aparência mudou, sem capota e alimentado por um motor Porsche. Seu nome: Porsche WSC-95. O nome Porsche deu sorte ao modelo e assim conquistou  2 vitórias em Le Mans em1996 e 1997 pelas mãos da Joest Racing.

Fonte: Site ACO

Um novo começo para a equipe Endurance Challenge em Imola?

O projeto Endurance Challenge é o ponto de partida para novos pilotos descobrirem o endurance e uma futura participação em Le Mans volta com tudo em Imola. A equipe que tem como patrocinador o piloto Nicolas Minassian espera uma prova menos tumultuada e principalmente com bom tempo ao contrário do que foi Silverstone.

No carro #47 os pilotos Alex Loan e Matthieu Lecuyer esperam fazer melhor visto que rodaram já na largada da prova inglesa. Para ambos os pilotos será um recomeço. Loan avalia . “Depois de uma primeira reunião difícil, durante o qual eu não conseguia me expressar na corrida, quero fazer uma boa apresentação em Imola”. Já Matthieu não considera conhecer a pista como vantagem em uma classe monomarca. “ Mais uma vez, eu não tenho vantagem de jogar em casa. Eu tive um ótimo resultado no simulador, no entanto, eu aprendi sobre a pista muito rápido para ser capaz de se concentrar sobre o desempenho e as configurações do carro com o nosso novo engenheiro. Meu companheiro de equipe Alex conhece o circuito e que possamos compartilhar informações valiosas. Imola é um lugar mítico carga de emoções e história. Eu desejo estar na mão para fazer a batalha! “

Já o #48 dos pilotos Sohlei Ayari e Anthony Pons teve um desempenho satisfatório em Silverstone e os dois acabaram vencendo na classe. Soheil Ayara com experiência no endurance pode ser um fator para um bom resultado.

Começando agora no endurance a dupla Paul-Loup Chatin e Gary Hirsch tiveram um bom rendimento com o #49 na Inglaterra, seja nos treinos e durante a corrida chegando em segundo.

Gary Hirsch está confiante. “Silverstone foi um bom aquecimento.Esta primeira rodada deu-me confiança. A equipe vem trabalhando muito, e o objetivo é ganhar experiência. Com Paul-Loup, o objetivo é provar mais uma vez que estamos no jogo e confirmar a nossa velocidade máxima. O nosso objetivo é ganhar na  LM PC.A pista Imola está entre as mais exigentes. Este será um teste importante, mas também a oportunidade de mostrar o que podemos fazer. ”

Fonte: Site Oreca e ELMS.

Equipes que competem com o Oreca 03 esperam uma boa corrida em Imola.

Com um belo começo de ano as equipes que competem com o Oreca 03 esperam uma boa apresentação em Silverstone. Depois de um segundo lugar na ELMS com o #34 da equipe Race Performance e a vitória da equipe Delta-ADR no WEC o próximo desafio será as 3 horas de Imola.

O que as equipes que competem com o 03 esperam da prova?

Race Performance.

Com um segundo lugar em Silverstone os pilotos Patrick Niederhauser e Michel Frey esperam a vitória na Itália. “Nós certamente vamos saber mais sobre o nível de cada time em Imola, mas nosso objetivo é ficar entre os dois primeiros. A equipe é experiente e todos sabem o que fazer. Patrick descobriu a filosofia de Endurance,e é muito rápido. Também já estamos em fase de preparação para as 24 Horas de Le Mans. É importante colocar tudo no lugar antes das próximas semanas.”

Thiriet by TDS Racing.

A equipe chegou a liderar em Silverstone até a entrada do carro de segurança acabou em terceiro. Com a volta de Mathias Beche para a equipe (atualmente ele compete no WEC pela Rebellion) vai fazer dupla com Pierre Thiriet  Para Xavier Combet só a vitória interessa.

“Com a volta de Mathias a equipe e o bom preparo de, vamos apontar para a vitória”.

Boutsen Ginion Racing.

Equipe que completou a prova em 5º na Inglaterra a Boutsen vai como o mesmo trio da corrida anterior. John Hartshorne, Bastien Briere e Thomas Dagoneu. Além da vitória a equipe vai usar a corrida como preparação para Le Mans.

“Abordamos esta corrida como preparação final antes das 24 Horas de Le Mans” confirma Olivier Lainé o chefe da equipe. “Esta é uma oportunidade para os pilotos  ganhar experiência para Le Mans e no resto da temporada. O objetivo é evitar as armadilhas e fazer um curso sábio para tentar aproveitar os eventos de corrida. Nós vimos em Silverstone que simplesmente ficar na pista pode ser uma estratégia rentável. “

Murphy Prototypes.

A equipe que marcou a melhor volta da prova em Silverstone mas enfrentou problemas por causa do mal tempo e espera algo melhor em Imola. Mark Patterson vai pilotar com Brendon Hartley.

“Em Silverstone, não tivemos o resultado que queríamos, apesar de um bom nível de desempenho. Fomos os mais rápido, mas em condições meteorológicas muito difíceis, eu cometi um erro. Não devemos esquecer que o pessoal trabalhou nas últimas semanas e devo dizer que fiquei impressionado com o nível em que a equipe mostrou depois de Silverstone. Eu não tenho nenhuma dúvida de que vamos estar no jogo em Imola: vamos lutar pelo pódio. O objetivo também é dar quilometragem para Mark Patterson tendo em conta as 24 Horas de Le Mans”

Fonte. Site Oreca.

RAM Racing pronta para Imola.

A estreante RAM Racing que já em sua corrida de estreia em Silverstone acabou conquistando o segundo e terceiro lugar tem apenas um objetivo para Imola. Vencer.

Pilotando o #52 temos Johny Mowlen e Matt Griffin e no #53 Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo. Griffin comente a emoção de pilotar no tradicional circuito italiano.

“O circuito de Imola é rápido técnico, mas eu adoro isso, pois é uma pista de estilo antigo, com muita história, que você pode sentir em cada canto. Você precisa se concentrar ao máximo para fazer as curvas de alta velocidade, mas é muito gratificante. O lugar mais complicada é a curva Acque Minerali que  é em descida em alta velocidade, o que dificulta a frenagem, e então há uma saída para cima, você pode fazer uma grande diferença para o seu tempo de volta aqui, mas se você está no limitar você pode correr o risco de sair da pista”.

Fonte. Site da ELMS.