O australiano Mark Webber alerta Fernando Alonso, sobre a possível participação do espanhol na principal prova de endurance do mundo, as 24 horas de Le Mans. Webber que abandonou a F1 para ser campeão pela Porsche no Mundial de Endurance, acredita que disputar Le Mans, a preparação deve ser intensa.
“É um erro. São duas coisas totalmente diferentes, que te absorvem uma energia mental altíssima. Se você faz a F1, não pode permitir certas distrações”, analisou o australiano, que triunfou no WEC em 2015, ao site italiano Automoto.it.
“Digo isso após ter passado pela temporada e corrido em Le Mans. Eu, no lugar de Fernando, não faria isso. Ou você escolhe fazer Le Mans como se deve e se concentra nisso, trabalhando nas três semanas anteriores com uma concentração de louco, sem se esquecer disso no resto do ano, ou arrisca ir mal. A F1 de hoje é específica de tal forma que não permite espaços”, continuou.
Nico Hulkenberg que também partilhou F1 e Le Mans, as coisas foram mais fáceis segundo o australiano. “Era uma equipe de segundo plano na F1, que não tinha a mesma pressão, além de que ele estava em Le Mans com uma equipe que estava no topo [Porsche]. Isso simplifica muito as coisas”, disse. “Mas até mesmo ele estava distraído no fim.”
“Na F1, o empenho mental é muito forte e, para entender se vale a pena, acredito que Alonso tenha feito bem em correr em Daytona.”
Webber participou de cinco edições da 24 horas de Le Mans, nenhuma durante sua participação na F1. entre 1998 e 1999 pela Mercedes e 2014 até 2016 pela Porsche. Conquistou um segundo lugar na classe LMP1 em 2015.