Marc Gené reforça JOTA Sport

A equipe JOTA Sports que compente com Zytek Z11SN, anunciou reforços para seus programa, ELMS e Le Mans. Para as 6 horas de SPA e Le Mans, a equipe contará com Marc Gené, que é piloto oficial da Audi, e que será companheiro de Simon Dulan e Harry Tincknell.

Já para o ELMS o portugues Filipe Albuquerque, é o reforço. Filipe que é piloto oficial da Audi, vai competir em todas as provas do campeonato. A preparação começa, no circuito de Estoril.

Para Gené a participação na equipe, não implica seus compromisos com a Audi. “Este é um horário perfeito para mim”, diz Marc Gené. “Ele se encaixa perfeitamente com os meus compromissos na F1. Spa e Le Mans são dois dos meus circuitos favoritos. Eu ganhei três vezes em Spa e fui três vezes no pódio em Le Mans, incluindo uma vitória. É claro que, este ano, meus objetivos é a vitópria na classe LM P2. Eu nunca dirigi um carro desta categoria, mas eu não vejo problemas em me adaptar nos dois circuitos. Agradeço a Audi Sport por permitir competir nestas duas corridas. A competição muito importante para manter o ritmo e a velocidade. Estou ansioso para andar com Simon e Harry. “ Completa.

Fonte: Assessoria de imprensa JOTA Sports.

Porsche satisfeita com testes em Paul Ricard

O “Prologue” nome dado pela organização do Mundial de Endurance começa na próxima sexta (28), no circuito de Paul Ricard, na França. A Porsche se antecipou e encerrou hoje (26) uma bateria de testes que começou no último dia 24.

A equipe rodou sobre os 5.791 km de extensão da pista com seus dois LMP1. O #14 do trio Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb, e Timo Bernhard, Brendon Hartley e Mark Webber no #20. O dois carros tiveram problemas técnicos de pequena ordem, porém, no geral o teste foi positivo, que incluiu uma seção de corrida noturna.

Um dos obstáculos superados pelas equipes foram os fortes ventos, principalmente na reta mistral, uma das marcas do circuito. Durante os três dias de testes, feitos em sua maioria sob tempo bom, foram rodados exatos 4.756 quilômetros. Estes foram os primeiros testes com a pintura definitiva dos LMP.

Para Andreas Seidl diretor esportivo, tudo ocorreu dentro da normalidade. “Este teste foi um grande desafio para toda a equipe. Pela primeira vez, nós estávamos correndo, com os dois carros ao mesmo tempo, o que era exigente em termos de logística e coordenação de equipes. O outro objetivo era simular um fim de semana de corrida, a fim de se preparar para as duas corridas de seis horas que vamos enfrentar. Esta foi uma experiência muito importante para nós. O teste nos ensinou que temos que melhorar em termos de confiabilidade. Com relação à forma como a equipes e pilotos trabalharam juntos como uma equipe, nós estamos indo na direção certa. Os próximos dois dias de testes aqui em Paul Ricard, vamos afinar ambos os carros, bem como os processos específicos para as corridas. ” Disse.

Após o Prologue, que ocorre entre os dias 28 e 29 de Março, a primeira rodada do Campeonato Mundial de Endurance, será realizado no 20 de abril, em Silverstone.

Fonte: Porsche AG

Mudanças na lista de reserva para Le Mans 2014

A lista de equipes, suplentes as 24 horas de Le Mans, sofreu algumas mudanças. Com o cancelamento do programa da SRT na classe GTE-PRO, e a “subida” das equipes JMW e Taisan Motorsports.

Por comunicado a ACO, revelou nesta terça (26), que as equipes Rizi Competizione e Boutsen Ginion Racing, não fazem mais parte dos suplentes para as 24 horas.

No caso da equipe Rizi, por conta dos contínuos acidentes que sobreu tanto em Daytona, quanto Sebring, a equipe teve que recorer a Krohn Racing para a compra de um novo chassi, e acabou enfrentando problemas de homologação.

Já a Boutsen Racing, não vai participar da abertura do ELMS em Silverstone, nem nos testes oficials em Paul Ricard, já que não registrou seu Oreca a tempo. Abaixo a lista atualizada com as equipes que ainda podem competir em Le Mans.

LMP
50 – Larbre Competition – Morgan Judd – Jacques Nicolet
30 – Signatech Alpine – Alpine A450 Nissan – Nelson Panciatici
42 – Caterham Racing – Zytek Z11SN Nissan – TBA
29 – Pegasus Racing – Morgan Nissan – Julien Schell

GTE
76 – IMSA Performance Matmut – Porsche 911 GT3 RSR – Raymond Narac
79 – Prospeed Competition – Porsche 911 GT3 RSR – Xavier Maassen

Fonte: Site ACO e Sportcar365

Alpine e Caterham, uma união com os dias contados

A associação entre Alpine e Caterham para a construção de um novo modelo para 2016, parece estar chegando ao fim. As informações são da revista britânica Autocar. A Renault tinha se aliado a Caterham, para reconstruir a marca Alpine e a construção deu um novo carro.

As negociações começaram em 2012 entre Tony Fernandez, presidente da Caterham e Carlos Ghosn, CEO da Renault. Porém um dos defençores do retorno da equipe em Le Mans, Carlos Tavares, número dois da Renault na época, acabou aceitando o cargo de presidente do grupo PSA.

Para 2014 a Caterham já anunciou que não irá participar das 24 horas de Le Mans, por problemas financeiros. Já a Alpine está confirmada na ELMS e 24 horas com dois Alpine A450 (Oreca 03).

Fonte: Revista Autocar e Site ELMS.

G-Drive Racing lança novo Morgan Nissan

A equipe G-Drive Racing, que na temporada 2013, competiu com o competente Oreca 03, adquiriu um Morgan Nissan para competir no mundial de Endurance.

O LMP2 #26 será pilotado por Roman Rusinov, Julien Canal e Olivier Pla. A equipe confirmou sua presença neste final de semana nos testes oficiais da WEC em Paul Ricard.

Fonte: Assessoria de imprensa G-Drive.

Muscle Milk não vai competir em Long Beach e Laguna Seca

Principal equipe que compete com LMP2 nos EUA, a Muscle Milk, por meio de nota, informou que não vai competir nas duas próximas etapas do TUSC, Long Beach e Laguna Seca.

O motivo seria o pouco tempo que teve até o momento com o novo Oreca 03, que foi entregue a poucas semanas das 24 horas de Daytona em Janeiro. Assim como as demais equipes LMP2, a Muscle Milk, vem enfrentando dificuldades de adaptação com os pneus continental, visto que até ano passado todos os LMP2, eram calçados com pneus Michellin.

Nas duas primeiras provas da temporada, Daytona e Sebring, a equipe terminou em 6º na primeira, e não completou a segunda por problemas técnicos. Para Greg Pickett, foi uma decisão difícil de tomar. “Nunca é uma decisão fácil, perder uma corrida, quanto mais duas“, disse Pickett. “Nós tivemos um problema em Sebring com a direção hidráulica, que poderia ter sido uma preocupação em termos de segurança, felizmente, não chegou a isso, mas queremos ter certeza de que não temos esses problemas de novo. Foi um período muito curto de entressafra para nós, recebemos o nosso carro no final de dezembro e nós estávamos correndo no final de janeiro. A equipe trabalhou duro para que pudéssemos estar em Daytona e Sebring, mas nós sentimos que precisamos dar um passo para trás, a fim de continuar a avançar do jeito que queremos.”

Além disso, a diferença de velocidade entre os carros DP e o P2S ainda é bastante grande e eu quero ver o que a série vai fazer, ao longo das próximas corridas, como os DPs irão se comportar em pistas que favorecem naturalmente os P2. Viemos aqui para ser competitivo e sabemos que temos os pilotos e o carro para fazê-lo, mas uma grande parte da competitividade, vem do equilíbrio entre desempenho e você não pode lutar por vitórias, se você não estiver em a igualdade de condições “, concluiu Pickett.

A equipe volta a pista nos dias 30 e 31 de maio no grande prêmio de Detroit.

Fonte: Assessoria de imprensa da equipe.

Audi apresenta “cores” do novo R18 pelas ruas de Le Mans

Para “marcar” território a Audi, revelou hoje pelas ruas da cidade de Le Mans as cores do R18 e-tron quattro. O LMP já tinha sido apresentado durante o salão de Genebra, e visto em vários circuitos do mundo, com as cores negras, caracteristicas dos modelos em testes do fabricante Alemão.

Em uma iniciativa inédita o multicampeão Tom Kristensen, repetiu uma antiga tradição de Sarthe, que era dos pilotos viajaram com os carros que iriam correr nas 24 horas. Com o avanço da tecnologia, tal tradição ficou no passado.

O LMP é equipado com um V6 a diesel de 4 litros, aliado a propulsores elétricos que geram aproximadamente 2megajoules de energia. O sistema está localizado sob o eixo dianteiro. Abaixo o vídeo do momento da passagem do carro pelas ruas de Le Mans

Equipe SRT não vai participar das 24 horas de Le Mans

A SRT Motorsports que voltou a Le Mans em 2013, depois de vários anos fora das competições, anunciou hoje (24), em Detroit que não vai participar da edição 2014 da prova. A equipe que iria alinhar 2 Viper na classe GTE-PRO argumentou problemas financeiros.

As vendas do modelo de rua da marca, foram aquém do esperado, o que motivou a equipe a cortar custos do seu programa motorsports. O #93 seria guiado por Dominik Farnbacher, Marc Goossens e Rob Bell, enquanto o #94 por Jonathan Bomarito, Kuno Wittmer e Jeroen Bleekemolen.

Com a ausência da equipe suas vagas serão ocupadas por duas Ferrari F458 das equipe JMW Motorsports e Taisan Motorsports. Não foi informado se o programa do TUSC será mantido, ou reduzido.

Fonte: Sportcar365.com

European Le Mans Series começa 2014 com recorde de inscritos

De provas canceladas em 2013, a recorde de inscritos em 2014. Este é o atual cenário da European Le Mans Series, que tem largada entre os dias 18 e 19 de Abril, em Silverstone Inglaterra.

Os testes oficiais da categoria serão realizados no circuito de Paul Ricard, entre os dias 1 e 2 de Abril. Doze protótipos da principal categoria doLMP2 são esperadas. Entre eles estarão três equipes estreantes no campeonato. A Sebastien Loeb Racing com um Oreca 03 Nissan, a equipa alemã Pegasus Racing alinhará um Morgan Nissan dos pilotos Julien Schell e Nicolas Leutwiller. Por fim, a Larbre Competition (conhecida entre nós pelas participações nas classes de GT com Pedro Lamy) alinhará agora com um Morgan Judd para Jacques e Pierre Nicolet.

A Jota Sport, equipe vencedora da prova em 2013, tem como objetivo repetir o resultado com o Zytec Z11 SN Nissan, pilotado pelo trio, Simon Dolan, Harry Thinknell e Filipe Albuquerque, que também é piloto oficial da Audi Sport. Uma segunda equipa do Reino Unido, a Greaves Motorsport, alinhará dois Zytec Z11 SN Nissan mesmo não tendo definido todos os seus pilotos, até agora apenas Tom Kimber‐Smith e Chris Dyson, ao volante do #41.

A Signatech Alpine espera defender o título da classe, que conquistou em 2013, competindo com dois Alpne A450 Nissan, um dos quais partilhado pelos campeões Nelson Panciatti (LMP2 2013) e Paul‐LoupChatin (LMPC 2013) aos quais se junta Oliver Webb, um jovem britânico de 22 anos proveniente dos monopostos e que se estrou na endurance no ano passado.

Dois outros Oreca 03 estáo inscritos pelas equipas Race Performance e Murphy Prototypes. A primeira equipe utilizará um motor Judd HK no chassis Oreca que será pilotado pelo francês Frank Mailleux e pelo suíço Michel Frey. A segunda fará uso de um motor Nissan VK45DE e os pilotos serão anunciados nas próximas semanas. Já a Thirietby TDS Racing estreia o novo Ligier JS P2, o único LMP2 fechado que irá competir até então. Como o carro não deve ficar pronto até Silverstone, a equipe irá competir com um Morgan Nissan. Os pilotos serão, Pierre Thiriet, Ludovic Badley e Tristan Gommendy. O último Morgan Judd da lista de inscritos veem da Suíça. A equipe Newblood by Morand Racing vem com um trio jovem, liderado por Christian Klien, o suíço Gary Hirsch e o francês Romain Brandela.

Classe GTE

Com oito Ferrari 458 Itália, cinco Porsche 911 GT3 RSR e um Aston Martin Vantage V8 a categoria GTE reúne muitas equipes que competem em Le Mans. A AF Corse alinhará duas Ferrari F458, com o #54 e #55, respectivamente entregues a Pierluigi Perazzini, Marco Cioci e Duncan Cameron e Matt Griffin (campeão LM GTE 2013). A equipe suíça Kessel Racing alinhará também duas F458 para Michael Broniszewski, Giacomo Piccini e Marco Frezza (#80) e Kolawole Aluko, Thomas Kemenater e Mateo Cressoni (#81). Já a JMW Motorsport anunciará os seus pilotos nos próximos dias e os três últimos carros com a marca do cavalo empinado são de equipas estreantes na categoria. A SMP Racing, vencedora da classe GTC em 2013, alinhará uma Ferrari para, Andrea Bertolini e os russos Viktor Shaitar (campeão GTC 2013) e Sergey Zlobin. A equipa austríaca AT Racing colocará em pista pai e filho, proveniente da Bielorrússia: Alexander Talkanitsa Junior e Senior. A último Ferrari é da equipa francesa, Team Sofrev‐ASP e pilotado pelo célebre campeão de futebol Fabien Barthez, juntamente com Anthony Pons e Soheil Ayari.

A IMSA Performance, conhecida equipa de Rouen na França, irá alinhar, dois Porsche 911 GT3 RSR. O será guiado pelo trio, Eric Maris, Jean‐Marc Merlin e Eric Hélary. O segundo, será entregue a Raymond Narac, Nicolas Armindo e o belga Laurent Pasquali. Já o Porsche 911 GT3 RSR #82 da equipa Crubilé Sport estará nas mãos de François Perrodo, Sébastien Crubilé e Emmanuel Collard. O quarto Porsche 911 será da equipe Prospeed Competition que também vai competir no WEC, alinhará também no ELMS, com o piloto holandês Paul von Splunteren. Os demais nomes serão confirmados nos próximos dias. Já a equipe britânica GulfRacing UK alinhará dois carros em Silverstone, um Porsche 911 GT3 RSR para Michael Wainwright e o único Aston Martin Vantage V8 do grid, para Roald Goethe e Stuart Hall.

Classe GTC

A classe GTC, que foi adicionada para “preencher” o grid, alinha 16 carros para a etapa inaugural. A estratégia da ACO, era roubar equipes que competem na BlancPain Endurance Series, com seus grids pomposos. A estratégia parece que deu certo. Os campeões da categoria terão entradas automáticas nas 24 horas de Le Mans de 2015 na classe GTE-AM.

Além da sua participação na categoria LMP2, o Sebastien Loeb Racing inscreveu o único Audi R8 LMS Ultra do grid, para o francês Henri Hassid. Além da participação nos LMGTE, os russos da SMP Racing alinharão três outras Ferrari F458 Itália GT3, no #57 veremos Boris Rotenberg e Maurizio Mediani que receberão a companhia do antigo piloto de F1 Mika Salo. No #71 uma equipa 100% russa, com Kirill Ladygin (campeão GTC 2013), Anton Ladygin e Aleksey Basov. A terceira Ferrari da equipe será pilotada pelo monegasco Olivier Beretta e pelos russos Alexander Frolov e David Markosov. Por sua vez, os italianos da AF Corse, irão alinha quatro F458, com uma lista de pilotos internacionais: dois deles, os franceses Yannick Mallegol e Jean‐Marc Bachelier, serão parceiros do americano Howard Blank. Duas equipes serão inteiramente dinamarquesas, com Mads Radmunssen e Dennis Lind no Ferrari #63 e Per Nielsen com Christian Overaard no #64. O Ferrari #95 será confiada ao belga Adrien de Leener e ao monegasco Cedric Sbirrazzuoli.

A Team Sofrev‐ASP do piloto francês Jérôme Policand é outra das equipas inscritas na classe. Além da participação na GTE, a equipa de Nogaro alinhará ainda um F458 Itália GT3 para o trio Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean‐Philippe Belloc.

As cinco equipes restantes são todas estreantes na ELMS. A Formula Racing inscreveu um F458 GT3 para o dinamarquês Jan Magnussen (vencedor por quatro vezes da sua classe nas 24 Horas de LeMans) juntamente com os seus compatriotas Johnny Laursen e Mikkel Mac Jensen. O Team Russia by Barwell alinhará o único BMW Z4 GT3 do grid para os pilotos russos Leonid Machitski, Timur Sardarov e o britânico Jonathan Cocker. O único Porsche da classe GTC será o 997 GT3 R da equipe Pro GT by Almeras (Frank Perera, Lucas Laserre, Eric Dermont), enquanto o Team Ukraine anunciou dois Ferrari F458 GT3 para os ucranianos Andriy Kruglyk e Ruslan Tsyplakov. Bem conhecida no mundo da competição e detentora de um excelente currículos em outras categorias, a ART Grand Prix estará na pista com dois McLaren MP4 12C GT3 para uma equipe de pilotos iternacional O mexicano Ricardo Gonzalez estará ao lado de Karim Ajlani, piloto suíço de ascendência síria e, no outro carro, o estoniano Kevin Korjus partilhará o volante com o francês Grégoire Demoustier.

Abaixo o resultado da prova em 2013

LMP2 – Jota Sport – Zytek Z11 SN Nissan #38 ‐ Dolan / Turvey

LMGTE – ProtonCompetition – Porsche 911 GT3 RSR #77 – Ried/Roda/Tandy

LMPC – Team Endurance Challenge – FLM Oreca 09 #48 – Pons / Ayari

GTC – Ecurie Écosse ‐ BMW Z4 #79 – Millroy / Smith / McCaig

Lista de inscritos para os testes oficias em Paul Ricard.

Lista de equipes confirmadas para as 4 horas de Silverstone.

Fonte: ELMS

IMSA Performance Matmut planeja competir na classe LMP2

Com mais de 10 anos de experiência em corridas de longa duração, a equipe francesa IMSA Performance Matmut, que competiu ano passado no Mundial de endurance, bem como no European Le Mans Series, planeja “subir” de categoria e correr com protótipos, na classe LMP2.

Nós sempre tivemos esse desejo”, relatou o chefe da equipe, Franck Rava em entrevista ao site Endurance-Info. “Com a chegada dos LMP2 fechados, por que não. Para nós, um programa com protótipos está em pauta atualmente, seria um LMP2 equipado com um motor Porsche! “

Para a temporada 2014, a equipe vai alinhar dois Porsche 911 GT3 RSR no European Le Mans Series. A participação no mundial de Endurance neste ano não foi confirmada por conta dos custos logísticos. A equipe conquistou a vitória na classe GTE-AM nas 24 horas de Le Mans ano passado. Mesmo com um programa oficial da Porsche no WEC, o fabricante não tem planos de fornecer motores para equipes de clientes.

Até o momento Erik Maris, Jean-Marc Merlin e Eric Helary, são os pilotos confirmados. Além do ELMS, a equipe vai participar do campeonato Frances de GT e Porsche Carrera Cup France.