Renault pode utilizar motor V6 da F1 em protótipos.

O diretor de operações da Renault Carlos Tavares revelou que a montadora está “aberta” a usar o novo motor V6 feito para a F1 em protótipos. O novo motor um V6 turbo 1.6 litros poderia ser facilmente adaptado aos LMP caso alguma equipe cliente quisesse.

A Renault está ligada ao endurance por meio da Nissan e mais recentemente de sua marca Alpine que compete este ano no WEC. Quando questionado sobre como seria esta parceria com fornecimento de motores ou um LMP completo Carlos é enfático.

“Nós certamente não vamos construir um LMP1, o que não é consistente com o espírito de Alpine. A Alpine sempre foi uma espécie de David contra Golias. A única coisa que vamos estudar na LMP1 seria o fornecendo de uma variação do nosso motor de F1 para as equipes. Com as restrições na F1,de motores que aguentem maior quilometragem não seria difícil adaptar ele para Le Mans. “

Carlos também comentou do acordo entre Alpine e Caterham (que estreou este ano em Le Mans sob um protótipo da Zytek e que planeja construir seus próprios) na construção de carros GT e de estrada a partir de 2016 quando as regras de modelos GT deve sofrer alterações. “A joint venture será focada em engenharia e fabricação e vai vender os carros para as empresas-mãe para distribuição. Se Alpine e Caterham querem competir em um mesmo campeonato isso não me incomoda. Haverá diferenças significativas entre os dois carros.”

Toyota TS030 by anels9 (WCP-series) compatível com enduracers.

Depois da Peugeot sumir do endurance foi a vez da Toyota tentar a ingrata missão de vencer a Audi na provas de longa duração. Venceu provas do campeonato mundial em 2012 porém neste ano não foi páreo para a montadora Alemã. Porém no mundo virtual você pode tentar vencer os R18 no mod enduracers com esta bela conversão feita por Anels9 do seu modelo para GTR2. O carro é muito bem feito e é um avanço se comparado com o modelo feito por Dave. A física pode desapontar um pouco pois está muito semelhante a um modelo LMP2, mas nada que uma boa configuração não melhore. O mod é composto pelos dois carros da temporada 2012 do WEC e modelo já vem com o aerofólio traseiro maior. O bom é que ele é totalmente compatível com o mod enduracers bastando apenas jogar na pasta P1. Abaixo o link e mais fotos.

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Árvore teria sido a causa da morte de Simonsen?

Muitas perguntas ainda pairam sobre a morte do jovem Allam Simonsen, nas últimas 24 Horas de Le Mans. Com as atuais medidas de segurança, até os mais espetaculares acidentes como o de Allan McNish há dois anos na mesma pista provaram que os carros são seguros. E os circuitos?

O médico James Norman publicou um belo artigo, sobre a forte desaceleração que provocou a morte do piloto. A foto acima mostra o ponto exato aonde o carro se chocou e a tese de que a desaceleração, foi forte demais ganha maior embasamento. Se não tivesse a arvore provavelmente o impacto teria sido absorvido mais suavemente. Com a árvore impedindo o guard-rail de fazer seu papel, a pressão foi fatal para o piloto.

Simonsen chegou a ser levado com vida ao hospital e até conversou com os médicos e fiscais de pista porém perdeu os sentidos, entrou em coma e acabou falecendo.

Existem vários vídeos do momento da batida, aonde o piloto do Aston Martin acaba se assustando com a rodada do carro a sua frente.  Na tentativa de evitar uma rodada acaba acelerando em cima da zebra, perdendo de vez o controle do carro. Ainda segundo James, a pressão exercida pela batida causou um dano subdural no cérebro do piloto, ou uma transecção da veia aorta que é o movimento brusco dos demais órgãos causando a ruptura da veia.

O futuro do automobilismo será mudo?

Quando falamos no endurance moderno nos vem à mente equipes como Audi, Peugeot e Toyota e mais recentemente Porsche. Ao contrário de outras categorias as provas de longa duração buscam a algum tempo serem o ápice da tecnologia de ponta do automobilismo, e hoje a ordem do dia é apenas uma eletricidade.

Assim como em 2006 a Audi apostou no Diesel para vencer em Le Mans a categoria vem buscando ano após ano sistemas híbridos que deve substituir combustíveis fosseis nos anos vindouros. Atualmente tanto Audi quanto Toyota têm em seus LMP1 sistemas de recuperação de energia que provaram ser confiáveis, mas que ainda dependem de diesel ou gasolina para realmente dar o carro o desempenho de um modelo de corrida.

No ano passado o elétrico Toyota P002 estabeleceu um recorde na tradicional subida de montanha em Pikes Peack com o tempo de 10:15.380. Bem antes disso na ALMS tivemos um Lola Coupe Verde que era movido a álcool. O carro revolucionário na época era da equipe Drayson Racing de propriedade de Lord Drayson ex ministro da Inglaterra e que sempre levantou bandeiras ecologias nas competições.

Esta semana o seu Lola B12 69/EV estabelece um novo recorde de velocidade para um modelo 100% elétrico chegando a mais de 328 km/h.

Dryson relata o novo rumo que as competições terão em um futuro próximo. “Estou muito contente que tenhamos batido o recorde. Nós mostramos que temos um carro rápido e confiável. Não é velocidade pura o que é mais impressionante, mas o desafio tecnológico que nós identificamos. A aceleração deste carro de mil quilos em uma pista curta é incrível. Tenho orgulho de Grã-Bretanha, que agora é líder na indústria de veículos elétricos. Estamos no começo de uma revolução que nos permitirá ter um conceito ecológico sem precedentes.

Mark Webber é oficialmente piloto da Porsche

A Porsche caminha a passos largos para fazer bonito no WEC ano que vem. Depois do anuncio da contratação do piloto Neel Jani da equipe Rebellion hoje foi a vez de Mark Webber fazer parte do time Alemão. O nome do australiano a tempos era dado como certo para fazer parte do programa LMP1 da marca a partir de 2014. Até o dono da RBR Dietrich Mateschtiz se envolveu pessoalmente para manter o piloto na F1 mas as constantes desavenças com Vettel acabaram prevalecendo na sua mudança para o endurance.

O australiano tem nove vitórias, onze poles e trinta e seis pódios na categoria “máxima” do automobilismo. Webber já competiu no endurance pela equipe oficial da Mercedes entre os anos de 98 e 99 e foi protagonista de um dos acidentes mais espetaculares das 24 horas de Le Mans quando voou com seu CLR GT1 na reta mulsane por conta da pouca pressão aerodinâmica do carro.

Webber comemora a mudança. “É uma honra participar da equipe Porsche em seu retorno a categoria e em Le Mans. A Porsche escreveu vários capítulos na história do endurance como um fabricante que usa tecnologia e desempenho ao mais alto nível. Estou ansioso para este novo desafio depois de meus anos na Fórmula 1. Sem dúvida, temos metas muito altas. Eu não posso esperar para dirigir um dos protótipos mais rápidos do mundo”.

Wolfgang Hatz, membro do Conselho Porsche AG: “Estou muito satisfeito por termos recrutado Mark Webber para o nosso projeto LMP1, enquanto ele é um dos melhores pilotos na Fórmula 1 atualmente. Além dele ser um fã de Porsche por muitos anos. “

Fritz Ensinger, diretor do projeto LMP1 da marca: “Aprendi a apreciar as qualidades de Mark, quando estávamos envolvidos na Fórmula 1. Este é um dos melhores pilotos que eu poderia sonhar para a equipe. Estou realmente satisfeito em termos ele conosco, um piloto experiente e também constantemente rápido. “

Com esta contratação já são quatro pilotos para o programa LMP1 da marca Romain Dumas, Timo Bernhard, Neel Jani e Mark Webber.

Fonte: Porsche AG

Lotus LMP2: De tudo em Le Mans

A Lotus Praga foi outra que causou alvoroço quando anunciou seu ingresso no endurance. Com um carro novo teve resultados medíocres nas provas do WEC que antecederam Sarthe. A equipe mesmo afirmava que terminar a prova seria algo ótimo visto o pouco tempo que teve como preparação.

Antes mesmos da corrida os carros chegaram a ser recolhidos pela justiça francesa como garantia de pagamento a fornecedores, porém tudo foi resolvido antes da grande corrida. Nos treinos classificatórios acabou largando em décimo quinto e décimo sexto. Os problemas começaram cedo para o #31 pilotado por Christophe Bouchut, James Rossiter e Keven Weed parou com apenas 17 voltas. Bouchut que tem 20 participações em Sarthe lamenta. “É uma pena que tive que abandonar preferia terminar a minha vigésima 24 Horas de Le Mans, mas isso é corrida. Tivemos um bom ritmo durante toda a semana e o carro mostrou um grande potencial. “

Já o carro #32 de Thomas Holzer, Dominik Kraihamer e Jan Charouz abandou na manha de domingo com problemas no cambio. “Nós tivemos que abandonar esta manhã. No entanto, tivemos um bom carro e um bom ritmo. É uma pena que ele não viu a linha de chegada, mas vamos continuar a trabalhar e lutar nas últimas rodadas “. completa Holzer.

A equipe que também participa do WEC promete surpresas para as próximas etapas.

Alpine A450: Missão cumprida.

Com o nono lugar a estreante Alpine pode dizer que o objetivo foi alcançado. Largou em oitavo mas por conta de pequenos problemas logo no início da corrida minou os anseios da equipe formada por Panciatici, Ragues e Gommendy.

A mecânica confiável colaborou e muito para o bom resultado como atesta Philippe Sinault chefe da equipe.  “A primeira certeza é a qualidade da nossa equipe. O trabalho feito nas últimas semanas, e ainda mais durante estas 24 horas, foi excepcional. É um orgulho ver nossos mecânicos sendo eleitos como melhor equipe. Isto é importante, pois é com eles que nós queremos construir o futuro. Também pude medir como o público se interessava pela história da Alpine. A corrida foi difícil mentalmente. Nós mostramos que temos um grande potencial. A frustração foi atenuada pelo nosso bom retorno. tinha que mostrar  que éramos capazes de fazer. Mas somente a vitória importa. E vamos fazer de tudo para alcançar essa nova meta o mais rápido possível! “

Fonte: Assessoria de imprensa Alpine.

TDS Racing e as emoções em Sarthe.

A preparação para uma prova tão longa e tão importante como Le Mans acontece bem antes da bandeira verde. Treinos, treinos e mais treinos são necessários para conseguir o mínimo, terminar a prova.

A TDS Racing viveu emoções bem antes da corrida. Ainda na quarta feira o carro acabou batendo na reta Mulsanne a mais de 250 kmh. Resultado? Trocar o chassi. Com o P2 nos boxes na quarta a noite o carro foi desmontado totalmente. As 19 horas de quinta o novo chassi chega e a montagem começa e tudo fica pronto as 5 da manha do sábado.

Já na corrida Maxime Martin pilota o #46 com desenvoltura e com 1 hora de corrida já é o vigésimo. Seu maior feito foi passar 18 carros em 10 minutos depois da longa bandeira amarela inicial. O carro chega a ficar em quarto na classe porém problemas nos freios faz o Oreca perder 2 posições. Tudo parecia bem até que a chuva repentina fez o LMP2 sair da pista na Arnage. O choque resultou na caixa de direção quebrada. Fim da corrida depois de 23 horas!

Maxime Martin comenta as nuances. “Eu estava indo bem no final do meu turno, estávamos em quinto lugar na LMP2. Apesar de sermos menos eficientes do que o Zytek ou Morgan, mantivemos o ritmo, fizemos uma corrida inteligente e despreocupada.Ocupamos o quarto lugar até que tive um problema de freio que nos fez perder três voltas e caimos para sexto lugar na LMP2. Esperávamos terminar isso quando a chuva decidiu o contrário. Tivemos que nos retirar depois de 23 horas de corrida. Esta é uma corrida de 24 horas, nunca acaba até a bandeira quadriculada”.Estou satisfeito com a minha experiência  Acho que a equipe está feliz comigo, eu estou muito feliz com a equipe, as relações eram realmente boas. Espero que o futuro nos reservará boas corridas, porque eu estou muito feliz por fazer parte desta magnífica equipe! “

Fonte: Assessoria de imprensa TDS Racing.