A Isotta Fraschini anunciou nesta quarta-feira, 21, a retirada de seu carro Tipo 6 LMH Competizione #11 do restante da temporada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC. A decisão tem efeito imediato, e a fabricante italiana, que estreou no campeonato este ano, não participará das próximas etapas em Austin, Fuji e Bahrein.
Apesar de o carro já estar a caminho do Texas, onde deveria competir no Lone Star Le Mans, no Circuito das Américas, em 1º de setembro, a equipe decidiu interromper sua participação. Em comunicado, a Isotta Fraschini destacou que a decisão se deu pela falta de condições para continuar a parceria com o time operacional Duqueine Team. A marca italiana afirmou que irá redirecionar seus recursos para reestruturar seu programa de automobilismo e expandir suas iniciativas de carros de pista e de rua.
Futuro incerto para a Isotta Fraschini
Além disso, a retirada acontece pouco mais de um mês após uma reformulação na gestão da equipe. Quando o então gerente de automobilismo, Claudio Berro, deixou a empresa, sendo substituído pelo CEO Miguel Valldecabres. Ao todo, a Isotta Fraschini participou de cinco corridas nesta temporada. Incluindo a estreia nos 1.812 km do Catar e sua participação nas 24 Horas de Le Mans em junho.
“Estamos imensamente orgulhosos de nossas conquistas em nossa temporada de estreia”, declarou Valldecabres. Ele destacou que a decisão de se retirar do campeonato não foi tomada de forma leviana. Mas visa garantir o desenvolvimento da marca e dos produtos da empresa no mercado de corrida e hipercarros. O CEO também mencionou que a não continuidade na temporada 2024 é uma medida estratégica para conservar recursos e assegurar a viabilidade do projeto.
Com a desistência da Isotta Fraschini, o grid para a etapa de Austin, na próxima semana, será reduzido para 36 carros. Por fim, a marca italiana, no entanto, expressou esperança de um possível retorno ao campeonato em um futuro próximo.