A equipe Vector Sport confirmou a participação no Mundial de Endurance 2023 com Hypercar da Isotta Fraschini. O protótipo está sendo desenvolvido pela Michelotto, na Itália.
A princípio, o plano deles é ingressar na terceira temporada do WEC, que ocorrerá em Spa-Francorchamps no mês de abril. Os testes ocorrerão em fevereiro. A Vector foi uma das quatro equipes que pleitearam uma parceria com a Isotta para competir no Mundial.
O diretor geral da Isotta, Claudio Berro, disse: “Os vários parceiros possíveis com os quais entramos em contato eram todos de alta qualidade, mas era importante para nós encontrarmos rapidamente uma boa opção”.
“A experiência da Vector Sport na classe LMP2 durante a temporada de 2022 tem sido um ponto importante, e nos próximos dias enviaremos pedidos de entrada à FIA”.
O chefe da equipe Vector, Gary Holland, não escondeu as aspirações do time de ingressar na classe Hypercar. “Após uma avaliação completa”, as ambições de Isotta foram consideradas iguais às suas.
“Sabemos que há uma curva de aprendizado íngreme pela frente para todos nós contra alguns dos maiores nomes do automobilismo, Mas nossas expectativas são realistas e nossa paixão combinada pelo sucesso é ilimitada”, disse ele.
Parceria com especialistas no desenvolvimento do Isotta
“Isotta Fraschini reuniu um formidável pacote de parceiros técnicos. E, se receber um convite para competir, tenho certeza de que não demorará muito para estarmos na ponta do grid”, explicou Holland.
A Michelotto recrutou a HWA, ex-parceira da Mercedes no DTM, para construir um motor V8 biturbo de três litros para o Isotta. Além disso, a Williams Advanced Engineering fornecerá o sistema híbrido completo para o carro, cuja aerodinâmica está sendo desenvolvida em seu túnel de vento. Assim, a Vector obteve o melhor resultado em sua temporada inaugural com um terceiro lugar na classe LMP2. Os pilotos Sebastien Bourdais, Nico Muller e Ryan Cullen obtiveram o resultado na etapa de Monza.
Porém, a histórica marca Isotta, venceu a corrida de Targa Florio em 1908, está sendo revivida após um hiato que remonta à década de 1950. Por fim, o programa LMH faz parte de um relançamento que incluirá um superesportivo de estrada que deve começar a ser testado no primeiro semestre do ano que vem.