Lamborghini se aproxima da performance ideal com o SC63, afirma Romain Grosjean

Romain Grosjean acredita que a Lamborghini está próxima de atingir o “máximo de 100%” do desempenho de seu protótipo SC63, após um sólido resultado nas Seis Horas de Watkins Glen, no último domingo, 22, onde o suíço liderou parte significativa da prova em condições climáticas variáveis.

A bordo do Lamborghini SC63 #63 da equipe Iron Lynx/Riley Motorsports, Grosjean assumiu a ponta da corrida ainda na primeira hora, após largar da 11ª posição. Aproveitando-se da chuva no início da disputa, o ex-piloto de Fórmula 1 liderou 23 voltas em condições mistas — alternando entre pista molhada com pneus slicks e secagem gradual do traçado.

Porém, com a perda de rendimento na segunda metade da corrida, com a elevação da temperatura da pista, o carro cruzou a linha de chegada em sétimo lugar na classificação geral. O resultado iguala a melhor colocação do protótipo no IMSA WeatherTech SportsCar Championship até agora, repetindo o sétimo lugar obtido na estreia do modelo nas 12 Horas de Sebring de 2023.

“Sabemos que ainda há grandes limitações no carro”, declarou Grosjean ao Sportscar365. “Mas conseguimos extrair um bom desempenho. Estamos definitivamente perto da maximização de 100%. Infelizmente, ainda não é o suficiente.”

A performance da Lamborghini em Watkins Glen

Além disso, o suíço destacou que uma mudança na configuração do carro durante a classificação representou um grande avanço na compreensão do comportamento do SC63. “Mantivemos uma configuração semelhante hoje e funcionou muito bem. Tivemos condições bem diversas — pista molhada, slicks, bandeiras amarelas — e conseguimos sobreviver. Só falta um pouco mais de desempenho”, explicou.

Ao lado de Daniil Kvyat, seu companheiro de pilotagem, Grosjean elogiou o esforço da equipe, que finalmente completou uma prova da Michelin Endurance Cup após abandonos nas 24 Horas de Daytona e nas 12 Horas de Sebring. “Acho que todos na equipe fizeram um trabalho muito sólido”, afirmou Kvyat. “Estamos nos aproximando, mesmo com menos tempo de pista que nossos concorrentes. Chegamos, corremos e precisamos entregar.”

Grosjean também parabenizou a Riley Motorsports pela estratégia que colocou o carro na liderança: “Quando estávamos com ar limpo e pista mais fria, o carro se comportava muito bem. Aquela sequência foi um marco para a Lamborghini — lideramos voltas de forma consistente. Só faltou liderar a última, que é a mais importante.”

Por fim, a próxima etapa da Michelin Endurance Cup será realizada no lendário circuito de Indianápolis. Aliás, é a única pista até então — além de Watkins Glen — onde o SC63 já havia liderado voltas no WeatherTech Championship. “Indianápolis deve ser boa para o carro. A pista é lisa, o que pode nos beneficiar. Vamos dar nosso melhor e depois partimos para Petit Le Mans, que é uma corrida incrível”, concluiu Grosjean.

Apesar de ainda não ter alcançado o pódio, a Lamborghini sai de Watkins Glen com sinais claros de evolução no projeto SC63. Mirando voos mais altos nas próximas etapas do campeonato.