A casa de leilões Sotheby’s está leiloando um dos três Lancia LC2 que disputou o Mundial de Marcas em 1983. O carro com o chassi 0002 competiu em duas oportunidades nas 24 Horas de Le Mans, tendo o melhor resultado o sexto lugar em 1985.
Além disso, o protótipo venceu os 1000 quilômetros de Imola em 1983, e pódios em Mugello e Kyalami. De acordo com o leiloeiro, o carro está restaurado pelas mãos da oficina Canepa, em Scotts Valley, Califórnia, entre 2015 e 2016. O Lancia LC2 teve apenas sete chassis produzidos. O modelo à venda possui a configuração de 1985. Ale acompanha peças de reposição.
A história do Lancia LC12
Lancia LC2 possui um motor desenvolvido pela Ferrari, um V8 de 2,6 litros com duplo turbocompressor. Este motor é o mesmo que equipe a Ferrari 288 GTO. O propulsor era montado à mão por técnicos da Abarth. Assim, a unidade era capaz de produzir impressionantes 700 cavalos de potência enquanto girava a 9.000 rpm. Combinado com a carroceria leve, o seu peso é de apenas 850 kg, o LC2 foi capaz de atingir velocidades de 360 km/h.
O protótipo competiu de 1983 até 1986, embora continuassem a ser utilizado por equipes privadas até 1991. Antes de ser extinto, o primeiro protótipo também respeitou as últimas regulamentações do Group C
Mais poderoso do que seu concorrente principal, o Porsche 956, os LC2 foram capazes de assegurar várias pole positions durante suas três temporadas e meia com a equipa de fábrica Martini Racing. Entretanto, a confiabilidade e nomeadamente o consumo de combustível prejudicou os esforços do LC2 para vencer o Porsche.
O LC2 ganhou três vitórias consecutivas sobre sua vida nas mãos de pilotos italianos Teo Fabi, Riccardo Patrese, Alessandro Nannini, e Mauro Baldi, assim como o alemão Hans Heyer e o francês Bob Wollek.
Por fim, o protótipo teve uma humilde participação nas 24 Horas de Le Mans onde obteve um melhor resultado com a 6º colocação em 1985.