Le Mans 2025: prova será palco da quarta etapa do WEC com grid reforçado e homenagens históricas

A edição de 2025 das 24 Horas de Le Mans marcará a quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) e promete um espetáculo memorável em La Sarthe. A tradicional corrida francesa, conhecida como um dos maiores desafios do esporte a motor, oferecerá pontuação dobrada aos dez primeiros colocados em tempo integral, o que pode ser decisivo na briga pelo título.
Desde 1923, Le Mans tem sido sinônimo de resistência, colocando à prova a capacidade humana e mecânica em um circuito de 13,6 km implacável, onde o imprevisível é regra e apenas os mais fortes prevalecem. A mítica pista novamente atrairá atenção global com um grid reforçado e novidades importantes nas principais categorias do WEC.
Porsches e Cadillacs dominam o grid da Hypercar
A classe Hypercar contará com 18 inscrições permanentes, mas ganhará reforços de peso. A Porsche Penske Motorsport alinhará um carro extra para os líderes do IMSA, Nick Tandy e Felipe Nasr, além do atual campeão mundial de Fórmula E, Pascal Wehrlein. O time alemão terá, ao todo, quatro carros na prova, enquanto um quinto Porsche 963, da Proton Competition, figura na lista de reserva.
Além disso, a Cadillac também terá presença marcante, com quatro protótipos: dois inscritos por Wayne Taylor Racing e Whelen Engineering, e outros dois da equipe britânica JOTA. Porém, a marca celebra 75 anos desde sua primeira aparição em Le Mans, e a JOTA comemora duas décadas de sua estreia na prova francesa.
LMGT3 com reforços e retorno da Mercedes
Na recém-criada categoria LMGT3, o grid de 18 carros regulares terá seis inscrições adicionais. Entre os destaques está o retorno da Mercedes-AMG a Le Mans, pela primeira vez desde 1999, com um terceiro carro da Iron Lynx. A Manthey também alinhará um terceiro Porsche 911 GT3 R LMGT3.
Aliás, a Ferrari terá nomes de peso na LMGT3. Como Lilou Wadoux – primeira piloto de fábrica da marca e vencedora do WEC em Spa, em 2023 – e Eddie Cheever III. Filho do ex-F1 Eddie Cheever e vencedor das 500 Milhas de Indianápolis.
Iron Dames se une à TotalEnergies com pintura especial
Aliás, em sua sétima participação consecutiva, o projeto Iron Dames – única equipe exclusivamente feminina do grid – firmou parceria com a TotalEnergies. A colaboração, que une inovação e igualdade de oportunidades, será celebrada com uma pintura especial a ser revelada em breve. Sob o lema “Powering Your Dreams”, a equipe busca mostrar que, com paixão e dedicação, os limites podem ser superados.
— “Le Mans é mais do que uma corrida – é sobre nunca desistir e tornar o impossível possível”, destacou Deborah Mayer, fundadora da Iron Dames. “A parceria com a TotalEnergies é uma honra e reforça nosso compromisso com o progresso, a inovação e o empoderamento feminino no esporte.”
Nomes de destaque na LMP2
Na classe LMP2, o grid de 17 carros terá nomes consagrados e jovens talentos. O tricampeão de Le Mans e bicampeão mundial André Lotterer se une à multicampeã da W Series Jamie Chadwick e ao jovem francês Mathys Jaubert na equipe IDEC Sport. Em preparação para a estreia da Genesis Magma Racing na Hypercar em 2026.
Outros destaques incluem Théo Pourchaire, Clément Novalak e Reshad de Gerus — todos egressos do teste de novatos do WEC — além do atual campeão da LMGT3, Aliaksandr Malykhin, e Esteban Masson, vencedor de pódio em Imola.
Por fim, António Félix da Costa, ex-campeão da Fórmula E, estará com a AF Corse. Enquanto Pietro Fittipaldi, neto de Emerson Fittipaldi, representará a United Autosports.