Disputando sua 75ª corrida pelo IMSA WeatherTech Sportscar Championship, o brasileiro Pipo Derani estava otimista para a etapa deste domingo (4), a sétima da temporada 2024 no circuito de Road America, em Elkhart Lake (EUA).
Pole position no traçado no ano passado e vencedor neste circuito em 2017 e 2021, Derani buscava o quarto pódio do ano, ao lado do britânico Jack Aitken, seu companheiro a bordo do Cadillac #31. No entanto, a chance de estar entre os Top-3 escapou nos minutos finais e a dupla encerrou a etapa na quarta posição.
Derani iniciou a corrida na quinta colocação, mas um incidente logo na largada fez o piloto cair para o fim do grid e ir em busca da recuperação. Aitken foi para a pista e seguiu se recuperando bem, numa prova marcada por várias bandeiras amarelas, onde a estratégia fez a diferença.
Os detalhes da etapa de Road America da IMSA
Aliás, Aitken era o terceiro colocado, faltando 37 minutos, quando a prova estava em bandeira amarela. O piloto pulou para segundo na relargada, com 16 minutos para o final. Restando oito minutos, o britânico acabou superado pelo Porsche #7 e, na volta final, caiu para quarto ao ser ultrapassado no tráfego pelo Acura #10.
“Essa corrida se resumiu à estratégia, tentando lidar com as bandeiras amarelas. Conseguimos nos colocar em uma posição para brigar pela vitória e foi bem apertado no final. Ficamos bem próximos, então foi positivo”, destacou Derani, atual campeão do IMSA e também vencedor em 2021.
“Vamos ver como serão as duas últimas etapas. O campeonato está difícil, mas faz parte do jogo. Você dá o seu máximo e, algumas vezes, você vence e outras termina em quarto”, completou o brasileiro, que ocupa a quarta colocação na tabela de pontos.
Por fim, a próxima etapa da temporada acontecerá entre os dias 19 e 22 de setembro na pista mista de Indianápolis.