Jack Aitken garantiu a pole position para a última etapa da temporada do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, o Motul Petit Le Mans, que será realizado no sábado, 11. O piloto da Action Express Racing registrou uma volta de 1:09.639 no Cadillac #31, superando por apenas 0,070 segundos o Porsche 963 #7 da equipe Penske, pilotado por Matt Campbell.
O terceiro lugar no grid ficou com o BMW M Hybrid #25 da Team RLL, conduzido por Connor De Phillippi, seguido pelo Cadillac #01 da Chip Ganassi Racing, de Sebastien Bourdais. Filipe Albuquerque, da Wayne Taylor Racing com Andretti, colocou seu Acura ARX-06 #10 na quinta posição, com o companheiro de equipe Jordan Taylor em sexto.
Resultado do qualy
Além disso, Phil Hanson, com o Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports, conquistou a sétima posição, à frente do Porsche #6 da Penske, de Nick Tandy, que ficou em oitavo. Todos separados por menos de seis décimos de segundo.
Na classe LMP2, Ben Keating garantiu a pole com o Oreca 07 Gibson #2 da United Autosports, superando Steven Thomas, da TDS Racing, por 0,234 segundos. PJ Hyett, da AO Racing, completou o top três da categoria. O carro #52 da Inter Europol by PR1/Mathiasen Motorsports, de Nick Boulle, largará da quarta posição.
Heinrich e Andrews brilham nas classes GT
Nesse interím, na classe GTD Pro, o líder do campeonato, Laurin Heinrich, fez história ao garantir sua primeira pole no IMSA. Ao volante do Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing. Com um tempo de 1:17.891, Heinrich quebrou o recorde de qualificação da pista. Superando Tommy Milner, que pilotava o Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #4 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports, por apenas 0,052 segundos.
Contudo, Ross Gunn, segundo colocado no campeonato da GTD Pro, qualificou seu Aston Martin Vantage GT3 Evo #23 da Heart of Racing Team na terceira posição. Seguido pelo Corvette #3 de Antonio Garcia. Fred Vervisch, com o Ford Mustang GT3 #65 da Multimatic Motorsports, completou os cinco primeiros da classe.
Do mesmo modo, na classe GTD, a pole foi conquistada por Scott Andrews, a bordo do Mercedes-AMG GT3 Evo #80 da Lone Star Racing. Que ficou em sexto lugar na classificação geral entre os carros de produção. Robby Foley, com o BMW M4 GT3 #96 da Turner Motorsport, ficou em segundo na categoria. Seguido por Philip Ellis, no Mercedes-AMG #57 da Winward Racing, em terceiro.
Aliás, a sessão de qualificação do GT teve uma bandeira vermelha após nove minutos. Quando detritos do Lexus Vasser Sullivan #12, de Daniel Serra, se espalharam pela pista após um incidente com Parker Thompson na Curva 10a. Ambos os pilotos tiveram suas voltas mais rápidas anuladas por causarem a interrupção. No entanto, antes da bandeira vermelha, Serra havia registrado o tempo mais rápido, com 1:20.137.
Por fim, nos momentos finais da sessão, Thompson parou na pista, aparentemente com problemas mecânicos, encerrando sua participação de forma precoce. O Grande Prêmio transmite ao vivo no seu canal do YouTube a partir das 13h.