A IMSA divulgou na quarta-feira, 03, que a classe LMP3 não fará mais parte do WeatherTech a partir de 2024. Assim, a classe migra para a IMSA VP Racing SportsCar Challenge.
Nesse sentido, o WeatherTech voltará para a formação de quatro classes (GTP, LMP2, GTD-Pro e GTD). Inicialmente de de acordo com a IMSA, a medida que a popularidade e a participação aumentam em outras classes do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, a International Motor Sports Association (IMSA) anunciou que a casa exclusiva da classe LMP3 estará no IMSA VP Racing SportsCar Challenge até o atual período de homologação de 2026.
A introdução da classe Grand Touring Prototype (GTP) com motor híbrido nesta temporada gerou entusiasmo e interesse globais adicionais no Campeonato WeatherTech. O primeiro carro do cliente se juntará a oito inscrições apoiadas por fabricantes na próxima corrida em Laguna Seca, e com mais inscrições de clientes esperadas, bem como um quinto fabricante previsto para 2025 (Lamborghini). A classe GTP espera ter um grid com dois dígitos.
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Além disso, a IMSA também anunciou recentemente que os carros LMP2 da geração atual permanecem elegíveis para competir no WeatherTech Championship até 2025. A estabilidade dessa plataforma de protótipo provocou uma competição acirrada na classe nos últimos anos, e há um forte potencial de ainda mais entradas no próximo ano.
Enquanto isso, as classes com especificações do GT3 continuam obtendo grande popularidade. A classe GT Daytona Pro contou com oito fabricantes competindo nas duas primeiras corridas de 2023, com cinco continuando durante toda a temporada. Entretanto, a classe GT Daytona teve nove fabricantes competindo este ano, com o campo de classe variando de 15 a 20 carros nos três primeiros eventos.
Espera-se que a participação aumente em ambas as classes em 2024, com a Ford voltando à competição do WeatherTech Championship com o novo Mustang e a Chevrolet lançando seu novo Corvette C8.R com aspirações GTD PRO e GTD.
“A classe LMP3 contribuiu para o crescimento e sucesso do WeatherTech Championship desde 2021”, disse o presidente da IMSA, John Doonan. “Com isso, surgiram campos expandidos em muitos eventos que podem testar os limites de capacidade que temos em algumas pistas do IMSA. Esperamos que essa tendência de crescimento continue em 2024 e além, tornando necessário ter apenas as classes GTP e LMP2 para protótipos com classes GTD PRO e GTD para os GTs competindo juntas daqui para frente”, explicou.
A última corrida dos LMP3 no WeatherTech Championship
A classe LMP3 completará sua derradeira corrida em Petit Le Mans, no final da temporada em outubro. A verdadeira intenção da plataforma LMP3 tem sido nutrir e desenvolver aspirantes a protótipos de equipes e pilotos. E isso continua no VP Racing SportsCar Challenge, onde pilotos LMP3 competem por vitórias gerais em corridas. A série de corridas de velocidade multiclasse com máquinas LMP3 e GT4 correndo juntas construiu um grande impulso em sua primeira temporada.
“Já vimos a promessa que o VP Racing SportsCar Challenge se manterá nos dois primeiros fins de semana do evento”, disse Doonan. “Vimos um aumento considerável de inscrições entre a primeira corrida da temporada em Daytona e a segunda rodada em Sebring, e a competição é acirrada. O formato de duas corridas de sprint de 45 minutos em um fim de semana permite que os participantes do LMP3 corram para vitórias gerais, enquanto os competidores nas classes LMP3 e GSX ganham uma valiosa experiência em corridas multiclasse. É o melhor ambiente de aprendizado para pilotos e equipes que buscam subir na escada IMSA”, finalizou.