A Porsche divulgou nesta sexta (25), que Romain Dumas e Marc Lieb, vão deixar o programa LMP1 da marca, e desenvolver novas atribuições dentro da Porsche.
Vencedores entre os pilotos no Mundial de Endurance, além de vencer as 24 horas de Le Mans. Os dois tem uma vasta experiência em provas de longa duração. Dumas tem oito vitórias em corridas de 24 horas, com Porsche. Lieb, tem seis vitórias.
Michael Steiner, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Porsche AG, aprecia o bom trabalho que a dupla tem feito para a marca: “Marc e Romain têm feito uma contribuição fantástica para a nossa empresa. Isso vale para o trabalho atrás do volante, bem como para o seu apoio a outros projetos internacionais. Eles se destacam pela esportividade e representam os valores da nossa marca “.
Fritz Enzinger, Vice-Presidente LMP1, acrescenta: “O programa LMP1 se beneficiou imensamente de Marc e a experiência de Romain, especialmente durante a fase de construção da equipe e em Le Mans. Juntos, passamos por alguns altos e baixos nos últimos anos. Estou muito satisfeito que ambos os pilotos puderam concluir esta parte da sua carreira com a Porsche como vencedores em Le Mans e campeões mundiais. Agradeço Marc e Romain do fundo do meu coração por sua condução, e seu compromisso forte e sua lealdade “.
Marc Lieb, se tornou piloto da Porsche aos 20 anos. Hoje está com 36. No entanto, apesar do sucesso nas pistas, a sua carreira profissional começou bem longe das corridas. Pai de dois filhos, mora em Ludwigsburg, perto de Stuttgart. Se matriculou na faculdade técnica Esslingen e obteve seu diploma de engenheiro automotivo. “Eu sempre imaginei que o programa LMP1 seria o meu último assento como piloto”, diz Lieb. “Eu consegui definir cedo minha carreira na Porsche. Eu sou grato por todas as chances e possibilidades que a Porsche me deu por tantos anos. E eu sou especialmente grato à minha família por me apoiar em mais de duas décadas na corrida. Foi difícil às vezes. Agora vou apoiar a marca no programa internacional de clientes, como vencedor de Le Mans e campeão do mundo. ”
O Relacionamento de Romain Dumas com a Porsche, se estende muito além da pilotagem do 919 Hybrid. Começou na companhia em 2003. Ele também participou, e venceu a Pikes Peak International Hill. “Para mim, a Porsche é como uma família”. Natural de Alès no sul da França, hoje vive em Arzier (CH). “Fizemos história algumas vezes, em Spa e ao Nordschleife com o 911 GT3, e, obviamente, em Sebring com o RS Spyder. Os últimos três anos na classe LMP1 foram do mais alto nível profissional. Tem sido incrivelmente competitivo e muito desafiador. Vencer as 24 horas de Le Mans com a Porsche era um sonho e eu estou orgulhoso de ter conseguimos juntos há muitos anos. Sou um homem de desafios e haverá um novo em breve “.
Porsche, não revelou os pilotos substitutos.