Extreme Speed faz dobradinha no treino classificatório para Indianápolis

 

Os ajustes feitos para um melhor desempenho dos carros da ESM para a prova de Indianápolis parecem ter feito resultado. A primeira fila será habitada pelos dos carros da equipe.

Ryan Dalziel marcou 1:17.603, superando Johannes van Overbeek no HPD ARX-03b #2 por 0,276 segundo. O desempenhos dos carros LMP2 surpreendentemente mostrou a vantagem, com o # 42 OAK Racing de Gustavo Yacaman ficar com o terceiro tempo, marcando 1:17.908.

Christian Fittipaldi foi o mais rápido entre as equipes que competem com modelos DP, e terminou em quarto na classificação com o tempo de 1:18.102. O #90 Spirit of Daytona de Richard Westbrook completou os cinco primeiros entre os protótipos da classe P.

Resultados do treino

Contudo, na classe PC Colin Braun, marcou o melhor tempo para a equipe Core Autosports com 1:19.849. Em segundo com uma diferença de mais de dois décimos, veio o Brasileiro Bruno Junqueira com o #09 da RS Racing. Em terceiro o #25 da 8Star Racing. Os cinco primeiros foram completaods por David Ostella (Performance Tech) e Martin Plowman (bar1 Motorsports).

A classe GTLM no treino de Indianápolis

Depois de uma temporada cheia de mais momentos a  Risi Competizione marcou a pole na classe GTLM. Com o tempo de 1:22.378  Giancarlo Fisichella, superou por 0,064 segundos o BMW #56 de John Edwards. O feito de Fisichella demostra o quanto a classe é competitiva. Com a pole a Ferrari é quinto fabricante a obter a pole no TUSC. Esta também é a primeira pole da equipe no ano.

Além disso, Fisichella foi o sétimo piloto diferente a marcar o melhor tempo na classe. O Viper #93 da SRT Motorsports vai alinhar em terceiro lugar na classe. Com o tempo 1:22.491 obtido por Jonathan Bomarito, que superou seu companheiro de equipe Marc Goossens por 0,049 segundos.

Os líderes do campeonato na classe, o Corvette #3 vai largar na sexta colocação. O Porsche #17 da equipe Falken Tire, superou pela segunda vez na temporada os Porsche oficais do fabricante Alemão. Por fim, Dane Cameron marcou a pole com o #94 BMW Z4 GT3 na classe GTD.

Tempos completos.

FIA ajusta sistema de combustíveis para modelos LMP1 para Austin

A Comissão de Endurance da FIA  ajustou a equivalência de tecnologia da classe LMP1 (EoT) para a próxima etapa do WEC no circuito de Austin no Texas.

Protótipos movidos à gasolina poderão usar um restritor maior de reabastecimento. Após testes realizados, foi constatada uma variação do fluxo devido a as altas temperaturas do combustível.

Para os modelos a Diesel o fluxo se mantém na casa de 25 mm. Para modelos à gasolina os valores ficaram em 25,95 mm serão. Os valores só terão efeito se no dia da corrida a temperatura ambienta ficar acima de 21 C durante a corrida.

Caso contrário, os carros movidos à gasolina voltarão a ter o restritor com 25,7 mm, valor este que foi usado nas duas primeiras etapas do WEC.

Lembrando que o regulamento técnico da ACO, já previa tal ajuste. Os valores devem se manter inalterados até a edição 2015 das 24 horas de Le Mans.

 *Fonte: Sportscar365.com

Signatech Alpine vence na Áustria

 A equipe Signatech Alpine conquistou a vitória neste domingo (20), no circuito de Red Bull Ring na Áustria. Sendo esta a terceira etapa do campeonato, até agora todas as corridas foram disputadas por equipes diferente, mostrando a competitividade e bom momento que vive o campeonato. A disputa foi intensa na hora final com o Zytek #38 da equipe Jota Sport.

Oliver Webb no #36 Alpine A450b Nissan “suou” para passar o #38 Jota pilotado por Simon Dolan. A briga que contou com a ajuda do ótimo traçado durou várias voltas e por fim o Alpine conquistou o primeiro lugar “sumindo” na frente dos demais competidores.

Companheiro de equipe de Webb,  Paul-Loup Chatin tinha assumido a liderança após o pit stops na segunda hora, mas foi com Harry Tincknell (Jota) que ele protagonizou uma ótima disputa na hora final da corrida.

Faltando menos de 1 hora para o término da prova, Tincknell e Chatin entregaram o carro para Dolan e Webb, Assim o piloto do #36 cruzou a linha a 12.385s à frente do Jota Dolan.

O Oreca #34 da equipe Race Performance de Michel Frey e Franck Mailleux terminou em terceiro lugar, a exatos 18.772s dos vencedores da corrida. O Zytek da Greaves Motorsport dos pilotos Mark Shulzhitskiy e Luciano Bacheta ficaram em quarto depois de um início difícil da corrida.

Ferrari #51 da AF Corse vence na GTE

O outro Morgan presente na prova da equipe Newblood por Morand Racing, com o piloto local Christian Klien terminou em quinto lugar, duas voltas atrás do líder. O time perdeu um tempo precioso quando Pierre Ragues ficou parado na entrada do pit, e Gary Hirsch teve que fazer um stop-and-go.

A estrela da prova pouco fez. O Ligier da equipe TDS Racing, não chegou a completar a prova. Teve que fazer uma parada nos boxes para arrumar os freios, quando voltou a pista, perdeu a roda traseira em virtude da quebra do eixo.

Na classe GTE a vitória ficou com a Ferrari #55 da equipe AF Corse, de Duncan Cameron, Matt Griffin e Michele Rugolo. Em segundo a Ferrari #81 Kessel Corrida Ferrari de Matteo Cressoni . Em terceiro a Ferrari #66da JMW Motorsport completou um pódio.

Dobradinha da SMP Racing na classe GTC

Em uma classe dominada pelo construtor Italiano o Aston Martin da equipe Racing UK, quase venceu a prova. Pilotado por Stuart Hall e Dan Brown, chegou a liderar a prova, mas logo que o terceiro piloto Roald Goethe assumir o volante, não conseguiu manter o bom ritmo, terminando em 7º.

Entre os GTC a equipe Formula Racing não conseguiu converter a sua pole position em outra vitória. O primeiro e o segundo lugar ficaram com a Ferrari #71 e #73 da SMP Racing respectivamente. Completando o pódio A Ferrari #95 da equipe AF Corse.

A próxima etapa será em Paul Ricard entre os dias 12 e 13 de Setembro.

Resultado final da prova.

OAK Racing domina e vence em Inje

Durante todo o final de semana o domínio da OAK Racing, a apontava como candidata natural a vitória na abertura do Asian LMS em Inje.  O piloto Ho-Pin Tung conduziu o #1 de forma convincente e ainda contou com a sorte já que o único adversário na classe LMP2 o #27 da Euraisa Motorsports  acabou se acidentando.

Sem adversários o Morgan  terminou 10 voltas a frente do segundo colocado. Embora tendo largado na segunda posição, o #27 Euraisa Motorsport Oreca 03  de Richard Bradley chegou a liderar a prova e abriu uma vantagem sobre o Morgan que sob o comando de David Cheng , abriu uma vantagem de quase 1 minuto.

No entanto, tudo foi por terra quando Brandley entregou o carro para  Tacksung Kim, que não foi capaz de igualar os tempos de volta de seu companheiro de equipe. Cheng assumiu a liderança na volta 50 e abriu uma lacuna considerável antes de entregar o #1 para Tung.

A superioridade e experiência de Ho-Ping foi determinante para o resultado da equipe, já que com uma pilotagem precisa abriu de 10 a 15 segundos por volta. Mesmo com John Hartshorme assumindo o volante do Oreca não teve tempo de recuperar ou lutar pela vitória.

Faltando 30 minutos para o término da prova, Bradley voltou ao volante do Oreca, para tentar uma reação, mesmo estando a oito voltas de desvantagem. Infelizmente acabou sofrendo um acidente na curva dois, não conseguindo volta para os boxes para os devidos reparos.

O #92 BMW Z4 GT3 da equipe AAI de Hanchen Chen, Ryohei Sakaguchi e Marco Seefried venceu na classe GT, e em segundo na classificação geral. Todos os três carros da equipe AAI acabaram no pódio. O #90 Mercedes-Benz SLS AMG GT3 que marcou a pole, bem como o outro BMW da equipe o #92 se revezaram na liderança da prova.

No entanto, um pit stop lento fez o #91, perder a liderança pouco depois. Mesmo com um dos pedais soltos Seefried conseguiu administrar e terminar a prova em primeiro em sua classe.

Único representante da classe CN o Ligier JS 53 EVO #77 da equipe Bamboo Racing, enfrentou por duas vezes problemas com o cambio, o que levou o pequeno carro a duas paradas longas nos boxes. Mesmo assim Frank You, Kevin Tse e Mathias Beche, conseguiram levar o carro até o final da prova e completarem 89 voltas.

A próxima etapa será no dia 31 de agosto no circuito de Fuji no Japão.

Classificação final.

Asian LMS Inje – OAK Racing marca a pole

A equipe OAK Racing marcou a pole para a prova inaugural do Asian LMS em Inje na Coréia do Sul. Ho-Pin Tung marcou,  1:23.889 na sessão de qualificação de 30 minutos de sábado neste sábado.

O piloto chinês, que vai dividir com David Cheng. Em segundo o Oreca #27 da Eurasia Motorsport , pilotado por  Richard Bradley. A diferença de meros0,198 segundo para o primeiro lugar.

A Craft-Bamboo Racing foi o terceiro mais rápido no geral com seu Ligier JS 53 Evo, o carro CN único remanescente neste fim de semana após um acidente para o carro da equipe ATL Wolf Ásia Lobo GB08 durante os trenos livres. Mathias Beche marcou 1:27.799. O piloto suíço vai dividir o Ligier com Frank Yu e Kevin Tse.

Na classe GTC, Takeshi Tsuchiya marcou o melhor tempo com o #90 da equipe AAI, pilotando o Mercedes-Benz SLS AMG GT3, marcou 1:32.186 superou  os dois  BMW Z4 GT3 da equipe. Seis dos oito carros originalmente inscritos irão participar da prova, além do Wolf a Ferrari #7  da equipe Python, sofreu danos no chassis depois de uma forte acidente.

Tempos da seção de classificação.

ELMS Áustria–Race Performance marca o melhor tempo nos treinos livres

A Race Performance liderou a primeira seção de treinos livres para a etapa da Áustria da ELMS. O #34 de Franck Mailleux e Michel Frey marcou 1:24.163, três décimos mais rápido que o #43 Newblood por Morand Racing de Pierre Ragues, Christian Klien e Gary Hirsch.

Os vencedores das 24 horas de Le Mans na classe LMP2 este ano, o Zytek da equipe Jota Sport, marcaram o terceiro tempo, seguido pela equipe Signatech Alpine em quarto lugar.

Na LMGTE o #72 SMP da equipe SMP Racing de Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin foi o mais rápido com uma volta 1:30.050, em segundo e terceiro os  #58 da equipe Sofre ASP e o #58 Aston Martin da Gulf Racing UK respectivamente.

ART Grand Prix liderou na classe GTC, com o #98 McLaren MP4-12C GT3.

Tempos da primeira seção.

ACO lança oficialmente classe LMP3

O Automobile Club de l’Ouest, lançou hoje oficialmente a nova classe LMP3, que fará sua estreia nas sérias Asiáticas e Europeias organizadas pela entidade em 2015.

O novo LMP será construído apenas com a configuração cupe, terá um chassi de carbono e aberturas na carenagem em cima de cada roda. Os novos modelos serão 15CM mais curtos do que os atuais LMP2, porém com a mesma largura.

Em termos de motorização o carro terá um motor V8 aspirado (420 cv). O módulo eletrônico será fornecido pela Magnetti Marelli e comercializado pela Oreca. A empresa francesa também irá fornecer serviços técnicos e de apoio..

Em termos de custos o carro completo não deve ultrapassar 246 mil dólares (195 mil Euros). Os custos de um carro novo são consideravelmente mais elevados do que inicialmente anunciado. Em novembro, foi dito que um carro deveria custar  mais de 202 mil dólares (150 mil Euros).

Os regulamentos técnicos serão congelados por três anos, no mínimo. O desempenho em termos de tempo de volta será de 2 segundos mais rápido por volta do que um carro da classe GTE.

Espera-se que os custos de manutenção de um carro que vai competir na ELMS em uma temporada completa gire em torno de 350 mil e 400 mil Euros.

Onroak Automotive, SORA / Sébastien Loeb Racing, Tatuus, Riley Technologies, Norma e Juno são conhecidos por estar trabalhando em projetos LMP3 ou demonstraram interesse na nova categoria. Sendo um fornecedor exclusivo de motores, a Oreca não poderá projetar ou vender um chassis LMP3.

Os atuais carros CN ainda serão elegíveis  no Asian Le Mans Series, entre 2015 e 2016, além dos LMP3s, mas a partir de 2017 só carros LMP3 serão aceitos na série.

Especificações técnicas LMP3.

Asian LMS com um grid modesto para Inje

 Além da prova da Áustria da ELMS, teremos neste final de semana a abertura do Asian LMS no circuito de Inje na Coréia do Sul. Para a prova inicial 8 carros estão confirmados, até por que a grande maioria das equipes não se aprontou a tempo para a abertura do campeonato.

Apenas dois LMP2 vão competir em Inje. O Morgan da OAK Racing Team Ásia, atual campeão e O Oreca 03 da Eurásia Motorsport, que vai utilizar  o chassi da equipe Ginion Boutsen Racing. A Eurásia vai competir em parceria com Murphy Prototypes.

David Cheng e Ho-Pin Tung irão competir com o Morgan da OAK Racing. Já o Oreca será pilotado por Richard Bradley, John Hartshorne e Tacksung Kim. Para a próxima etapa em Fuji um terceiro LMP2 é esperado, um Morgan  pela equipe Bamboo Craft Racing.

Dois protótipos CN farão  sua estreia no campeonato. O Ligier JS 53 da Bamboo Craft Racing de Mathias Beche, Farnk Yu e Kevin Tse, além do Wolf GB08 da Wolf  Ásia dos pilotos Dominik e Gilbert Ang. O Tatuus PY012 da Eurasia Motorsport deve começar seus trabalhos em Fuji.

Entre os GTs quatro carro estarão na disputa, todos com especificação GT3. Três destes para a equipe AAI RSTRADA que irá alinhar dois modelos diferentes. Mercedes SLS AMG GT3 será pilotado por Lam e Yu Tsuchiya Takeishi, duas BMW Z4 GT3 dos pilotos San Chen, Tatsuya Tanigawa e Oliver Millroy. Hanchen Chen, Ryohei Sakaguchi e Marco Seefried estarão no segundo carro. Teremos uma Ferrari pela equipe Ferrari China Team CHN dos pilotos Zou Rui e Xu Wei.

IMSA realiza ajuste de desempenho antes de Indianápolis

Na eterna luta entre LMP2 e DP os carros americanos ainda levam vantagem, mas os LMP2 estão chegando. Com a vitória da equipe OAK Racing em Mosport, a IMSA resolveu dar uma ajuda a equipe ESM, e seus dois HPD terão um aumento de 0,3mm em seus restritores de ar. Os outros carros da classe não sofrem alterações.

Entanto na classe GTLM as mudanças foram maiores. O Porsche 911, teve um aumento de 0,7 mm em seu restritor, Ferrari F458 perde 30kg de peso, além de ganhar 0,6mm no seu restritor. O modelo italiano também recebeu alterações na asa traseira, que remetem ao modelo usado em 2011.

O Corvette C7.R, que venceu duas das últimas 4 provas, vai ganhar 25kg de peso, já o BMW Z4 perde 15kg. O Porsche foi autorizado a usar um spolier dianteiro 25mm maior e alterações na asa traseira.

Na GTD as alterações foram na capacidade do tanque de combustível. Audi R8 ganhou 3 litros, BMW Z4 GTE, 5 litros e Viper GT3-R 6 litros. O Aston Martin GT3 teve uma redução de 2 litros.

Ajuste de desempenho entre as classes GT para Red Bull Ring

 No próximo final de semana teremos a primeira etapa do ELMS depois das 24 horas de Le Mans no ótimo circuito de Red Bull Ring na Áustria. Para a prova a ACO mexeu na equivalência tantos dos carros da classe GTE, quanto GTC.

Para a GTE a Ferrari, que enche o grid com seus modelos F458 terá uma redução de 1,3mm em seus restritores de ar. Os demais carros da classe permanecem inalterados.

Na GTC  a mudança abrange mais carros. Audi R8 LMS aumento de 3mm em seu restritor, BMW Z4, redução de 40kg no peso mínimo, Porsche 911 GT3R, também ganha uma redução de 30kg em seu peso mínimo. Para a Ferrari F458 GT3 os restritores do motor foram fechados em 2mm, enquanto o McLaren teve um ajuste na pressão do turbo.

O diretor técnico do ELMS Vicente Beaumesnil explica como são baseados os ajustes.

P. Como são coletados os dados que determinam  as alterações nos carros?

R. “Nós olhamos para os tempos de volta, levamos em conta o nível dos pilotos, as condições meteorológicas, a consistência do carro.Este processo já provou no passado que é eficiente. O processo feito no WEC é muito mais complexo, mais caro e exige mais recursos e equipamentos humanos. Estamos em um campeonato com carros de clientes em que as equipes e pilotos devem fazer a diferença, o nosso objetivo é dar uma chance a todos sobre o potencial de seu carro, então cabe aos pilotos e equipe  fazer o trabalho!”

P. O BoP da classe GTC é baseado nas especificações FIA GT3. Como a ACO se adapta para implementar estas mudanças no ELMS?

R. “Geralmente nós adicionamos 40 kg em todos os carros GT3 para manter a diferença com os GTE (carros GT3 são muito menos técnico, mas mais rápidos do que um carro GTE), exceto uns poucos que não precisam do peso adicional. Em seguida, tomamos decisões com base nas informações que coletamos de cada fim de semana de corrida, o que é novo. Antes de Imola o princípio foi aplicar rigorosamente o FIA BoP e adicionar 40 kg para cada carro. Mas não teve mais etapas GT3 com os padrões da FIA. Então decidimos fazer algumas mudanças nós mesmos. Nós usamos dados da corrida, mas também olhamos para o que foi feito nos outros campeonatos de GT3, porque nos dá uma boa ideia do nível de cada carro.”

BoP detalhado.

Lista atualizada de inscritos.