Automobilismo é inovação. Com o fim dos arcaicos Daytona Prototypes, a IMSA busca alternativas para atrair público e se alinhar com a filosofia de tecnologia renovável da ACO. Para tal planeja a “ Innovation Garage”, espaço dedicado a projetos inovadores nos mesmos moldes da Garagem 56 das 24 horas de Le Mans.
Sem data para entrar em vigor, ou maiores detalhes, a informação foi dada pelo site Sportscar365.com. Segundo o portal, o primeiro projeto seria com o envolvimento de um protótipo LMP2 como base.
Algo parecido já era feito na ALMS. Tanto que o DeltaWing estreou em 2012 em sua versão original. Em 2010, o Porsche 911 GT3 R Hybrid competiu em Petit Le Mans. Como eram projetos inovadores, não corriam pelos pontos.
Com a mentalidade atrasada do automobilismo americano, onde imperam protótipos antiquados com motores beberrões (pelo menos até esta temporada), a ideia desta categoria vem em boa hora.
Não se sabe quando, de fato tal novidade vai ganhar as pistas. Em 2017 com a nova classe DPi, dificilmente teremos alguma atualização neste sentido. Ainda sobre o DeltaWing, o protótipo deve competir nas 24 horas de Daytona em Janeiro. Sua última corrida. Por enquanto.
Quando questionada, a IMSA se limitou a dizer que qualquer declaração sobre o tema seria “prematura”.