A IMSA divulgou nesta Quinta (03) o calendário desportivo para o Weathertech SportsCar 2016. Com um total de 128 páginas os regulamentos entram em vigor nas 24 horas de Daytona em Janeiro do ano que vem. Abaixo os principais tópicos.
- O quarto motorista não será mais permitido em provas com menos de 4 horas e mais 12 horas de duração, embora um quatro motoristas ainda será permitido durante as 12 horas de Sebring. Até cinco pilotos vão continuar a ser aceitos nas 24 horas de Daytona.
- As regras de deslocamento em períodos de bandeira vermelha foram ajustados. Com o tempo mínimo reduzido em porcentagem ao tempo perdido por conta da bandeira.
- IMSA adicionou “duplas de pilotos” para as classes PC e GTD. Se um carro não completar os 10 minutos finais da corrida ou não completar 90%. A dupla terão direito aos pontos.
- O terceiro piloto deve correr o tempo mínimo para ter direito a pontuação da prova. Se o piloto prata ou bronze não conseguir competir pelo tempo mínimo o carro será posto na última posição da classe.
- Um “investigados” da IMSA será responsável pela análise de acidentes. Ele têm a autoridade de desclassificar qualquer carro ou componente para uma melhor análise do acidente. Também pode trabalhar junto ao departamento técnico das equipes e IMSA para ajudar na resolução do caso.
- Apenas um piloto vai ser autorizado a conduzir um carro durante o treino de classificação.
- O combustível E20C foi oficialmente aprovado, e se junto ao E10, E85 e diesel como opções.
- Os testes serão restritos a um total de 8 dias para os carros da classe P, nove para a GTLM e quatro dias para a PC e GTD. Testar dois dias na mesma pista está proibido. O prazo de 14 dias de testes em uma pista após um evento oficial também será proibido.
- Tais mudanças não incluem os testes oficiais da IMSA como o Roar antes das 24 horas de Daytona. Protótipos com especificação 2017 também terão liberdade de testes em 2016.