A equipe Lotus anunciou seus pilotos para a 90º edição das 24 horas de Le Mans. Para este ano a equipe vai com seus próprios carros o Lotus T128. Para o #31 Kevin Weeda, James Rossiter e Christophe Bouchut. O tripo mescla experiencia e novidades como é o caso de Weeda que compete pela primeira vez em Sarthe e Bouchut é um dos mais experientes do grid com 20 participações e vencendo a corrida em 1993. Rossiter competiu em 2011
Para o carro #32 o trio será composto por Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz. Os pilotos já participaram de várias edições do evento. A prova será um bom teste para os novos T128 que fizeram sua estreia em Silverstone porém sem resultados expressivos. Na etapa de SPA o #32 acabou em sétimo e o #31 em oitavo.
Abaixo o vídeo da primeira participação da equipe em 2009 em Sebring ainda correndo com Lola.
Os primeiros treinos para as 3 horas de Imola revelaram que a disputa será intensa na principal classe da série a LMP2. Com o tempo de 1:42.026 o Oreca 03 da equipe Thiriet by TDS Racing liderou os trabalhos seguido pelo Zytek da equipe Jota Sport com 1:43.009. Em terceiro outro Oreca desta vez da Murphy Prototypes com 1:43.014.
Na classe GTE o melhor tempo fico com a Ferrari #66 da equipe JMW Motorsport com 1:48.583. Em segundo outra Ferrari desta vez da equipe AF Corse #55 com 1:50.310. Na GTC a Ferrari da equipe SMP Racing marcou 1:53.079 seguida pelo BMW Z4 da Ecurie Ecosse om 1:53.826. Fechando o grid a classe PC com o #47 do Tem Endurance Challenge com 1:52.243.
Última fabricante “oficial” a voltar ao endurance a Alpine vai para a segunda etapa da ELMS em Imola com um objetivo. Marcar pontos para o campeonato e claro afinar o carro para Le Mans.
O circuito de Imola é bem mais travado que o traçado de Sarthe, sabendo disso a equipe vai agendar testes particulares após a etapa italiana.“O cenário que o Alpine A450 vai encontrar será radicalmente diferente e vamos nos concentrar nas sequências de aceleração e frenagem”, diz Philippe Sinault, diretor da Signatech-Alpine.“O chassi também deve ser adaptado para permitir que os pilotos possam utilizar os freios de uma maneira mais agressiva”.
A equipe está na quarta colocação no ELMS e lamenta que a corrida inaugural tenha acabado com bandeira vermelha em Silverstone.
“A presença do safety car na pista por um longo tempo e a bandeira vermelha antes do final de três horas nos limitaram e não fomos capazes de começar a temporada no pódio. Tanto os pilotos e equipe querem um bom desempenho na Itália! Queremos mostrar o nosso potencial e marcar pontos.”Comenta Philippe
O piloto Nelson Panciati está confiante para a prova. “Eu tenho trabalhado bastante no simulador para se acostumar com a pista. Estou recebendo alguns benchmarks. Tráfego será um fator muito importante na corrida e um bom treino para as 24 Horas de Le Mans. Eu não posso esperar para mostrar quanto o Alpine A450 é competitivo. Eu tenho uma enorme frustração pelo início em Silverstone.
Já Pierre Ragues conhecedor do circuito enaltece o “espírito” que povoa o mítico traçado.“Este circuito tem uma alma, uma história. Na pista, há sempre o ritmo e os murosestão perto. Nós trabalhamos duro no simulador e equipe avançou no desenvolvimento do Alpine A450 com novos pneus Michelin. O Tráfego será um dos pontos-chave da corrida, porque o nível é muito apertado no ELMS.”
A equipe Status GP confirmou seus pilotos para Imola e Le Mans. Tony Burgess e Jonathan Hirschi irão competir juntos pela primeira vez o Lola B12/80. Além dos dois Jonathan Kennard será o terceiro piloto para Sarthe.
Tony Burgess já compete no endurance desde 2007 tanto na ALMS como nas 24 horas de Daytona. “Estou muito contente em fazer parte HVM-Status GP para a corrida de Imola antes de ir para Le Mans. Sabendo que eu vou compartilhar o meu lugar com Jonathan em Le Mans, será positivo que estar com ele neste fim de semana na Itália. “
Jonathan Hirschi também está contente com o novo desafio. “Estou muito feliz em participar HVM StatusGP para as 24 Horas de Le Mans e Imola. Nós teremos um bom pacote neste fim de semana em Imola e é uma boa oportunidade para aprender o carro e entrar na equipe”. Hirschi vai participar de sua 4º 24 horas.
Fonte. Site da ELMS e Assessoria de imprensa Status GP
Ainda falando da equipe Greaves, Jacob Graves diretor da equipe anunciou que o piloto Christian Zugel atualmente piloto de testes da equipe Caterham na F1 vai substituir Christian Zugel que enfrenta problemas pessoais e de negócios.
“Lamentamos perder Christian para Le Mans. Ele tem sido uma parte fundamental da equipe nas duas últimas temporadas e traz muitos elementos de seu mundo de negócios que nos ajudaram “,disse o gerente da equipe Jacob Greaves.” Temos a sorte de ter assinado com um piloto do calibre de Alexandre e estamos confiantes que podemos combinar nossas forças para lutar pela vitória na categoria LMP2 no 90 º aniversário de Le Mans 24 Horas “.
Rossi que tem 21 anos e é da Califórnia vai se juntar a Tom Kimber-Smith e Eric Lux no Zytek #41. Já no carro #42 o trio confirmado será de Michael Krumm, Lucas Ordonez e Jann Mardenborough.
Com participações tanto no WEC quanto na ALMS David Hansson vai estrear na ELMS através da equipe Greaves Motorsport neste final de semana em Imola.
O piloto vai se juntar a Marsal Michael e Chris Dyson além de Tom Kimber Smith. Para Jacob Greaves a experiência de Hansson será importante.
“Temos o prazer David em nossa equipe. Ele traz um alto nível de experiência e velocidade para um motorista classificado como Prata pelo ACO. Estaremos com o objetivo de repetir o sucesso em Imola, tendo vencido a última corrida de resistência lá em 2011. “
O Jaguar XJR-14 nasceu com a missão de substituir o emblemático XJR-11. O carro foi desenvolvido por Ross Braw e John Piper e construído pela TWR (Rom Walkinshaw Racing). O novo regulamento limitava os motores a 3.5l porém o número de cilindros era livre. O peso mínimo ficou em 750kg. O XJR-14 tinha mais efeito solo o que resultou em uma maior velocidade em curvas. Outra mudança importante foi a substituição do motor Ford 3.5 litros JVE por um V8 3.5 litros HB usado pela equipe Benetton na F1.
Para Sarthe foram construídos 3 chassis: 591, 691 e 791. O carro começou a temporada não completando a etapa inaugural em Suzuka e vencendo as duas etapas seguintes em Monza e Silverstone.
O Mazda MXR-01
Mesmo com as vitórias a equipe não tinha confiança de que o carro iria aguentar as 24 horas de Le Mans próxima etapa do campeonato e fazer frente aos poderosos Peugeot Talbot 905 e alinhou 3 XJR-12. As previsões estavam certas. O 905 acabou não vencendo mérito que acabou ficando com o Mazda 787B. Para a equipe Jaguar “restou” o 3º, 4º e 5º lugares. O único XJR-14 inscrito acabou não completando a prova.
Nas etapas seguintes do mundial outra vitória para o modelo em Nurburgring e resultados esporádicos nas outras etapas. Para 1992 equipe decide correr nos EUA na IMSA GT porém os circuitos esburacados venceu duas corridas em Daytona e Road Atlanta.
Ainda em 1992 a TWR fez um acordo com a Mazda e o carro foi rebatizado de MRX-01 e equipado com o motor Judd GV10. Cinco chassis foram construídos sem grandes resultados acabando em terceiro no campeonato.
Porsche WSC-95
Porém a história do modelo ainda não tinha acabado. Em 1995 o chassi 791 acabou sendo alterado e usado no IMSA GTP porém por conta de mudanças no regulamento ele acabou não correndo. Sua aparência mudou, sem capota e alimentado por um motor Porsche. Seu nome: Porsche WSC-95. O nome Porsche deu sorte ao modelo e assim conquistou 2 vitórias em Le Mans em1996 e 1997 pelas mãos da Joest Racing.
O projeto Endurance Challenge é o ponto de partida para novos pilotos descobrirem o endurance e uma futura participação em Le Mans volta com tudo em Imola. A equipe que tem como patrocinador o piloto Nicolas Minassian espera uma prova menos tumultuada e principalmente com bom tempo ao contrário do que foi Silverstone.
No carro #47 os pilotos Alex Loan e Matthieu Lecuyer esperam fazer melhor visto que rodaram já na largada da prova inglesa. Para ambos os pilotos será um recomeço. Loan avalia . “Depois de uma primeira reunião difícil, durante o qual eu não conseguia me expressar na corrida, quero fazer uma boa apresentação em Imola”.Já Matthieu não considera conhecer a pista como vantagem em uma classe monomarca. “ Mais uma vez, eu não tenho vantagem de jogar em casa. Eu tive um ótimo resultado no simulador, no entanto, eu aprendi sobre a pista muito rápido para ser capaz de se concentrar sobre o desempenho e as configurações do carro com o nosso novo engenheiro. Meu companheiro de equipe Alex conhece o circuito e que possamos compartilhar informações valiosas. Imola é um lugar mítico carga de emoções e história. Eu desejo estar na mão para fazer a batalha! “
Já o #48 dos pilotos Sohlei Ayari e Anthony Pons teve um desempenho satisfatório em Silverstone e os dois acabaram vencendo na classe. Soheil Ayara com experiência no endurance pode ser um fator para um bom resultado.
Começando agora no endurance a dupla Paul-Loup Chatin e Gary Hirsch tiveram um bom rendimento com o #49 na Inglaterra, seja nos treinos e durante a corrida chegando em segundo.
Gary Hirsch está confiante.“Silverstone foi um bom aquecimento.Esta primeira rodada deu-me confiança. A equipe vem trabalhando muito, e o objetivo é ganhar experiência. Com Paul-Loup, o objetivo é provar mais uma vez que estamos no jogo e confirmar a nossa velocidade máxima. O nosso objetivo é ganhar na LM PC.A pista Imola está entre as mais exigentes. Este será um teste importante, mas também a oportunidade de mostrar o que podemos fazer. ”
Com um belo começo de ano as equipes que competem com o Oreca 03 esperam uma boa apresentação em Silverstone. Depois de um segundo lugar na ELMS com o #34 da equipe Race Performance e a vitória da equipe Delta-ADR no WEC o próximo desafio será as 3 horas de Imola.
O que as equipes que competem com o 03 esperam da prova?
Race Performance.
Com um segundo lugar em Silverstone os pilotos Patrick Niederhauser e Michel Frey esperam a vitória na Itália. “Nós certamente vamos saber mais sobre o nível de cada time em Imola, mas nosso objetivo é ficar entre os dois primeiros. A equipe é experiente e todos sabem o que fazer. Patrick descobriu a filosofia de Endurance,e é muito rápido. Também já estamos em fase de preparação para as 24 Horas de Le Mans. É importante colocar tudo no lugar antes das próximas semanas.”
Thiriet by TDS Racing.
A equipe chegou a liderar em Silverstone até a entrada do carro de segurança acabou em terceiro. Com a volta de Mathias Beche para a equipe (atualmente ele compete no WEC pela Rebellion) vai fazer dupla com Pierre Thiriet Para Xavier Combet só a vitória interessa.
“Com a volta de Mathias a equipe e o bom preparo de, vamos apontar para a vitória”.
Boutsen Ginion Racing.
Equipe que completou a prova em 5º na Inglaterra a Boutsen vai como o mesmo trio da corrida anterior. John Hartshorne, Bastien Briere e Thomas Dagoneu. Além da vitória a equipe vai usar a corrida como preparação para Le Mans.
“Abordamos esta corrida como preparação final antes das 24 Horas de Le Mans” confirma Olivier Lainé o chefe da equipe. “Esta é uma oportunidade para os pilotos ganhar experiência para Le Mans e no resto da temporada. O objetivo é evitar as armadilhas e fazer um curso sábio para tentar aproveitar os eventos de corrida. Nós vimos em Silverstone que simplesmente ficar na pista pode ser uma estratégia rentável. “
Murphy Prototypes.
A equipe que marcou a melhor volta da prova em Silverstone mas enfrentou problemas por causa do mal tempo e espera algo melhor em Imola. Mark Patterson vai pilotar com Brendon Hartley.
“Em Silverstone, não tivemos o resultado que queríamos, apesar de um bom nível de desempenho. Fomos os mais rápido, mas em condições meteorológicas muito difíceis, eu cometi um erro. Não devemos esquecer que o pessoal trabalhou nas últimas semanas e devo dizer que fiquei impressionado com o nível em que a equipe mostrou depois de Silverstone. Eu não tenho nenhuma dúvida de que vamos estar no jogo em Imola: vamos lutar pelo pódio. O objetivo também é dar quilometragem para Mark Patterson tendo em conta as 24 Horas de Le Mans”
A estreante RAM Racing que já em sua corrida de estreia em Silverstone acabou conquistando o segundo e terceiro lugar tem apenas um objetivo para Imola. Vencer.
Pilotando o #52 temos Johny Mowlen e Matt Griffin e no #53 Gunnar Jeannette e Frankie Montecalvo. Griffin comente a emoção de pilotar no tradicional circuito italiano.
“O circuito de Imola é rápido técnico, mas eu adoro isso, pois é uma pista de estilo antigo, com muita história, que você pode sentir em cada canto. Você precisa se concentrar ao máximo para fazer as curvas de alta velocidade, mas é muito gratificante. O lugar mais complicada é a curva Acque Minerali que é em descida em alta velocidade, o que dificulta a frenagem, e então há uma saída para cima, você pode fazer uma grande diferença para o seu tempo de volta aqui, mas se você está no limitar você pode correr o risco de sair da pista”.