Quando a esmola é demais o santo desconfia. Foi com este pensamento que a Vector Sport anunciou nesta segunda-feira, 27, que não será parceira da equipe Isotta Fraschini para a temporada 2024 do WEC.
A Isotta Fraschini, que recebeu esta manhã a confirmação para uma inscrição do Hypercar Tipo 6 LMH Competizione, confirmou que trabalhará com a Duqueine Engineering para sua primeira campanha no WEC.
“É com grande pesar que a Vector Sport anuncia que não competirá no Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024”, diz o comunicado sobre o assunto divulgado pela Vector Sport.
“Conforme amplamente divulgado, a Vector Sport foi escolhida para ser a equipe de fábrica do novo carro Isotta Fraschini LMH em 2024, uma colaboração que remonta a dezembro de 2022, quando o contrato foi assinado e anunciado.
“A marca da equipe italiana foi predominantemente exibida no carro Vector Sport LMP2 durante a temporada 2023 do WEC.
“Desde a primavera de 2023, a Vector Sport espera gerir o programa de testes e desenvolvimento de corridas – conforme originalmente acordado – em preparação para a competição do próximo ano. Na realidade, a Isotta Fraschini não conseguiu divulgar o Tipo 6 Competizione ou quaisquer dados, apesar dos repetidos pedidos”, disse.
A versão da Vector Sport
Além disso, o chefe da equipe Vector Sport, Gary Holland, cita o “acesso mínimo” ao processo de desenvolvimento do Hipercar Tipo 6. Como a principal razão para a equipe cortar laços com a Isotta.
“O nível de decepção que sentimos com a posição de Isotta Fraschini é difícil de expressar em palavras”, disse ele. “Recebemos acesso e contribuição mínimos para o desenvolvimento deste novo Hipercar, apesar do sólido acordo anterior sobre testes e desenvolvimento de carros de corrida em preparação para 2024. Portanto, não temos nenhuma ideia real de como o desenvolvimento do Isotta progrediu.
“A Vector Sport se inscreveu para participar do LMP2 na European Le Mans Series para 2024, conforme anunciado antes do final da temporada do WEC, mas não temos opções no WEC nesta fase final. No entanto, já entramos em negociações positivas para 2025 e estamos ansiosos por trabalhar com um fabricante no WEC que se alinhe com os nossos valores e ambições.”
O diretor comercial Adam Shore acrescentou: “Nosso contrato assinado em dezembro de 2022 contém termos claros que não foram honrados pela Isotta Fraschini. A sua abordagem tem sido intransigente e, em última análise, uma violação flagrante.
“Temos uma gama de opções legais abertas para nós, é claro, mas somos uma equipe de corrida profissional alinhada aos melhores interesses do esporte.
“O Campeonato Mundial de Endurance da FIA e esses interesses são fundamentais em nossas mentes. Como diz Gary, estamos mais focados por enquanto em concluir os preparativos para uma campanha competitiva do WEC em 2025.”
Expectativa para o WEC 2024
Após a revelação da lista de inscritos para 2024, Claudio Berro, chefe de automobilismo da Isotta Fraschini, disse que o revivido fabricante italiano alcançou seu primeiro grande objetivo. Que era obter uma entrada para a temporada de 2024 do WEC. Embora não haja menção ao relacionamento de Isotta com a Vector Sport, a Duqueine Engineering é citada em seus comentários.
“O nosso objetivo é o FIA WEC em 2024”, disse ele. “Após um ano de intenso trabalho, auxiliado pela Michelotto Engenharia, o projeto atingiu seu objetivo. Agora teremos que competir com os fabricantes de automóveis mais importantes do mundo. Um compromisso que irá motivar ainda mais a nós e ao nosso parceiro desportivo Duqueine.”
Aliás, a declaração acompanha os comentários de Berro e Alessandro Fassina, presidente da Isotta Fraschini, diz. “A participação no WEC acontecerá graças à colaboração com a empresa Duqueine. Líder mundial na construção de materiais compósitos para componentes aeronáuticos e carros de corrida. A presença na pista será Duqueine Engineering, que se encarregará das atividades desportivas, enquanto Isotta Fraschini se encarregará da gestão técnica.
“A inscrição para o campeonato ocorreu com a Licença de Competidor Italiano com o histórico #14, atribuída a Isotta Fraschini pelo Automóvel Clube da Itália.”
Por fim, a Vector Sport afirma que mais informações sobre seus planos para 2024 no ELMS ocorrerão nas próximas semanas.