Matt McMurry o mais jovem a pilotar em Le Mans com 16 anos !!!

 Muitas vezes passamos a vida tentando iniciar uma carreira no automobilismo, mas os altos custos e a falta dele em muitas cidades do Brasil, acabam nos obrigando a ficar horas e horas em frente a simuladores. Se tivéssemos no pais uma cultura que não desse total atenção ao futebol, com certeza as coisas não seriam assim.

Na próxima edição das 24 horas de Le Mans, que acontece entre os dias 14 e 15 de Junho, um jovem de 16 anos vai se tornar o piloto mais jovem a competir na grande clássica. McMurry vai bater o recorde que dura a 55 anos do piloto Ricardo Rodrigues que estreou na prova aos 17 pilotando um OSCA S750 em 1959.

McMurry vai fazer parte do Zytek-Nissan #41 da equipe Greaves Motorsport em parceria com Chris Dyson e Tom Kimber-Smith. Na atual temporada o #41 terminou em 4º nas duas primeiras etapas do ELMS.

“Eu tenho trabalhado em direção a esse objetivo específico por quase quatro anos”, disse McMurry. “Foram mais 60 corridas, e cerca de 20 mil milhas de pilotagem, e 175.000 milhas em simuladores. Sinto-me bem preparado, e estou pronto para ajudar Dyson e Greaves na mais importante corrida de carros esportivos do mundo. “ Disse.

Matt teve seu primeiro contato com Sarthe aos 8 anos, quando ganhou de presente dos pais o ingresso por ter ido bem na escola. Desde então todos os passos na construção da sua vida foram precoces. Foi o mais novo a concluir a pós-graduação na escola de pilotagem Bob Bondurant School of High Performance Driving. Passou pelas categorias Fórmula Skip, Fórmula Mazda USF 2000 e IMSA Lites. Seu inicio no kart também foi cedo aos 4 anos de idade.

Para Chris Dyson a idade não é um fator negativo em eventos de renome como Le Mans. “Matt tem sido excelente em suas primeirass grandes corridas internacionais”, observou Dyson. “Ele tem corrido como um veterano e validou a nossa decisão de levá-lo como piloto do Programa de Desenvolvimento Junior. É muito emocionante estar levando-o a Le Mans, mas ele está pronto para o desafio. É maravilhoso para Dyson Racing p em ajudar Matt para gravar um marco histórico. “

GTE+ deve utilizar atualizações que antes seriam utilizadas na unificação com GT3

 A unificação entre GTE e GT3 está longe de ser definida, e muito provavelmente enterrada. Segundo a ACO, as alterações que dariam forma ao novo carro a partir de 2016, poderiam ser usadas na nova geração de carros GTE, já que os GT3 não terão qualquer tipo e alteração a longo prazo. A ideia será apresenta na próxima reunião do conselho da FIA em 06 de Junho.

Caso seja aprovada os novos carros estariam na pista em 2016. A FIA tentou impor novos sensores de torque, porém os fabricantes querem continuar a usar  os restritores de ar sônicos.

O que as equipes precisam fazer atualmente para competir em abas as séries:

  • Atualmente existem dois regulamentos para  carros GT de competição:  LM GTE (Le Mans Endurance GT) e GT3;
  • Fabricantes que desejam alinhar carros em ambas as séries devem desenvolver dois tipos distintos de carros;
  • As equipes que desejam participar de provas de Endurance e Sprint GT deve adquirir ambos os tipos de carros.

Qual a proposta da FIA?

  • O estabelecimento de normas técnicas que permitam a convergência entre LM GTE e GT3;
  • Manter duas categorias distintas, uma para equipes privadas dedicadas e outro para os fabricantes de automóveis, bem como equipes amadoras;
  • Base técnica comum para o desenvolvimento de um único carro;
  • Identificar pontos de diferenciação com a possibilidade de um mesmo carro base, ser elegível em equipas privadas, profissionais e de fábrica.

Programa da Nissan para Le Mans 2015 será apresentado no próximo dia 23

 Principal fornecedora de motores para a classe LMP2, além de ter a equipe Alpine como representante no ELMS e o novo Zerod RC a Nissam vem anunciando por meio de redes sociais o lançamento do seu programa LMP1 para 2015. Mesmo envolto em muitos mistérios a edição Japonesa da Auto Sport divulgou uma capa bem sugestiva sobre o novo carro e botou mais lenha na fogueira.

Segundo os Japoneses o e tudo ainda no campo da especulação o novo LMP1 seria o Oreca 05, LMP fechado que estaria sendo desenvolvido pela Oreca, que nunca escondeu tal projeto. Vale lembrar que é a mesma Oreca que administra a equipe Toyota no mundial de Endurance. Será? Saberemos dia 23.

Foto do dia–Ligier JS P2 da Thiriet by TDS Racing em Magny-Cours

 Líderes da ELMS após a etapa de Imola a Thiriet by TDS Racing, já está no circuito francês de Magny-Cours testando o novo Ligier JS P2, na qual a equipe vai competir nas 24 horas de Le Mans. Os pilotos Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy vão afinar o carro antes dos testes oficiais para a grande clássica. Além da TDS a OAK Racing Tem Ásia vai alinhar o novo Ligier.

 * Crédito das fotos: Endurance-info.com

Thiriet by TDS Racing e Newblood by Morand Racing, as equipes desastradas nas quatro horas de Imola

 Equipadas com os competentes Morgan Nissan, tanto a TDS Racing, quanto a Morand Racing enfrentaram problemas durante as 4 horas de Imola, quando nitidamente estavam na liderança da prova.

Largando na segunda posição, e com uma estratégia ousada o #46 que nos treinos classificatórios foi pilotado por Tristan Gommendy, conseguiu alinhar na segunda posição, e esperava pular na ponta ainda na primeira curva. Assim Ludovic badey, é escalado para iniciar a prova, mas já na largada perde a segunda posição e algumas voltas mais tarde é atingido por outro LMP2, ficando na quarta posição, quando entrega o carro para Lyon. “O início foi complicado, porque o pole não cumpriu com o procedimento! Em seguida, o início  foi difícil porque tínhamos decidido ficar com os pneus que não foram pré-aquecidos. A condução estava difícil, e seu comportamento era estranho. Eu consegui manter minha posição. Mas foi difícil com os retardatários”.

Com paradas rápidas a equipe consegue voltar a segunda posição, e depois de 15 minutos já estava em primeiro, com uma vantagem confortável, mas um furo no furo no pneu fez o carro voltar aos boxes, e quando retornou a pista, estava na terceira posição. “ Nos meus dois turnos tudo ocorreu bem. Inicialmente, o carro estava um pouco nervoso, eu tive que me adaptar. Após o reabastecimento, eu estava liderando e, além disso, eu sabia que Tristan me aliviar! Infelizmente, tive um furo no pneu e eu fui forçado a trocar.” Comenta Gommendy.

Mesmo com a entrada do carro de segurança a equipe conseguiu reagir e reassumiu a liderança, depois de descontar 30 segundos em poucas voltas, mas um problema com os discos de freio, obrigaram o #46 a uma nova parada nos boxes. “ O carro foi bastante equilibrado, mas o tráfego pesado era muito difícil de transpor. Depois de 3 ou 4 voltas aumentei o ritmo e alcancei Simon Dolan (Zytek da Jota Sport). Foi difícil ultrapassar, mas eu cheguei lá! Infelizmente, no final da reta, o pedal do freio estava no fundo e eu ouvi algo quebrar. Eu quase não tinha freios, eu esperei um pouco antes de anunciar a equipe. Mas ainda havia mais de uma hora de corrida, eu não podia continuar assim. Paramos para mudar o disco. Perdemos a corrida quando ela estava quase ganha, ninguém poderia nos pegar “. Finaliza. Após o reparo o carro voltou na quinta posição e se manteve até o final da corrida.

Morand Racing perde tudo a 5 minutos do fim.

Caminho semelhante teve a Morand Racing, que realizou uma corrida sólida com Christian Klien, Gary Hirsch e Romain Brandel, mas faltando pouco mais de 5 minutos para o final da prova teve que abandonar por problemas de alimentação, quando liderava.

Gary Hirsch foi escalado para iniciar a prova, largando na quinta posição, e depois das suas seções de pit-stops chegou na segunda posição. ” Tentei preservar os pneus até meu primeiro pit, então eu comecei a atacar. A estratégia de corrida foi seguida ,e a equipe fez um trabalho incrível, carro estava fantástico. Agora temos de olhar em frente, porque vamos continuar a lutar pelo campeonato. Temos um bom ritmo de corrida e nossa capacidade de desenvolver boas estratégias. “

Roman Brandel manteve o bom ritmo iniciado por Hirsch, porem um contato com outro LMP2 na disputa pela liderança, além de ter quase ter batido em uma Ferrari que acabara de rodar na sua frente. Com um condução forte entregou o carro em quarto para seu companheiro de equipe. “Eu tentei fazer o meu trabalho da melhor maneira possível proteger o carro e trazê-lo de volta em boas condições para que Christian pode terminar corretamente o trabalho. Tivemos uma equipe de qualidade, durante todo o final de semana, os mecânicos foram fantásticos, mas Estamos decepcionados, é claro, mas estamos no jogo. “

No parte final da corrida Christian Klien, assume a liderança, mas faltando poucos minutos para o término da prova, as chances de vitória minam com problemas  no motor do carro. “Meu duplo stint foi muito bom, eu estava feliz com o carro e foi um bom equilíbrio, só tinha que administrar os pneus, mas eu poderia ser mais rápido do que os carros a minha frente. Eu esperei o momento certo para ultrapassar. Nosso carro foi rápido, eu já senti o cheiro do champagne, mas de repente a pressão do óleo do motor começou a cair. Nós realmente merecíamos a vitória porque a equipe trabalhou muito bem, enquanto Romain Gary dirigiu perfeitamente. Nós temos o pacote certo para a vitória no ELMS. Estamos prontos para o Le Mans, e nós faremos o nosso melhor lá.” completou.

ACO divulga o nome dos 168 pilotos que estarão competindo em Le Mans

 Foram revelados na minha desta Terça (20) os nomes de todos os pilotos que irão disputar a edição 2014 das 24 horas de Le Mans. Dada a ausência da equipe Lotus e a volta da Millenium Racing, 168 competidores já entraram para a história por competir na principal prova do automobilismo mundial.

Com a ausência da Lotus a Rebellion Racing é a única equipe na classe LMP1-L a competir na prova. Outras mudanças podem ser vistas se comparadas a primeiras listas divulgadas pela organização da prova. Na equipe SMP Racing Sergey ZLobin e Anton Ladygin terão a companhia do finlandês Mika Salo no Oreca #27 da classe LMP2, que anteriormente competia na Ferrari da equipe na classe GTC.

Já o #37 também da SMP Racing os pilotos serão Kirill Laygin, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani. Para o #42 da equipe Caterham Racing, que compete com um Zytek Z11 SN terá Alessandro LAtif, Rudolf Nunemann e JAmes Winslow. Na classe GTE-AM a Ferrari #72 também da SMP Racing terá Andrea Bertolini, Viktir Shaitar e Alexey Basov. Abaixo a relação completa.

  LMP1 (9)    
1 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro di Grassi-Duval-Kristensen
2 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Tréluyer-Lotterer-Fässler
3 Audi Sport Team Joest Audi R18 e-tron quattro Jarvis-Bonanomi-Albuquerque
7 Toyota Racing Toyota TS040 HYBRID Sarrazin-Wurz-Nakajima
8 Toyota Racing Toyota TS040 HYBRID Lapierre-Buemi-Davidson
14 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Dumas-Lieb-Jani
20 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Bernhard-Webber-Hartley
12 Rebellion Racing (LM P1-L) Rebellion R-One Prost-Heidfeld-Beche
13 Rebellion Racing (LM P1-L) Rebellion R-One Kraihamer-Belicchi-Leimer
  LMP2 (19)    
21 Strakka Racing Dome-Strakka S103 Nissan Leventis-Kane-Watts
22 Millennium Racing ORECA 03-Nissan Giroix-Turvey-Martin
24 Sébastien Loeb Racing ORECA 03-Nissan Rast-Charouz-Capillaire
26 G-Drive Racing Morgan LM P2-Nissan Pla-Rusinov-Canal
27 SMP Racing ORECA 03-Nissan Zlobin-Salo-Ladygin
29 Pegasus Racing Morgan LMP2-Nissan Schell-Leutwiller-Raffin
33 OAK Racing Team Asia Ligier JS P2-HPD Cheng-Tung-Fong
34 Race Performance ORECA 03-Judd Mailleux-Frey-Lancaster
35 OAK Racing Morgan LM P2-Nissan Brundle-Shulzhitskiy-Mardenborough
36 Signatech-Alpine Alpine A450-Nissan Chatin-Panciatici-Webb
37 SMP Racing ORECA 03-Nissan Ladygin-Minassian-Mediani
38 Jota Sport Zytek Z11SN-Nissan Dolan-Tincknell-Gené
41 Greaves Motorsport Zytek Z11SN-Nissan Kimber Smith-McMurry-Dyson
42 Caterham Racing Zytek Z11SN-Nissan Latif-Munemann-Winslow
43 NewBlood by Morand Racing Morgan LMP2-Judd Klien-Hirsch-Brandela
46 Thiriet by TDS Racing Ligier JSP2-Nissan Thiriet-Gommendy-Badey
47 KCMG ORECA 03-Nissan Howson-Bradley-Imperatori
48 Murphy Prototypes ORECA 03-Nissan Berthon-Gonzalez-Chandhok
50 Larbre Competition Morgan LM P2-Judd Taylor-Ihara-Ragues
  GT PRO (9)    
51 AF Corse Ferrari F458 Italia Bruni-Vilander-Fisichella
52 RAM Racing Ferrari F458 Italia Griffin-Parente-Leo
71 AF Corse Ferrari F458 Italia Rigon-Calado-Beretta
73 Corvette Racing Corvette C7.R Magnussen-Garcia-Taylor
74 Corvette Racing Corvette C7.R Gavin-Westbrook-Milner
91 Porsche Team Manthey Porsche 911 RSR Pilet-Bergmeister-Tandy
92 Porsche Team Manthey Porsche 911 RSR Makowiecki-Holzer-Lietz
97 Aston Martin Racing Aston Martin V8 Vantage GTE Turner-Mücke-Senna
99 Aston Martin Racing Aston Martin V8 Vantage GTE McDowall-Rees-O’Young
  GT-AM (18)    
53 RAM Racing Ferrari F458 Italia Mowlem-Hamilton-Patterson
58 Team SOFREV-ASP Ferrari F458 Italia Pons-Ayari-Barthez
60 AF Corse Ferrari F458 Italia Mann-Casé-Giammaria
61 AF Corse Ferrari F458 Italia Perez Companc-Cioci-Venturi
62 AF Corse Ferrari F458 Italia Mallegol-Blank-Bachelier
66 JMW Motorsport Ferrari F458 Italia Al Faisal-Neiman-Pumpelly
67 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Maris-Merlin-Hélary
70 Team Taisan Ferrari F458 Italia Rossiter-Ehret-Rich
72 SMP Racing Ferrari F458 Italia Bertolini-Shaitar-Basov
75 ProSpeed Competition Porsche 911 GT3-RSR Collard-Perrodo-Vaxivière
76 IMSA Performance Matmut Porsche 911 GT3-RSR Narac-Armindo-Hallyday
77 Dempsey Racing Proton Porsche 911 RSR Dempsey-Foster-Long
79 ProSpeed Competition Porsche 911 GT3-RSR MacNeil-Bleekemolen-Curtis
81 AF Corse Ferrari F458 Italia Wyatt-Rugolo-Bird
88 Proton Competition Porsche 911 RSR Ried-Al Qubaisi-Bachler
90 8Star Motorsports Ferrari F458 Italia Potolicchio-Ruberti-Roda
95 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Poulsen-Thiim-Heinemeier-Hansson
98 Aston Martin Racing Aston Martin Vantage GTE Dalla Lana-Lamy-Nygaard
  Garagem 56    
0 Nissan Global Motorsports Nissan ZEOD RC Ordonez-Reip-Motoyama

Lotus cancela participação em Le Mans, abrindo caminho para a Millenium Racing

 A Lotus divulgou nota nesta Terça (20), que não vai participar da edição 2014 das 24 horas de Le Mans. O T129 que ainda está em fase de finalização sequer foi apresentado a imprensa, ou participou de algum teste fora das oficinas da equipe. Problemas com a homologação do modelo são apontadas como a causa dos atrasos. Os mais otimistas apontam que o carro fará sua estreia na etapa de Austin do WEC.

Em seu lugar outra equipe que até o momento não competiu em 2014. A Millenium Racing, que já tinha cancelado sua participação em Sarthe, voltou atrás e confirmou o #22 para Fabien Giroix, Oliver Turvey e John Martin. Estranhamente os problemas financeiros apontados pela equipe como o causador da ausência nas 24 horas sumiram em menos de 2 semanas.

Configurações aerodinâmicas especificas para Le Mans, o que são?

 A próxima etapa do Mundial de Endurance serão as míticas 24 horas de Le Mans. Tanto os protótipos, quanto os GTE são desenhados para obter o melhor desempenho no tradicional traçado. Na ultima etapa do WEC em SPA, A Audi levou o carro #3 com as especificações de Sarthe. Mas afinal  que muda com o “kit Le Mans?”

No caso da indústria automobilística ou no automobilismo, a aerodinâmica é o estudo do movimento do ar sobre um carro em movimento, e como isso vai afetar o fluxo de ar de movimento do carro através do fluxo. Em resumo, a aerodinâmica é desenvolvida para fazer o carro “vencer” a resistência de Ar, economizando os componentes mecânicos e combustível. No automobilismo ele serve essencialmente para fazer o carro obter maiores velocidades ou chegar a ela no menor tempo possível. Assim se viu a necessidade de criar projetos especializados, e uma boa equipe de aerodinâmica pode valer seu peso em ouro para uma equipe de corrida.

Os mesmos princípios  se aplicam às aeronaves, a forma do chassis de um carro é semelhante a uma asa invertida, que cria downforce em vez de fazer ele voar. Isso mantém o carro no chão em altas velocidades e aumenta a tração nas curvas, pois o ar sob o carro está se movendo mais rápido do que o ar acima dela. Ar mais lento cria maior pressão, forçando o carro para baixo contra a pista. O Downforce deve ser equilibrado com o arrasto, o que retarda o carro. O layout dos carros é feito em programas como os CFD (Computational Fluid Dynamics) e, em seguida, túneis de vento. O objetivo é encontrar o melhor desenho e solução para obter mais downforce, e o menor arrasto para obter as maiores velocidades possíveis.

“Para atingir as metas de eficiência definidas pelos regulamentos, é necessário encontrar a relação perfeita entre o arrasto aerodinâmico e downforce”, confirma o Dr. Martin Mühlmeier , Chefe de Tecnologia da Audi Sport. “Usando várias simulações, tentamos esclarecer, mesmo antes da primeiro teste se o carro gera downforce suficiente para alcançar as velocidades nas curvas desejadas. Ao mesmo tempo, é necessária impedir o arrasto aerodinâmico excessivo porque ele tem que ser rápido nas retas. Outro desafio decorrente dos regulamentos 2014 é projetar a aerodinâmica de uma forma otimizada em conformidade com as metas de consumo especificados. “

Além da Audi, Porsche e Toyota e as demais equipes devem se apresentar no dia de teste em Le Mans com carros ligeiramente modificados afim de ganhar segundos preciosos durante a prova.

Nas fotos podemos ver que o Audi #3 está com o “kit Le Mans”, enquanto o #1 com as configurações das demais provas do mundial.

Fonte: Audi AG.

Projeto de unificação das classes GT2 (GTE) e GT3 para 2016 é adiada

 A discussão para a unificação das atuais classes GT2 e GT3 a partir de 2016, divide opiniões. Para muitos fabricantes (principalmente a Porsche), unificar as duas classes será um retrocesso na evolução do automobilismo, já que os atuais GTE são tratados como protótipos com roupa de GT, enquanto os GT3 são destinados a equipes de clientes que querem apenar correr, sem grandes comprometimentos com processos tecnológicos.

Tal “unificação” começou depois de desentendimentos entra a SRO, que organiza o mundial FIAGT e Blancpain, e a ACO, já que a primeira vetou os modelos GT2 em seus campeonatos e a segundas os GT1. Outro fator é os custos infinitamente menores em carros GT3. A ACO vendo várias equipes migrarem para séries mais baratas se juntou a FIA para “tentar” chamar as equipes de volta aos campeonatos em que tem influente e dita as regras.

Em contato com vários fabricantes o site Sportcar365.com afirma que alguns  vetaram a unificação que seria votada no próximo mês (06) em uma reunião do conselho mundial de automobilismo da FIA. Por enquanto fica tudo como está. Um dos pontos seria a discrepância entre os tipos de restritores de ar que estão sendo utilizadas nos carros atualmente.

A atual nomenclatura GTE e GT3, será substituída por GT+ para os carros GTE e GT para os GT3. Outro ponto proposto pela FIA era a adoção de um novo sistema de torque. Os fabricantes dos atuais GTE preferem o modelo atual de restritores de ar “sônico”

Do lado contrário a unificação está Stephane Ratel que por diversas vezes declarou estar totalmente comprometido com os atuais GT3 e suas respectivas atualizações e que seus campeonatos não estariam dispostos a aceitar novos carros.  Em outras palavras, o que a FIA e ACO queria e propuseram aos fabricantes era um carro com chassi único para as duas classes de carro.

Signatech Alpine, um terceiro lugar com gosto de segundo se não fosse o alto consumo de combustível

A principal disputa pela liderança das 4 horas de Ímola no último Domingo (19), sem dúvida foi entre o Oreca da equipe Alpine e o Zytek da Jota Sport. Desde a primeira curva os dois carros mantiveram um ritmo forte, porém o tráfego privilegiou, o #38. Mesmo assim a dupla do carro #36 Paul-Loup Chatin, Oliver Webb e Nelson Panciatici fez bom uso das mudanças que os pneus Dunlop proporcionaram ao carro.

Quem acompanhou a prova notou que em várias das paradas nos boxes o carro teimava em não ligar, obrigando uma interversão dos mecânicos. Entre várias alternâncias de liderança o Olivier Webb fez uma das melhores ultrapassagens durante a freada a “Variante Alta”, porém a entrada do safety car atrasou e mudou a estratégia da equipe. Com uma nova troca de pilotos, Webb teve que dar o carro a Chaton, assim o #36 voltou na sexta posição, com o o tanque cheio e faltando 65 minutos para o término da prova.

Com uma boa recuperação Paul-Loup, chegou até a terceira posição, mas teve que fazer uma parada para completar com mais 35 litros de combustível. Voltou em quarto mas se beneficiou dos problemas enfrentados pelo Morgan #43 da NewBlood by Morand Racing, que deu uma “engasgada” a poucos minutos do fim.  Com o primeiro pódio da temporada e equipe é a terceira na briga pelo título com 25 pontos.

Para Philppe Sinault, diretor da equipe, o bom resultado em Imola bota a equipe novamente na briga pelo título. “Estamos de volta no jogo! Toda a equipe se reuniu desde Silverstone para ajustar o  Alpine A450. Embora ainda tenham questões sobre as quais trabalhamos, ele nos deu confiança  e conquistamos um pódio antes das 24 Horas de Le Mans. Em Ímola, fomos rápidos em testes, qualificação e corrida. Nós mostramos que podemos superar outros competidores. Os pneus Dunlop  foram ótimos durante a corrida. É uma boa base para o restante da temporada. Estamos entrando em uma espiral positiva. “

Classificação das equipes classe LMP2 após duas etapas.

Classificação de pilotos da classe LMP2 após duas etapas.