Com o fim da classe LMP3 no IMSA Weathertech para 2024, as equipes que competem com o protótipo voltado para gentleman drives, precisavam de um local para chamar de seu. Assim, o antigo formato da IMSA Prototype Challenge foi revisto e ampliado para o próximo ano.
Inicialmente, com seis etapas a série se chamará HSR Prototype Challenge. Os eventos serão administrados pela Historic Sportscar Racing (HSR) com supervisão da IMSA. Que é detentora dos direitos de licença para corridas LMP3 nos Estados Unidos e Canadá.
“O LMP3 continua a ser uma plataforma valiosa da IMSA por vários motivos”, disse o presidente da IMSA, John Doonan. “Ele oferece uma oportunidade inicial de prototipagem de corridas para pilotos, equipes. Além de ser um catalisador para uma carreira em corridas de carros esportivos de resistência. Como parte do IMSA VP Racing SportsCar Challenge, que utiliza máquinas LMP3 da geração atual. Os competidores podem aprimorar suas habilidades em corridas de velocidade de 45 minutos com um único piloto.
“Continuar a fornecer um formato de corrida de resistência é importante para a IMSA e também para os concorrentes e partes interessadas da LMP3. Assim, e uma progressão lógica incorporar corridas de resistência LMP3 na nossa plataforma HSR, onde muitos carros LMP3 da geração anterior já competem. Aliás, acreditamos que o HSR Prototype Challenge apresentado pela IMSA será uma adição popular aos fins de semana de eventos HSR em 2024 e além.”
Os detalhes apresentados pela IMSA para o HSR Prototype Challenge
Cada evento terá formato de corrida de endurance, com duração de 90 minutos a três horas, com duas classes competindo. Teremos a LMP3-1 incluirá carros EVO atuais, com a classe LMP3-2 usando carros LMP3 da geração anterior.
Contudo, será necessário um grid mínimo de 20 carros para corridas independentes e, se não for alcançado, os carros LMP3 serão integrados nas corridas HSR Grupo 6 (protótipo) existentes. Como têm acontecido nos últimos anos.
Aliás, o calendário de seis eventos abre com uma corrida de duas horas no fim de semana de 8 a 10 de março no Sebring International Raceway como parte do evento HSR Spring Fling. Seguida por um evento de duas horas no Michelin Raceway Road Atlanta de 25 a 28 de abril.
Além disso, a primeira metade da temporada termina com uma corrida de 90 minutos como parte das 6 Horas Clássicas do HSR em Watkins Glen International no fim de semana de 6 a 9 de junho.
A série retorna à Road Atlanta para abrir a segunda metade da temporada com uma corrida de duas horas durante o Fall Historics de 19 a 22 de setembro. seguida pela penúltima rodada – outra corrida de 90 minutos – como parte do Classic. 24 horas em Daytona de 30 de outubro a 3 novembro. Aliás, a temporada termina em Sebring com um evento de três horas como parte das 12 Horas Clássicas, de 4 a 8 de dezembro.
Por fim, todos os carros do HSR Prototype Challenge rodarão com pneus Michelin. Ligier e Duqueine planejam ter representantes no local para suporte técnico em cada evento. Entretanto, cada corrida contará com um pit stop cronometrado. As equipes terão a opção de escalações de um ou dois pilotos, sem tempos mínimos de condução.