A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e o Automobile Club de l’Ouest (ACO) anunciaram oficialmente as fornecedoras técnicas que irão moldar a nova era da classe LMP2 a partir de 2028. A ORECA e a Ligier Automotive serão as duas fabricantes exclusivas de chassis, enquanto a britânica Gibson Technologies continuará como fornecedora oficial do motor.
As definições fazem parte do novo regulamento técnico da categoria, que entrará em vigor em 2028 e terá validade até o final da temporada 2032. O processo seletivo, iniciado em março de 2025, buscou definir os parceiros estratégicos para a próxima geração de protótipos de endurance.
Redução no número de fornecedores
Atualmente, quatro fabricantes estão homologados para fornecer chassis LMP2, agora, serão apenas dois com o novo regulamento. Apesar do interesse de marcas como Lola e Tatuus, a FIA e a ACO optaram por manter duas companhias já presentes na categoria: ORECA e Ligier.
Contudo, a ORECA domina amplamente o cenário da LMP2 nos últimos anos. Todos os carros da categoria nas 24 Horas de Le Mans de 2025 foram construídos pela fabricante francesa. Para Hugues de Chaunac, presidente do Grupo ORECA, a escolha reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento da categoria:
“Esta nova seleção reconhece nossa dedicação e a experiência que adquirimos ao longo de mais de dez anos no LMP2. Nosso objetivo é oferecer uma plataforma forte e confiável, adaptável aos desafios futuros”, declarou.
Por sua vez, a Ligier, que disputou parte da temporada 2024 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship com o JS P217, já prepara o lançamento do novo modelo JS P228. O presidente da empresa, Jacques Nicolet, celebrou a escolha:
“É um imenso orgulho e uma grande responsabilidade. Esta nova geração LMP2 é um grande passo à frente para o ecossistema que ajudamos a construir. Toda a empresa está comprometida com a entrega de um chassi confiável e de alto desempenho.”
Gibson segue como fornecedora de motores
Além disso, a Gibson Technologies manterá seu papel como fornecedora exclusiva de motores para a LMP2. Função que exerce desde o início do atual regulamento em 2017. A novidade para 2028 é a introdução da indução forçada, que ocorrerá pela primeira vez desde 2016.
A próxima geração de protótipos LMP2, com os novos chassis e o motor revisado da Gibson. Além disso, será elegível para competições como o IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Reforçando o papel global da categoria como base de formação para equipes e pilotos.