A Nissan que vêm enfrentando problemas com seu GT-R LM NISMO que estreou nas 24 horas de Le Mans. após várias adiamentos desde o início do ano. Por conta deste mal desempenho a equipe baseada nos EUA iniciar uma bateria de testes no circuito de Austin no Textas entre os dias 28 e 29 de Junho, visando a próxima etapa do Mundial de Endurance que acontece em Nurburgring na Alemanha no dia 30 de Agosto.
O LMP1 contará com um novo kit aerodiâmico com alto dowforce, novo sistema de freios além de uma suspensão revisada. Foram os freios e a suspensão os principais problemas durante as 24 horas de Le Mans em Junho.
A equipe também já tinha anunciado que o carro não iria competir com seus sistema híbridos no restante da temporada do WEC.
Futuro do programa LMP1 é incerto.
Ainda nesta semana o futuro do programa LMP1 da marca será decidido em uma reunião na sede da Nissan no Japão. Em declarações ao site Sportscar365 o encontro deve avaliar a permanencia ou não da marca na principal categoria do WEC. O programa tem validade de 2 anos para a atual geração do GT-R NISMO.
O carro chegou a ser desclassificado durante o treino classificatório em Sarthe por não ter obtido o tempo mínino necessário. Em meio a crise o presidente da Nissan Carlos Ghosn admitiu que a expectativa em torno do projeto do carro não saiu como deveria.
“A Nissan tem sido sempre associada com a inovação”, disse Ghosn. “Nós fizemos uma tentativa que não se mostrou frutífera. Temos de reavaliar a estratégia. Queríamos ser diferentes e competitivos, mas fomos apenas diferentes.”
Porém membros da equipe garantiram que o programa não será alterado e os testes em Austin irão definir novos rumos para a equipe.