Foto do dia–Liger by Onroak Automotive

A algum tempo a Onroak Atomotive, braço estrutural da OAK Racing para a construção de LMP, firmou parceria com a Ligier para esta voltar as 24 horas de Le Mans. Seria com este nome que a OAK iria competir na classe LMP1. Problemas financeiras e atrasos no projeto, foram os responsáveis pela equipe adiar sua estreia no mundial de endurance.

O twitter @PorscheLMP1Fans, publicou a pouco a foto do Ligier. Resta saber quando vi ser a esteia do modelo.

Site mostra possíveis “cores” dos carros que irão participar do programa de endurance da Porsche

Envolto em uma pintura “zebrada” desde que ganhou as pistas no final de 2013, o Porsche 919 LMP1, tem tirado o sono dos fãs que ficam imaginando, qual será a pintura do carro que marca a volta da marca Alemã a principal classe das 24 horas de Le Mans, a LMP1.

No decorrer dos últimos meses, várias conjunturas foram ditas. Se especulou que o LMP e o GT, teriam as cores da Red Bull e da lendária Martini Racing. Nesta segunda (03), a revista Alemã Focus, divulgou o que provavelmente será as cores da equipe para 2014. O branco predomina, mas o principal apoiador do fabricante seria a DMG Mori, empresa que fábrica máquinas industriais.

Também foi confirmado os pilotos dos dois LMP. Para o carro #20 Mark Webber e Brendon Hartley, serão os companheiros de Timo Bernhard, enquanto no carro #14 Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas. Está marcado para amanhã (4) durante o salão de Genebra o lançamento oficial do 919.

Aston Martin Racing cancela sua participação nas 12 horas de Sebring

A lista das equipes para as 12 horas de Sebring, acaba de ganhar mais uma baixa. Depois do cancelamento do programa da Level 5 Motorsports, que  se retirou do campeonato inteiro, por ter tido a vitória caçada e depois devolvida nas 24 horas de Daytona, além de não ter aceitado as quantidades de protótipos, tanto na classe P quando na PC, (A equipe tem 4 LMP2 e 2 LMPC), e claro por problemas financeiros, foi a vez da Aston Martin cancelar sua participação na prova.

Depois do péssimo resultado, obtido em Daytona, aonde chegou a disputar posições com os mais rápidos da classe GTD, o #97 que foi pilotado por, Darren Turner, Stefan Muecke, Pedro Lamy, Richie Stanaway e Paul Dalla Lana, foi enviado a Inglaterra para uma revisão geral e não deve voltar.

Assim o número de carros da classe GTLM cai para 11 participações. A IMSA, chegou a divulgar que o Vantage GTE, teria uma redução de 20 kg de peso e 0,3 mm de abertura mais no restritor de ar. Com a saída das equipes temos um total de 66 carros que devem participar da prova.

Fernando Rees vai de Aston Martin em 2014

A Aston Martin Racing revelou nesta Sexta (28), seu extenso programa para a temporada 2014. Em pauta estão a participação no Mundial de Endurance, 24 horas de Le Mans e Blancpain Endurance Series.

O ano de 2014 marca, exatos 10 anos que a equipe participa em campeonatos GT de forma oficial. Ao todo serão 4 Vantage GTE no mundial de Endurance e até 7 carros para Le Mans. Os vencedores da classe GTE-PRO em 2013 Darrem Turner e Stefan Mucke, estão confirmados no #97

Já o segundo carro da equipe, que compete também na classe GTE-PRO, o #99, que vai carregar as “cores” da Bamboo Egineering, conta com a participação do brasileiro Fernando Rees, que até a temporada passada defendia as cores da equipe Larbre Competition, que para 2014 vai competir tanto na Porsche Cup France, quanto na classe LMP2 no ELMS. Seus companheiros serão Alex MacDowall e Darryll O´young.

Para o Aston #95 que compete na classe GTE-AM, foram escalados David Heinemeier, Kristian Pulsen, Christoffer Nygaard e Nicki Thiim. O Canadense Paul Dall Lana é o único confirmado até o momento no #98. Os pilotos para Le Mans ainda não foram confirmados em sua totalidade, porém Bruno Senna que fez uma ótima apresentação em 2013, é o único com a participação assegurada no carro #98.

Além do programa GTE, o fabricante vai também competir de forma oficial com a versão GT3 do Vantage, nas 24 horas de SPA, válidas pelo Blancpain Endurance Series além da 24 horas de Nurburgring. Para a corrida Alemã estão confirmados Pedro Lamy, 5 vezes vencedor da disputa, Stefan Mucke e Darren Turner.

Porsche define combinações de pilotos para o mundial de Endurance

Por meio de nota a Porsche AG, divulgou hoje (27), quais pilotos estarão em cada um dos 919 LMP1, tanto para o Mundial de Endurance, quanto Le Mans.

Para o carro #20 Mark Webber e Brendon Hartley, serão os companheiros de Timo Bernhard, enquanto no carro #14 Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas.

Todos os pilotos estiveram em Weissach, na Alemanha aonde está instalada a pistas de testes da marca bem, como a quartel general do programa LMP1, para tirar os moldes dos bancos. A Porsche irá revelar na próxima Terça (03) durante o salão do Automóvel de Genebra as cores oficiais da equipe.

Audi com Sébastien Loeb na classe LMP2?

Recentemente a Sébastien Loeb Racing causou surpresa por trocar seus McLaren MP4-12 GT3 por novíssimos Audi R8 LML ultra. A equipe disputa este ano a ELMS nas classes LMP2 e GTC, além das 24 horas de Le Mans.

Com o acordo firmado com a Audi Costumer Services, se levantou a hipótese de uma possível equipe satélite na classe, aproveitando a estrutura da Loeb Racing. Os pilotos René Raste e Laurens Vanthoor, são pilotos Audi no programa de equipes clientes.

Em termos de motorização o bloco utilizado poderia ser o do RS5 que compete na DTM, desenvolvido pela preparadora Neil Brown Engineering, e que é baseado no motor V8 produzido em série. Quem sabe?

Asian LMS redefine regulamentos

A direção da Asian LMS revelou na última sexta (25) mudanças em seu regulamento para a temporada 2014. A série que se mostrou acanhada na sua volta ano passado espera grids mais cheios. Para tal três classes são elegíveis no certame, LMP2, LMP3 e GT

Os modelos LMP2, serão os principais como ocorreu ano passado. Eles devem estar em conformidade com as regras estipuladas pela ACO. Os vencedores serão agraciados com um convite automático para as 24 horas de Le Mans em 2015.

A novidade é sem dúvida a classe LMP3, baseada nos protótipos CN, aonde fabricantes como ORECA, Radical, e OAK já possuem modelos aptos a participar.

Já a classe GT será “unificada”, em uma mesma categoria, podendo competir modelos GTE, GT3 e GT300. Também serão aceitos carros da Porsche Cup, Ferrari Challenge, Trofeo Lamborghini, Audi R8 LMS Ásia e Lotus Cup Asia, unidos em uma única classe batizada de GT-AM

Cada carro pode ter até três pilotos, tendo como regra um dos mesmos serem nativos da Ásia ou Austrália. Cada etapa terá a duração de 3 horas. Para quem quiser mais detalhes abaixo está o regulamento completo.

Regulamento geral Asian LMS 2014

Equipe Gainsco cancela sua participação no TUSC em 2014

A abertura do Tudor SportCar Championship, em Daytona será lembrada e muito pelo acidente sofrido por Memo Gidley a bordo do Corvette DP #99 da equipe Gainsco. Em respeito a recuperação do piloto Bob Stallings anunciou hoje (24), que sua equipe não vai mais competir em 2014.

“É com grande pesar que teremos de suspender as operações para a temporada 2014”, disse Bob Stallings proprietário da equipe. “Desde Daytona, a prioridade para nós tem sido a recuperação do Memo. Todo mundo na equipe tem focado em seu cuidado e conforto. Mesmo que Memo tenha um longo caminho pela frente, o pior está por trás da recuperação, e isso nos fez dar uma olhada no programa como um todo. Tanto a tensão pessoal e econômica que tudo isso acabou influenciando toda nossa equipe, nós sentimos que é o a fazer é descansar este ano e focar em 2015. ” Comenta.

Sendo está uma equipe quase familiar, o baque sentido pelo acidente foi grande, além da parte financeira, já que o carro destruído, era o principal da equipe. Assim os demais pilotos e mecânicos foram liberados para buscar oportunidades em outras equipes.

A equipe Gainsco era uma das principais que competiam com equipamento Corvette, e nada do carro pode ser aproveitado. Os custos extras não estavam nos planos, o que motivou o cancelamento do programa.

Testes oficiais WEC em Paul Ricard tem cartaz revelado

O Prologue, nome dado aos testes oficiais do WEC, será realizado entre os dias 28 e 29 de Março no circuito de Paul Ricard na França.

Assim todas as equipes serão obrigadas a trazer pelo menos 1 carro. São esperadas as apresentações oficiais da Toyota, Audi e Porsche, além do R-One, novo LMP da Rebellion.

Os testes serão gratuitos para o público que terá livre acesso ao paddock, bem como contato com pilotos.