IMSA divulga BoP para a etapa de Laguna Seca do TUSC

A direção da IMSA por meio de nota no último Sábado (27), divulgou os ajustes de desempenho dos carros que irão participar do TUSC em Laguna Seca entre os dias 3 e 4 de Maio.

A pressão tanto de equipes, quanto da ACO sobre uma disputa justa entre DP e LMP2, vem obrigando a IMSA a realizar mudanças. Para Laguna Seca os DP terão uma perda de potência. Para os modelo equipados com motores Corvette os restritores de ar foram ajustados para 1,0mm, enquanto os Ford EcoBoost para 0,9mm.

Para os Ford a pressão do turbo, também foi alterada para 55mbar. Tais alterações nos dois tipos de propulsores, devem gerar uma redução de 10 a 14 cv de potência.

Eu acho que nós temos conseguido os tempos de volta parecidos”, disse Elkins na terça-feira. “Eles estão dentro da nossa janela que usamos para ajustar a performance. Mas eu acho o ritmo de corrida entre PD e P2 é algo que temos de trabalhar. Os DP estão tendo uma ligeira vantagem em velocidade final. Conversei com vários pilotos de carros P2 e me falaram que não conseguem alcançar os DP no final das retas.”

Além dos protótipos, a classe GTD também terá mudanças para Laguna Seca. Tanto o Porsche 911 GT, quanto o BMW Z4 GT3, terão pela primeira vez restritores em seus motores. Para o Porsche será instalado um com 74mm. Para o BMW da Turner Motorsports a abertura será de 65mm.

Já o Aston Martin Vantage terá uma redução 2mm. A Ferrari F458 terá uma redução de 200 rpm em seus motores.

ACO altera BoP nas classes GT para SPA

A próxima etapa do Mundial de Endurance é a tradicional 6 horas de SPA, prova que antecede as 24 horas de Le Mans. Além do aguardado duelo entre Porsche, Audi e Toyota, a direção da ACO mexeu no desempenho dos carros GT.

Com base no desempenho em Silverstone os Porsche da classe GTE-PRO e AM terão um ganho de 25 quilos, enquanto os Aston Martin, irão perder 15 quilos.

Além da equivalência, também foi divulgado a lista de inscritos para a prova. Ao todo 28 carros estarão participando da prova. Como é tradição a Audi alinha seu terceiro carro para os pilotos Felipe Albuquerque e Marcon Bonanomi. O terceiro piloto deve ser anunciado nos próximos dias.

Outra equipe que não competiu em Silverstone, e iria competir em SPA a Millennium Racing, também anunciou que vai “pular” a etapa belga, devido a problemas financeiros.

“Como o financiamento complicado, não foi possível para nós estar presente em Spa”, disse Fabien Giroix  ao site Endurance-Info. “O dinheiro é deve ser liberado em questão de dia dias, por isso não é motivo para colocar o programa em modo de espera.”

A Lotus também não confirmou sua participação, já que não aprontou seu T129, também por questões financeiras.A Rebellion Racing vai estrear seu R-One que cumpriu um extenso programa de testes em Paul Ricard. Ainda entre os protótipos a Strakka Racing, que também deveria estrear na corrida com o novo Dome S103, não confirmou sua entrada.

Na classe LMP2 a Jota Sport, vai estrear no WEC, depois do acidente na etapa do ELMS em Silverstone. Entre os GTs a Ferrari da equipe RAM Racing, não vai competir, e vai economizar recursos para Le Mans.

Lista com os inscritos para as 6 horas de SPA.


No outro lado do Atlântico 57 carros são esperados em Laguna Seca

Já no TUSC, a quantidade e carros é bem maior. Serão 57 carros divididos em 2 corridas, uma para os carros da classe P e GTLM e outra para os PC e GTD.

A mudança é pela estrutura do circuito que não comporta 57 carros nos boxes de uma só vez. A classe P vai contar com 12 carros. Tanto Christian Fittipaldi quando Oswaldo Negri estarão presentes nos carros das equipes Action Express e Michael Shank Racing respectivamente.

Na classe GTLM, teremos a volta da equipe Krohn Racing, que não participou da etapa de Long Beach. Outra novidade é até o momento Giancarlo Fisichella no volante da Ferrari da Rizi Competizione.

Entre os 10 PC, que estão inscritos, temos a volta da CORE Motorsports, que também não competiu em Long Beach. Bruno Junqueira está confirmado na equipe RSR Motorsports.

Lista completa para a etapa de Laguna Seca do TUSC.

ACO descontente com equivalência no TUSC

Demorou para a ACO, se pronunciar sobre o BoP entre os protótipos DP e LMP2 no TUSC. Após três rodadas as chances de vitória de um LMP2, foram mínimas, o que tem revoltado as equipes e grande parcela de fãs, já que os protótipos são mais rápidos naturalmente.

Eu não posso dizer que eu estou feliz porque apenas DPs ganharam corridas. Isso significa que talvez não estamos no mundo perfeito “, Comentou o gerente de esportes da ACO Beaumesnil disse em entrevista ao Sportscar365, último fim de semana em Silverstone. “Se você olhar para o desempenho atual dos LMP2, desde Janeiro fizeram um grande salto, mas … no momento é difícil para um P2 ganhar uma corrida.” Comenta.

Os regulamentos que regem o TUSC foram elaborados tanto pela ACO, quanto IMSA, mas obviamente os dirigentes americanos não gostariam de ver um carro europeu vencer corridas assim tão facilmente, principalmente Daytona. Além das mudanças técnicas, o principal golpe para o desempenho dos LMP2 ser quebrado, foi à troca dos pneus Michellin pelos Continental. Como os carros foram concebidos para os pneus franceses, a mudança foi crucial para a perda de rendimento.

Sendo os DP, mais pesados lhe foi concebido o direito de ter um significativo aumento de potencia. Se por um lado a classe GTLM, como ocorrida na ALMS continua sendo a mais competitiva da disputa, os organizadores penam para se “acharem” na classe P. A parceria entre as duas entidades remete a 1993, quando nasceu a ALMS.

Nós nunca vamos combiná-los“, disse diretor técnico Scot Elkins da IMSA. “Eu já perdi a conta de quantas vezes já disse isso: Nós temos maçãs e laranjas aqui. Nós sempre soubemos que nunca iriam ser exatamente iguais em desempenho. É por isso que algumas das diferenças que temos são impossíveis de encontrar uma equivalência.”

Para “ajudar” os carros LMP2, não sofreram qualquer alteração, se comparados com seus irmãos que competem no WEC e ELMS. Já os DP receberam mudanças que lhe deram aproximadamente 50cv de potencia. Quando o TUSC foi criado e as regras começaram a ser criadas, era esperado uma diferença na casa dos três décimos.

Em provas como Daytona e Sebring, os trechos de retas favoreciam os DP, enquanto as curvas os LMP2, como explica Beaumesnil. “Vimos em Sebring que os LMP2 lideraram a corrida. Não foi tão ruim”, disse “De um lado você tem um carro pesado, com mais poder, por isso vai ser mais rápido nas retas e outro será mais rápido nas curvas. Mas enquanto os carros foram diferentes, será sempre assim.” Conclui.

Para a próxima etapa em Laguna Seca, os DP, terão uma redução de potencia, esta é a primeira vez desde Sebring que novos ajustes serão feitos. “Estamos fazendo uma análise e conversamos com vários fabricantes para discutir o que pode e não pode ser feito para nos preparar para Laguna. Baseado no que estamos vendo até agora, teremos um ligeiro ajuste de potência para os PD.” Disse Scot Elkins. “Nada esta completamente feito ainda. Nós ainda temos que terminar algumas coisas hoje, Não serão feitas mudança radicais, é o que temos por agora. ” Completa.

Recentemente a Muscle Milk Racing, cancelou sua participação na temporada 2014, pois estava descontente com as regras, e não faria sentido correr sem ter as mínimas chances de vencer. O time que adquiriu um Oreca-Nissan, não deu mais detalhes do cancelamento do programa. Para o porta voz da ACO, é primordial que um LMP2 vença para manter vivo o espírito de Le Mans na disputa. “É muito importante para nós”, disse Beaumesnil. “São nossas regras. Temos uma equipe que compete em Le Mans e muitas estão dispostas a disputar a prova. Estamos conectados [com a IMSA] e sabemos que estão fazendo o possível.” Concluiu.

Audi intensifica testes em Monza com R18 e “mostra” novo R8 LMS

Depois dos problemas enfrentados na abertura do Mundial de Endurance em Silverstone, A Audi já está trabalhando para a próxima etapa em SPA, última prova antes das 24 horas de Le Mans.

O fabricante Alemão está em Monza, testando soluções para o R18, entre elas um defletor mais curto, bem como aprimorando seu sistema de recuperação de energia.

Além do LMP1, o suposto novo R8 LMS, também estava na pista com uma forte camuflagem. A expectativa é que o carro estreia em 2015

Gerard Neveu, explica o acesso pago para o Mundial de Endurance pelo site do WEC

O acesso pago para quem queria assistir as 6 horas de Silverstone, e consequentemente todo o WEC, pelo site da categoria, já que os detentores da transmissão no Brasil, só mostram a primeira e última hora das etapas, causou uma revolta geral em todas as redes sociais.

Acostumados a acessar o live streaming de diversas categorias sem cobranças, o torcedor do WEC, foi pego de surpresa. Agora para acompanhar treinos e corridas o usuário baixa um app, seja para Android ou Mac. Os custos são de 19 Euros pela temporada completa, ou 4,49 por corrida. Le Mans não está incluso no pacote.

Para tentar explicar e acalmar milhares de fãs o CEO da categoria Gerar Neveu, concedeu uma entrevista ao site da entidade:

1.  As corridas dos anos anteriores estavam livres para streaming ao vivo. Por que este ano passou a ser pago?

Nós temos nossos parceiros envolvidos no WEC uma estratégia de longo prazo. Significa que nós queremos aumentar e fazer diferente em várias frentes. Esta estratégia nos obriga a seguir algumas regras que são reguladas pelo mercado audiovisual.

Se a transmissão ao vivo é livre para todos, isso vai causar problemas para as nossas emissoras. Não vamos conseguir assinar nenhum contrato se o conteúdo está disponível gratuitamente em um aplicativo. É o único aplicativo com uma experiência completa ao vivo neste fim de semana e já provou seu sucesso. Nós entregamos muitas novidades com este serviço para os fãs.

2.  Porque é que tenho que pagar pelo dispositivo?

O primeiro objetivo era lançar o aplicativo no início da temporada de 2014. O pacote do Compra In App está ligado a Apple ou o Google ou as contas da Web, portanto, não há ligação possível entre essas diferentes plataformas. No entanto, você pode usar a mesma compra em diferentes dispositivos em execução no mesmo sistema. Por exemplo, a mesma compra será válida para o seu iPhone e seu iPad.

Nós definitivamente queremos proporcionar a experiência multiplataforma e vamos trabalhar duro para isso, a fim de encontrar uma solução adequada, mas precisamos de algum tempo para se desenvolver.

3.  Porque o anuncio foi tão tardio?

Primeiro de tudo, não tinha nada para mostrar ao público antes da sessão de qualificação, e nós temos que dizer que estamos preparados para um sucesso tão grande. Depois de apenas um dia, mesmo sem promovê-lo os números foram maiores do que o esperado.

Para garantir que o aplicativo estava pronto e funcionando bem, tivemos que testar em Le Castellet, Uma vez que este teste foi completo aplicamos mais atualizações para garantir que o aplicativo funcionaria na rodada de abertura em Silverstone, que foi a primeira sessão televisionada, de qualificação para as 6 Horas de Silverstone, no sábado 19 de abril.

4.  Porque é as 24 Horas de Le Mans não está incluída no pacote da temporada?

As 24 Horas de Le Mans é um evento muito diferente e ao mesmo tempo que faz parte da FIA WEC os direitos para este evento são separados. As 24 Horas de Le Mans estamos preparando uma atualização, mas apenas após as 6 Horas de Spa-Francorchamps, que incluirá algumas modificações para melhorar a experiência dos fãs de usar este aplicativo para Le Mans.

5.  Será que a aplicação permanece durante toda a temporada 2014

O FIA WEC ® lançou este novo aplicativo para todos os nossos fãs. Este aplicativo é projetado para trazer a melhor experiência ao vivo possível. Estamos ouvindo todo o feedback que recebemos e vamos desenvolver e evoluir esta aplicação durante toda a temporada.

À medida que desenvolvemos a aplicação vamos também apresentar características novas e emocionantes que serão reveladas durante o decorrer do ano.

CARACTERÍSTICAS Livre acesso

• HOME: Próximo evento de contagem regressiva, notícias e vídeos.

• DISTRIBUIÇÃO AO VIVO: informações sobre as sessões de qualificação e corrida.

• Destaques: Uma semana depois de cada corrida, você pode encontrar os destaques da corrida nesta seção. Em 52 minutos ele vai te dar os fatos mais importantes para ajudá-lo a entender a classificação. Ele também irá permitir que você a rever momentos específicos durante a sessão de qualificação ou corrida.

•CLASSIFICAÇÃO: Incluindo informações dos pilotos, equipes e fabricantes. Nesta seção, você pode selecionar suas favoritos e acompanhar

•Mídias: vídeos espetaculares, entrevistas exclusivas, imagens que podem ser filtrados por interesse.

•NEWS: Mantenha-se informado sobre o que está acontecendo no Campeonato Mundial de Endurance FIA.

•Corridas: Obter o calendário geral do Campeonato Mundial de Endurance FIA. E dar-lhe uma visão geral de cada circuito.

• EQUIPE: Informações detalhadas sobre pilotos, equipes e fabricantes.

•MÍDIA SOCIAL: Integração da página do Facebook e Twitter alimentação # FIAWEC para mais interatividade. Compartilhe seus sentimentos, tornar-se um ator do Campeonato … Com texto ao vivo.

• DISTRIBUIÇÃO AO VIVO: O acesso ao Live Timing completo, incluindo melhores voltas, posição na categoria, distancias, velocidade média, filtro de categoria … O sistema lhe permitirá saber a localização de cada carro na pista!

Características do Pacote da temporada premium:

•COBERTURA AO VIVO: Inclui transmissão completa ao vivo das 7 corridas e sessões de qualificação.

• A BORDO: O acesso a câmeras a bordo. Escolha o seu carro favorito e acompanhar a corrida de dentro do cockpit.

Para fazer o download gratuito FIA WEC App visita a loja iTunes ou Google Play Store e procure por “FIA World Endurance Championship ‘ou’ FIA WEC ‘

Craft-Bamboo e seu programa ambicioso para 2014

A equipe Craft Racing, que em 2013 competiu com Aston Martin no Asian LMS, planeja voos mais longos este ano. O time liderado por Frank You espera alinhar além de um Morgan na classe LMP2, dois protótipos NC na classe LMP3.

“A dupla de pilotos da Morgan LMP2 ainda não está confirmada, mas não vai demorar muito”, disse Yu. “O carro vai chegar em nossa oficina em breve. Como já anunciado anteriormente, temos dois Ligier NC porque acreditamos firmemente nesta categoria que vai servir como um trampolim. Também é possível que eu dirija um dos carros NC da série. É um carro muito competitivo. ” Disse ao site Endurance.info.

Com a aquisição do LMP2 e com um programa com dois LMP2, o Aston Martin deve ser usado em algum campeonato de GP Asiático, ou vendido, porém tudo pode mudar. “Espera-se que os Aston corram em algum campeonato de GT na Ásia”, disse ele. “Eu também poderia pilotar um dos carros com Stefan Muecke. Estamos pensando em uma programação no Asian Le Mans Series, mas para isso, devemos estudar toda a logística de coisas, que não é uma tarefa fácil.”

Além da série Asiática, a equipe vai alinhar o Aston nas 24 horas de Le Mans deste ano, já que foi vice-campeão do Asian LMS ano passado. O carro serão #99 do brasileiro Fernando Rees, Alex Mac Dowall e Darryl O’Young. “Nós ainda não sabemos o que vamos fazer sobre Le Mans”, disse Yu, “A decisão será tomada nos próximos dias.” Completa.

Toyota surpreende, supera com facilidade Porsche e Audi e vence abertura do Mundial de Endurance em Silverstone

A chuva surpreendeu os participantes na abertura do Mundial de Endurance em Silverstone na Inglaterra. Contrariando a lógica dos testes de pré-temporada e os treinos, a vitória ficou com a Toyota que mostrou um desempenho superior desde a primeira volta.

Desde o início do desenvolvimento dos carros da classe LMP1, o programa da Toyota foi um dos mais obscuros. Pouca informação para a imprensa, testes secretos em circuitos distantes, além de ser a última equipe das oficias a apresentar o carro, o que acontecem nos testes oficiais da categoria em Paul Ricard em Março.

Nestes testes o desempenho do carro foi mediano, não chegando a surpreender, e ficando longe de Porsche e Audi que obtiveram os melhores tempos. Se esperava que a Toyota tivesse o mesmo prognóstico da temporada 2013, quando venceu corridas apenas quando a Audi, apresentava problemas, foi o que não aconteceu.

Mesmo com a obtenção da pole se esperava um “pulo” da Porsche e Audi, logo nas primeiras voltas. O Ritmo imposto pelo Toyota #8 do trio Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Nicolas Lapierre, foi tanto que mesmo com as investidas do Audi #1 pelas mãos de Lucas di Grassi, não foram suficientes, ainda no início.

Os quase 1000hp do TS040 Hybrid, foram essenciais, para escapar dos adversários nas retas. A perda da liderança veio ainda no início da prova para o Audi #2 pilotado por Andre Lotterer, mas que foi rapidamente recuperado com a primeira rodada de pit-stop por conta da chuva. A Toyota foi astuta e mudou a escalação dos seus pilotos, escalando Wurz para os períodos em pista molhada e Buemi, nos períodos em que a pista secava.

Em segundo o Toyota #8 do trio comandado por Alexander Wurz, Stephane Sarrazin e Nakajima que chegou a uma volta do líder. A desvantagem para o vencedor, que terminou uma volta a frente, foram os turnos diferentes nas paradas de boxes. Mesmo não conseguindo alcançar o líder, não foi páreo para o terceiro colocado.

G-Drive vence na LMP2

Anthony Davidson comemora a vitória: “Foi um fim de semana fantástico e é brilhante vencer em casa. A equipe fez um trabalho fantástico durante toda a semana. Parecia que seria uma luta épica contra Audi e Porsche se se a pista tivesse ficado seca, mas nós sabíamos que a chuva estava chegando e tínhamos definido o nosso carro para condições de chuva. Nós fizemos a escolha certa de pneus, a estratégia foi simplesmente perfeito; é assim que você ganha corridas. É particularmente especial para também ganhar o Tourist Trophy e o Richard Lloyd Trophy. É uma conquista fantástica e eu não poderia ter desejado um melhor fim de semana. “ Disse.

Para a equipe Audi, a abertura do campeonato se revelou uma das piores corridas da sua história no Endurance. Os dois carros abandonaram por erros primários de seus pilotos, (a última vez foi em Petit Le Mans 2011). Lucas di Grassi, que começou a prova no carro #1, tentou já na largada imprimir um ritmo forte em cima do Toyota #8, mas com o piso molhado e com uma certa inexperiência em ritmo de corrida, acabou passando por cima de uma das zebras, danificando seriamente o carro.

Conseguiu voltar para os boxes, mas os reparos feitos não foram suficientes e sua estreia como substituto de Allan McNish, não passou de 24 voltas. Assim nem Loic Duval nem Tom Kristensen, chegaram a pilotar. Já o #2 foi um pouco mais longe, mas abandonou pelo mesmo motivo. Com 94 voltas completadas Benoit Treluyer acabou perdendo o controle e destruindo a frente do LMP1. Tentou voltar mas com a barra de direção quebrada, teve que abandonar.

Para Wolfgang Ullrich, chefe da equipe o momento é de repensar as estratégias para SPA: “Perder os dois carros em uma corrida devido a acidentes é extremamente amargo. É a primeira vez desde Road Atlanta em 2011 que não completamos a prova com nenhum carro, sem ter marcado um único ponto. Mas o desempenho no início da corrida foi bom. Quando começou a chover confiamos em nosso radar meteorológico e esperamos muito tempo até trocar os pneus. Esse foi o nosso erro e, um risco desnecessário. Ele realmente nos atingiu com força total: Ambos os carros abandonaram. O carro #1 foi tão danificado que tivemos que tirá-lo da corrida. O #2 foi capaz de continuar, mas perdeu muito tempo. Embora depois tenhamos realizado a troca pelos pneus certos, e Benoît Treluyer estava com intermediários que funcionaram bem, até ele deslizar para fora da pista, também. Como ambos os carros foram fortemente danificadas, estamos em uma verdadeira maratona para deixar tudo pronto para SPA”. Lamenta.

A Porsche que desde os primeiros testes, se mostrou um adversário a ser batido, obtendo as maiores velocidades máximas e voltas mais rápidas, foi apática em Silverstone. Em nenhum momento teve um carro para lutar contra Audi e Toyota, e acabou se beneficiando mais pelos abandonos do que por méritos próprios para chegar na terceira posição com o #20 do trio formado por Timo Berhard, Brendon Hartley e Mark Webber, que mesmo assim nunca chegou a incomodar a dupla da Toyota.

Já o Porsche #14, teve que abandonar na segunda hora de prova por problemas hidráulicos, contrariando a máxima de que “Porsche não quebra.” Em quarto o velho Lola B12/60 da equipe Rebellion Racing de Nick Heidfeld, Nicolas Prost e Mathias Beche. Mesmo com uma diferença pequena nos treinos para as equipes de fábrica, não foram capazes de lutar por posições. A quarta posição é uma vitória. O segundo carro da equipe acabou abandonando por problemas mecânicos.

Entre os protótipos da classe LMP2, que teve apenas 4 carros competindo a vitória ficou com o Morgan-Nissan #26 da equipe G-Drive Racing, dos pilotos Olivier Pla, Roman Rusinov e Julien Canal, que travou uma dura batalha com o Oreca #47 da equipe KCMG, que liderou boa parte da corrida, mesmo estando mais lento. A vitória veio depois de um pit-stop e uma punição para o carro da KCMG, por exceder a velocidade nos boxes. Em terceiro veio o Oreca #27 da equipe SMP Racing, única com dois LMP na classe. O segundo carro da equipe abandonou pro problemas mecânicos.

Porsche faz dobradinha na classe GTE-PRO

A luta entre Porsche e Ferrari, foi intensa durante toda a prova, e assim como nas duas primeiras provas do TUSC nos EUA, a velocidade final foi o fato determinante para a vitória do time Alemão.

O Porsche #92 pilotado por Fred Makowiecki, Richard Lietz e Marco Holzer venceu na classe. Esta foi a primeira vitória do 911 desde que ganhou em Le Mans em 2013. A triunfo veio depois da entrada do carro de segurança, nos 40 minutos finais devido à chuva. Até então o carro #91 de Patrick Pillet, Jorg Bergmeister e Nick Tandy comandou a classe em grande parte da prova.

A vitória do #92, marca a primeira da carreira de Fred Makoviecki, como piloto oficial Porsche, que comemora: “Isso foi exatamente o que eu imaginei em minha primeira corrida como piloto Porsche. Que grande corrida, mas foi realmente desafiador. Começamos em uma pista seca, em seguida, começou a chover o que fez a nossa escolha de pneus ser difícil. As trocas entre pneus de chuva e pista seca foram rápidas, graças aos nossos mecânicos. Esse foi um ótimo trabalho.” Disse.

Aston Martin vence na GTE-AM

Em terceiro o Aston Martin #97 da dupla Darren Turner e Stefan Mucke. A equipe, campeã da classe em 2013, não foi combativa em nenhum momento da prova e não conseguiu fazer frente aos carros da Porsche e Ferrari.

A AF Corse conquistou o 4º lugar com o #51 Gianmaria Bruni e Toni Vilander, O resultado poderia ter sido melhor, mas o carro perdeu tempo nos boxes, além de sofrer um stop-and-go, por ultrapassar sob bandeira amarela.

Na classe GTE-AM a vitória para a Aston Martin, veio em forma de dobradinha. O vencedor #95 de Kristian Poulsen, David Hansson e Nicki Thiim. A vitória veio depois de uma ultrapassagem sobre o Aston #98 de Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard, faltando pouco mais de 1 hora para o término da prova.

Em terceiro a Ferrari #81 da AF Corse, de Stephen Wyatt, Michele Rugolo e Sam Bird. A próxima etapa será entre os dias 3 e 4 de maio no circuito de SPA na Bélgica.

Classificação final da prova.

Velocidade máxima na prova.

Thiriet By TDS Racing vence abertura do ELMS em Silverstone

A abertura do ELMS em Silverstone, deste ano contrasta com a edição de 2013. Se no ano passado menos de 20 carros estavam presentes na abertura da temporada, na edição de 2014, 38 carros largaram.

O #38 da Jota Sport, que marcou a pole, imprimiu um ritmo forte, desde a primeira volta e não deu chances a nenhum dos competidores. O trio formado por Dolan/Tincknell/Albuquerque, surpreendeu pela velocidade do Zytek Z11 N. Infelizmente todo o trabalho foi por água abaixo quando Simon Dolan, perde o controle do carro, saindo da pista e acertando o Morgan da equipe Larbre, estreante este ano com protótipos.

O time de liderado por Jack Leconte, foi literalmente uma chicane ambulante, tanto que por alguns momentos chegou a ser ameaçado pelos carros da classe GTE. A adaptação de um GT para um LMP2, não está sendo uma das mais fáceis.

Com o Zytek fora, se iniciou uma luta intensa pela liderança da prova entre as equipes TDS Racing, Race Performance e Newblood By Morand Racing. Prevaleceu a experiência da equipe TDS Racing e do trio Thiriet/Babey/Gommendy que para esta temporada trocaram o Oreca 03, pelo Morgan-Nissan.

A vitória veio após 118 voltas. Em segundo a pouco mais de 03.8 segundos, vem o Oreca #34 da Race Performance, que lutou até a última curva com o terceiro colocado, o Morgan #43 da Newblood Racing. Os 6 primeiros colocados na classe acabaram na mesma volta do líder, mostrando a competitividade classe.

Já na GTE, a disputa foi ainda mais acirrada. Em uma classe com predomínio de modelos Ferrari F458, a luta por uma ultrapassagem era bem mais dispendiosa. Prevaleceu a experiência da equipe AF Corse, que venceu com o #55 de Cameron/Griffin/Rugolo. A vitória poderia ter ficado com o #72 da equipe SMP Racing, que chegou em segundo, mas a inexperiência dos pilotos Russos, lhe custaram a vitória.

Fechando o pódio o Porsche #76 da IMSA Performance Matmut. Mesmo com o terceiro lugar o carro acabou ficando a 1 volta dos líderes da classe. Na classe GTC, um pódio formado por três Ferrari. A vitória ficou com o #96 do Team Ukraine, Seguido pelo #73 SMP Racing e #60 Formula Racing. A próxima etapa será no circuito de Imola entre os dias 17 e 18 de Maio.

Treino classificatório.

Resultado final da prova.

Toyota surpreende e marca a pole em Silverstone

Nem Porsche nem Audi, a surpresa do treno classificatório para as 6 horas de Silverstone, foi o Toyota #7 de Alex Wurz/Kazuki Nakajima/Stéphane Sarrazin, que com a média de tempo dos dois melhores piloto conseguiu o tempo de 1:42.774.

Em segundo o vem o Audi #1 de Tom Kristensen/Loïc Duval/Lucas Di Grassi na pilotagem.com 1:42.779 e terceiro o Porsche #14 com 1:43.087, da dupla Romain Dumas e Neel Jani.

A diferença entre o primeiro e o sexto LMP Híbrido é de míseros 0,452 segundos o que deve dar uma emoção a mais na prova.

Na classe LMP2 a pole ficou com o Morgan da equipe G-Drive que dominou todas as seções de treino, com 1:49.156. Já na GTE-PRO, os bons tempos da Porsche, não resultaram na melhor média para pole. Com 1:59.125 o #51 de Bruni/Vilander, marcou 1:59.125. Em segundo e terceiro vem os 2 Porsche, #91 com 1:59.380 e #92 com 1:59.717.

Tempos do treino classificatório.

Porsche e Audi se revezam nos treinos livres para a abertura do Mundial de Endurance em Silverstone

A briga entre Porsche e Audi, que se acirrou nos treinos oficiais da categoria em Paul Ricard, se intensificou durante esta Sexta-Feira (18), em Silverstone na Inglaterra, na aberturado Mundial de Endurance.

No primeiro treino livre o Porsche #14, pilotado por Marc Lieb, fez 1:44.042. Em segundo vem o Audi #1 aonde compete o brasileiro Lucas di Grassi com o tempo 1:44.470. Em terceiro o Toyota #8 com 1:44.661 pelas mãos e Anthony Davidson.

Marc Lieb, está confiante com o desempenho do carro. “Tivemos uma primeira sessão livre muito boa e principalmente problemas. Fomos capazes de completar todo o nosso programa em termos de trabalho set-up e validação dos pneus. Tudo correu bem, por isso estou muito feliz. Além disso, a longo prazo, a segunda sessão foi boa, para gerenciar o tráfego a partir de uma nova perspectiva. No carro GT eu estava acostumado a ser aquele que era ultrapassado, mas agora é o contrário. “

Única equipe privada na classe LMP1, A Rebellion Racing com seus Lola B12/60 não ficaram muito longe dos LMP de fábrica. O #12 pelas mãos de Nicolas Prost, conseguiu 1:45.593, 1.551s. Para a próxima etapa em SPA é esperado o lançamento do Rebellion R-One, LMP1 produzido pela equipe, em parceria com a Oreca.

Com a pista em melhores condições, no segundo treino a Audi dominou com seus dois carros os melhores tempos. O #1 pelas mãos de Lucas de Grassi marcou 1:43.134, seguido pelo #2 de André Lotterer com 1:43.534. Em terceiro o Toyota #7 de Kazuji Nakajima com 1:44.097.

Na classe LMP2, os dois treinos foram liderados pelo Morgan-Nissan #26 da equipe G-Drive Racing. No primeiro a equipe marcou #1:51.004 com Roman Rusinov ao volante. No segundo 1:50.401, também pelas mãos de Rosinov.

A Porsche dominou as duas seções na categoria GTE-PRO. Na primeira o #91 do trio Pilet/Bergmeister/Tandy marca 1:58.981. Na segunda bateria o #92 de Holzer/Makowiecki/Lietz fez 2:00.057.

Para Hartmut Kristen, chefe do programa motorports da Porsche, o dia de hoje foi de experimentos. “Hoje nós nos concentramos na variedades de pneus que estão disponíveis, além do trabalho de set-up de costume. Não houve problemas significativos. Parece tudo certo para a classificação e a corrida.

Tempos da primeira seção de treinos.

Tempos da segunda seção de treinos.

Maiores velocidades absolutas.


Protótipos Zytek dominam treinos do ELMS

A supremacia da Morgan nos treinos do WEC, não se refletiu na série Europeia. Nas duas seções de treinos, os melhores tempos foram obtidos por protótipos Zytek. Os trabalhos começaram com o #38 da equipe Jota Motorsports impulsionado por Harry Tincknell, Filipe Albuquerque e Simon Doland, com o tempo de 1:51.041.

Em segundo o #43 Newblood by Morand Racing, que compete com um Morgan-Judd, pilotado por Christian Klien, Gary Hirsch e Romain Brandela, marcou 1:51.066. Em terceiro e quarto, os dois carros da Greaves Motorspors. O #28 marcando 1:51.746, seguido pelo #41 com 1:51.816.

As classes GT foram dominadas pelas Ferrari da equipe SMP Racing. Na classe GTE o #72 de Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin foi mais de meio segundo mais rápido que a Ferrari da equipe AF Corse Ferrari n º 55 de Michele Rugolo, Matt Griffin e Duncan Cameron. A equipe JMW Motorsport terminou a sessão em terceiro lugar. Na classe o #71 Kirrill Ladygin, Aleksey Basov e Luca Persani foi o mais rápido.

Na segunda seção, a equipe foi outra, mas o carro não. Desta vez o melhor tempo ficou com o #41 da equipe Greaves Motorsports com 1:49.499, seguido pelo Morgan da equipe Newbloodd com 1:49.925.

Na classe GTE a Ferrari #55 da equipe AF Corse, conseguiu o tempo de 1:58.842 e na GTC o #96 do Team Ukraine 2:01.177.

Tempos da primeira seção.

Tempos da segunda seção.