O piloto da Alpine Hypercar, Mick Schumacher, indicou que está aberto a novas oportunidades ao priorizar sua participação no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), após deixar o cargo de piloto reserva da Mercedes-AMG na Fórmula 1.
O alemão iniciou sua segunda temporada na categoria nos 1.812 km do Catar, no mês passado, terminando em 13º lugar no Alpine A424 nº 36, ao lado de Jules Gounon e Fred Makowiecki. Apesar de já ter manifestado o desejo de retornar à Fórmula 1 desde sua saída da Haas no final de 2022, Schumacher adota agora uma abordagem mais focada nas corridas de resistência.
Na última temporada, ele manteve laços com a F1 como piloto reserva da Mercedes-AMG e chegou a ser cogitado para uma vaga de titular na Alpine, que acabou escolhendo Jack Doohan para compor dupla com Pierre Gasly.
Falando no Catar, Schumacher destacou que, embora o sonho de voltar à Fórmula 1 ainda esteja vivo, sua mentalidade mudou, permitindo-lhe se dedicar completamente ao WEC e explorar outras possibilidades dentro do automobilismo de resistência.
“Neste ano, quis estabelecer o WEC como minha prioridade principal, sem a função de piloto reserva ao lado. Isso me permite olhar para outras oportunidades e aproveitá-las quando surgirem”, afirmou ao site Sportscar365.
Quais os planos de Mick Schumacher
O piloto alemão, de 26 anos, evitou especificar quais outras categorias despertam seu interesse, mas reforçou que sua prioridade atual é o WEC. “Ainda sou muito jovem para disputar apenas oito corridas no ano. Espero que novas oportunidades apareçam, mas, por ora, meu foco principal é o WEC”, acrescentou.
Schumacher também destacou que qualquer decisão futura será tomada com calma. “Se surgir uma chance de crescimento na F1, não direi não. Mas também não descartarei boas oportunidades no WEC ou em outra categoria. Quero analisar todas as opções e ver se me encaixo nelas a longo prazo.”
Até o momento, o piloto já participou de nove provas com a Alpine, incluindo um terceiro lugar nas 6 Horas de Fuji, em setembro do ano passado, garantindo o primeiro pódio do A424. Ele reconhece que ainda está se adaptando às exigências do protótipo com chassi ORECA.
“Ainda há muito a aprender. Seria estranho dominar tudo em um ano, pois isso tornaria as coisas fáceis demais”, avaliou. Schumacher também enfatizou o crescimento do WEC, citando a chegada de novas montadoras, como a Aston Martin, e o alto nível de competitividade da categoria. “É um campeonato desafiador e muito divertido de disputar. Ainda não estou 100% adaptado, mas continuo aprendendo, e isso faz sentido no momento.”