Porsche revela cores do seu 911 para Daytona

A Porsche North América revelou hoje as cores dos dois 911 RSR que estarão competindo nas 24 horas de Daytona e em todo o TUSC.

O fabricante alemão, que estreia a mais recente evolução do seu mítico modelo nos EUA, terá dois carros, um para Nick Tandy, Patrick Pilet e Richard Lietz  #911 e Joerg Bergmeister, Patrick Long e Michael Christensen #912.

Os carros terão o slogan da Porsche, “Missão 2014. Nosso retorno “, Já que o time volta a Le Mans neste ano de forma oficial na classe LMP1.

“Como a primeira corrida do TUSC, são as 24 horas de Daytona temos que fazer bonitos”, disse o chefe da Porsche Motorsport Hartmut Kristen. “Os fãs de carro esporte em todo o mundo estão ansiosos, para assistir tantos fabricantes envolvidos em uma corrida clássica”.

Alterações de BoP nas classes GTLM e GTD

A briga promete ser boa nas classes GT, e para “limar” possíveis saltos de desempenho e manter a competitividade a IMSA deu aquela mexida nos carros das duas classes GT, a LM e a D.

Para a classe GTLM, para modelos GT2 as mudanças mais expressivas são para três dos seis fabricantes. O Porsche 911 RSR teve um aumento no seu peso em 15 quilos, além do aumento (0,3 mm), em seu restritor de ar.

Já para os Viper e Ferrari tiveram alguns quilos retirados. No caso do modelo americano a redução foi de 30kg, e para as Ferrari 15kg. Além disso o Viper terá um tanque de combustível com a capacidade ampliada para 120 litros, 10 a mais do que os demais que consomem etanol E85.

Na classe GTD, várias foram as mudanças. Começando pelo Porsche 911 GT América, que teve um aumento de peso (35kg), A Ferrari 458 Itália perdeu peso (29kg). O modelo também teve mudanças no restritor (-5mm), além de um novo limite de giros de 8200 RPM para 8000.

Aston Martin Vantage GT3 e Viper-R tiveram mudanças em seus flanges. 2x47mm para o modelo britânico e 2,45mm para o Americano. O Viper também ganhou maior capacidade em armazenar combustível, porém com uma redução de 300 rpm.

O Audi R8 LMS que liderou os treinos em Daytona, teve um aumento de 200 rpm, e mudanças na asa traseira assim como Porsche, Ferrari e BMW. A capacidade de combustível em todos os carros da classe foram reduzidos de 90 para 86 litros, com exceção de Aston Martin e Viper que tiveram um aumento para 90 e 95 litros respectivamente.

Relação completa de mudanças das classes aqui.

Fonte: Sportcar365.net

Kodewa lança programa LMP1 com o novo Lotus T129

Em 2013 um dos principais “lançamentos” foi sem dúvida o do Lotus T128, LMP2 construído pelos novos donos da marca Lotus e a Kodewa, empresa alemã especializada na construção de carros de corrida.

O carro não teve um grande ano, e passou mais tempo nos boxes do que propriamente na pista. O motor Judd que equipa o modelo não conseguiu fazer frente os LMP equipados com propulsores Nissan.

Para este ano um programa LMP1 que está sendo desenvolvido. O novo carro compartilha a estrutura do T128 e será equipado com um motor V6 bi turbo desenvolvido pela AER e deve competir na classe LMP1-L

Para as etapas do mundial apenas 1 carro está sendo cogitado, um segundo apenas para Le Mans. Ainda segundo o site Motorsport-total.com, nenhum anúncio “oficial” foi feito pela Lotus, o que deve ser feito em breve.

Se confirmado esta é o segundo carro “privado” na classe LMP1 ao lado do Rebellion ONE, este sendo desenvolvido pela Rebellion Racing em parceria com a Oreca. Já a OAK Racing que também desenvolve um LMP1, vem enfrentando dificuldades para encontrar um parceiro para o fornecimento de motor. Com o crescimento do TUSC é provável que foque seus esforços nos EUA.

IMSA faz ajuste entre LMP2 e DP a poucos dias das 24 horas de Daytona.

A IMSA realizou ajustes no BoP (Balanço de desempenho) entre os modelos P2 e DP para as 24 horas de Daytona no próximo final de semana. Tal medida se deu depois do melhor desempenho dos DP em cima dos LMP nos testes coletivos.

Assim os DP terão uma redução no tamanho dos restritores de ar na casa dos 5%. Os Corvette DP terão uma redução de 2,5 % enquanto os Rileys equipados com motor Ford EcoBoost, terão uma abertura reduzida para 33.1mm.

No lado dos LMP2 os carros que utilizam motores Nissan terão restritores com 41 mm, enquanto os HPD 31mm. Assim tais carros estão em conformidade com o aumento de 5% nos regulamentos da IMSA e em conformidade com os “irmãos” LMP2 que competem na Europa.

Durante os testes o melhor tempo foi do Corvette da Action Express com 1:38.630, pilotado por Christian Fittipaldi, enquanto o melhor LMP2 foi o #5 da Extreme Speed, 1,2 segundos mais lento.

A capacidade dos tanques de combustível também foram confirmadas. P2 movidos a gasolina terão capacidade de 72 litros, PD, 67 litros. Já os LMP2 a diesel terão um tanque com capacidade para 70 litros. O Delta Wing por sua vez comportará 48 litros além de uma redução de 10kg no seu peso mínimo.

Para o Oreca FLM09, as mudanças incluem uma nova as traseira, além de um aumento no limitador de giros, já que nos testes os carros chegaram ao limite, mesmo podendo ir além.

Os modelos GT irão receber alterações que serão divulgadas ainda esta semana.

Lista prévia para Daytona com 67 carros

A IMSA revelou hoje os inscritos para as 24 horas de Daytona. Ao todo 67 carros estão na lista prévia para a abertura da temporada que ocorre entre os dias 25 e 26 de Janeiro.

Na classe principal a “P” teremos 18 carros entre DP e LMP2. Entre os brasileiros Christian Fittipaldi vai competir pela equipe Action Express Racing com Corvette e Tony Kanaan pela Chip Ganassi com um DP Ford.

Já na classe LMPC 9 Oreca FLM09 estão inscritos. Raphael Matos, Gabriel Casagrande e Julio Campos pela equipe Performance Tech Motorsports #38, e Bruno Junqueira pela RSR Racing #09.

A GTLM com carros GTE, 11 modelos estão confirmados. As equipes Porsche, Aston Martin, STR, BMW e Corvette competem de forma oficial. Apenas a Ferrari vem de forma “semi-oficial” com a Rizi Competizione e Krohn Racing.

A numerosa classe GTD com 29 carros, conta com  participação de 4 brasileiros. Francisco Longo, Daniel Serra, Xandinho Negrão e Marcos Gomes na Ferrari #65 da Scuderia Corsa.

Lista de inscritos para as 24 horas de Daytona.

ELMS 2014–Perspectivas para as classes GT e GTC

O ano de 2013 foi de ressaca e de alguns tabus quebrados nos campeonatos organizados pela ACO. Em sua eterna luta contra a SRO que organiza o FIAGT e o Blancpain com grids pomposos, teve que se curvar aos modelos GT3, mais baratos e acessíveis do que os GT2. Assim acabou criando a classe GTC para estes modelos. Assim as equipes antes distantes de manter um GT2 ou um LMPC, puderam entrar no mundo do endurance.

Para este ano, com o aumento da duração das provas cada equipe da classe GT terá que ter no mínimo um piloto classificado como “bronze” ou “prata”, entre os seus. Segundo a análise feita pelo site Endurance.Info, o certame europeu deve manter as equipes que competiram em 2013.

Classe GTE

O campeonato vai perder as duas Ferrari da Ram Racing que vai competir no WEC. O único representante do fabricante italiano confirmado é a 458 Itália da equipe SOFREV-ASP, que terá por Anthony Pons, Soheil Ayari e Fabien Barthez.

O futuro do programa da IMSA Performance Matmut no WEC parece incerto, o que significa que é uma aposta segura que a equipe voltaria para o ELMS a fim de garantir um convite para as 24 Horas de Le Mans. Outra que compete com Porsche e não tem nada definido é a Proton Competition, está em definição se compete no WEC ou ELMS, mesma situação com a ProSpeed ​​Competition, que está avaliando ambas as séries

A novidade é a chegada da Crubile Sport, que adquiriu o Porsche 911 da Paul Miller Racing. Os pilotos Sebastien Crubile, Emmanuel Collard e François Perrodo, já foram confirmados.

No campo das possibilidades figuram pelo menos uma Ferrari da equipe AF Corse e Kessel Racing, que ainda não tiveram seus planos totalmente finalizados. Além disso, estão em curso discussões que deve competir com um Corvette C6.R, porém sem nomes confirmados.

Um programa envolvendo a Aston Martin Racing também não foi descartado segundo Roald Goethe que está à frente do projeto. Já a JMW Motorsports depende de recursos e pilotos para definir seu programa.

Classe GTC

Inicialmente a classe foi criada para “encher” o grid, mas o que se viu foi um grande interesse, e o crescimento para 2014 é evidente.

AF Corse (Ferrari 458 Itália GT3) e Ecurie Ecosse (BMW Z4 GT3), as duas únicas equipes que competiram em todas as etapas do ano todo o campeonato no ano passado, vai continuar em 2014, assim como SMP Racing, que irá defender o seu título da classe, com suas Ferrari, além de competir no WEC com um LMP2.

A equipe SOFREV-ASP já confirmou a sua presença com duas Ferrari, enquanto Pro GT by Almeras vai colocar em campo um par de Porsche 911 GT3 RS.

Equipa suíça Kessel Racing vai aceitar um novo desafio, executando duas Ferrari, enquanto ART Grand Prix pelas mãos de Fred Vasseur revelou estar interessado em entrar no campeonato com sua McLaren MP4-12C, tanto ELMS quanto na Blancpain Endurance Series deste ano.

Morand Racing também está pensando em começar um programa GTC, bem como DKR Engineering. Outra que estuda tal possibilidade é a, Sebastien Loeb Racing, que vai alinhar um LMP2 e poderia competir com seu McLaren.

Rizi Competizione define pilotos para Daytona

Principal equipe que corre com Ferrari, a Rizi Competizione revelou os pilotos para as 24 horas de Daytona, primeira etapa do TUSC. Gianmaria Bruni, Giancarlo Fisichella e Matteo Mallucelli já tiveram seus nomes confirmados. Olivier Beretta deve reforçar a equipe.

Para a etapa de Laguna Seca cai no mesmo final de semana das 6 horas de SPA válidas pelo WEC, o que deve mexer no quadro de pilotos. A equipe também  vai prestar apoio técnico a Krohn Racing que volta aos EUA depois de 2 temporadas no mundial de Endurance.

ELMS 2014–Possíveis equipes da classe LMP2

A European Le Mans Series teve altos e baixos nos últimos anos. Do cancelamento de provas em 2012 a uma “nova vida” em 2013 com equipes se reestruturando e provas com menos horas de duração, seguindo os moldes da extinta ALMS. Deu certo e para 2014 os prognósticos são favoráveis a um ano bom. As provas terão um aumento de 3 para 4 horas de duração e a quantidade de equipes e fabricantes será considerável. O site Endurance.Info fez um apanhado das equipes que devem competir este ano.

Sete equipes competiram na temporada 2013, e esse número deverá ultrapassar dez este ano. A temporada de 2014 vai ver nada menos que cinco chassis diferente (Oreca, Morgan, Zytek, Tiga, HPD, além da Oreca Alpine). Além disso, um sexto chassi poderia correr no final da temporada como preparação para 2015.

Defendendo seu título, os campeões da classe LMP2 a equipe Signatech-Alpine é esperada com seu A450. Além da série europeia a equipe é esperada no mundial de Endurance. Seus principais adversários a TDS Racing, deve continuar com seu Oreca 03, e por enquanto o único piloto confirmado é Pierre Thiriet

A Jota Sport já anunciou a sua intenção de retornar com o seu Zytek Z11SN Nissan, com o piloto Simon Dolan confirmado, já Oliver Turvey, deve ser visto no FIA WEC, embora o ELMS também está seus planos, principalmente a confirmação por parte de patrocínios.Um segundo Zytek-Nissan também poderia estar no grid pelas mãos da Greaves Motorsport. Jacob Greaves dono da equipe está estudando esta possível volta.

A Murphy Prototypes planeja continuar o seu programa com o Oreca 03, mas sem Brendon Hartley, que se tornou um piloto da Porsche em seu programa LMP1. Jonathan Hirschi, que dirigiu em algumas corridas com a equipe irlandesa no ano passado, poderia continuar na equipe. Com mais garantias de volta a belga Boutsen Ginon Racing também espera voltar com o seu Oreca 03. A equipe liderada Laine Olivier tem como objetivo alinhar durante toda a temporada.

Já a Race Performance experimentou altos e baixos em 2013, mas Michel Frey dono da equipe já declarou que os problemas foram superados. O suíço revelou que está trabalhando em um programa com dois carros, sendo um deles em dupla com gentleman drives.

A única equipe que competiu com chassi Morgan 2013, Morand Racing já confirmou sua participação porém sem revelar pilotos. Christian Klien, que pilotou nas últimas etapas deve ser um dos escolhidos.

Haverá pelo menos um segundo chassis OnRoak Automotive adquirido pela Pegasus Racing confirmou esta semana que vai alinhar um Morgan-Nissan para Julien Schell, Niki Leutwiler e um terceiro a ser confirmado.

Woodard Racing Organisaton optou por comprar um novo HPD ARX-03b, que terá Johnny Mowlem como um dos pilotos confirmados. A equipe liderada Daniel Woodard irá partilhar o carro entre o ELMS e a Asian Le Mans Series.

Depois de tomar um ano sabático na classe, Sebastien Loeb Racing voltar com o seu Oreca 03. Vários pilotos realizaram testes em Navarra na Espanha com Leo Thomas, Sacha Bottemanne, Kevin Estre, Jean-Karl Vernay, Andi Zuber e Oliver Webb.

A grande novidade para 2014 será a Tiga LM214, com base no WFR-01 da equipe Embassy Racing. O modelo é criação de Mike Newto

Já a classe LMPC que será substituída pela LMP3 em 2015, até o momento não tem nenhuma equipe confirmada.

Corvette lança oficialmente C7.R

A Chevrolet lançou hoje (13) no North American International Auto Show oficialmente o Corvette C7.R. O carro que atende as especificações da classe GTE, vinha sendo testado desde o ano passado e fez bonitos nos testes coletivos para as 24 horas de Daytona agora no começo de Janeiro.

Além do TUSC a Corvette Racing vai alinhar o carro também nas 24 horas de Le Mans. O modelo. totalmente novo, e movido por um V8 de injeção direta, e fará  sua estreia nas 24 de Daytona de abertura da temporada no final deste mês com os pilotos por Jan Magnussen, Antonio Garcia, Ryan Briscoe (No. 3) e Oliver Gavin, Tommy Milner e Robin Liddell (N º 4).

Já a versão GT3 que estava em desenvolvimento pela Callaway Competition não deve ganhar as pistas antes de 2015 visto as novas regras das classes GT que entram em vigor em 2016.

É que neste momento não está claro como os regulamentos de GT para 2016 irá se desenvolver“, disse Woehr um dos diretores da equipe.”Estamos, de fato, ainda trabalhando no desenvolvimento de nossa versão GT3, o design de componentes em CAD está perto de ser concluído. À medida que o esforço de fábrica em relação ao GTE é influenciada pelas regras que vêm da mesma forma, é necessário para nós para  sentar com a GM novamente e discutir as ações futuras.” Completa.