McLaren revela protótipo LMDh que competirá no WEC em 2027

A McLaren anunciou oficialmente seu retorno à classe principal do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) a partir da temporada 2027, com a apresentação de seu protótipo LMDh neste sábado, 14, na vila dos fabricantes em Le Mans. O lançamento ocorreu no mesmo fim de semana que marca o 30º aniversário da icônica vitória do McLaren F1 GTR nas 24 Horas de Le Mans de 1995.

Nesse sentido, o novo carro, ainda sem nome oficial, terá sobre um chassi Dallara e integrará a categoria Hypercar. O programa de fábrica será operado pela United Autosports. A equipe cofundada pelo CEO da McLaren Racing, Zak Brown . Elae atuará sob o nome McLaren United AS.

Os detalhes do programa da MacLaren no WEC

Durante coletiva de imprensa na sexta-feira (13), Brown confirmou que a expectativa é iniciar os testes de pista no primeiro semestre de 2026. O executivo também deixou em aberto uma possível participação no IMSA WeatherTech SportsCar Championship. Principal categoria de endurance da América do Norte, mas destacou que isso só aconteceria “a partir de 2028, no mínimo”.

Além disso, a operação contará com liderança de James Barclay, ex-chefe da Jaguar na Fórmula E. Este nomeado como chefe de equipe do novo esforço da McLaren no endurance global.

Por fim, com o projeto LMDh, a McLaren se junta ao crescente grupo de fabricantes de prestígio que apostam no regulamento de convergência entre o WEC e o IMSA, reforçando o cenário competitivo da classe Hypercar nos próximos anos.