Tom Blomqvist estabeleceu um novo recorde de volta na qualificação da classe GTP e garantiu a pole position para a Motul Petit Le Mans, última etapa da temporada 2025 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, disputada na Michelin Raceway Road Atlanta.
O britânico marcou o tempo de 1:09.628 com o Acura ARX-06 #60 da Meyer Shank Racing, superando em 0,199s o Cadillac V-Series.R #31 da Action Express Racing, pilotado por Jack Aitken. O desempenho de Blomqvist também quebrou o recorde anterior da categoria GTP em Road Atlanta, de 1:09.639, registrado justamente por Aitken em 2024.
A conquista marca a quarta pole position da Acura nas últimas cinco corridas, consolidando o domínio da marca na fase final do campeonato. Vale lembrar que Blomqvist também havia conquistado a pole em Indianápolis, antes de ser desclassificado por uma infração técnica na inspeção pós-classificação.
Seu companheiro de equipe, Nick Yelloly, garantiu o terceiro lugar com o Acura #93, seguido por Felipe Nasr, quarto colocado com o Porsche 963 #7 da Porsche Penske Motorsport. Ross Gunn, com o Aston Martin Valkyrie #23, completou o top 5, à frente do segundo Porsche oficial, conduzido por Matt Campbell.
O Lamborghini SC63 #63, em provável despedida do IMSA, largará em sétimo, enquanto Filipe Albuquerque foi o melhor representante da Wayne Taylor Racing, em oitavo. A dupla da BMW M Team RLL, Dries Vanthoor e Sheldon van der Linde, fechou o top 10 com os BMW M Hybrid V8. Já Jordan Taylor (Cadillac #40) e Max Esterson (Porsche #85 da JDC-Miller Motorsports) partirão das últimas posições da classe GTP.
Thomas lidera na LMP2 após bandeira vermelha
Na classe LMP2, Steven Thomas conquistou a pole position com o Oreca 07 Gibson #11 da TDS Racing, registrando 1:13.157 — 0,240s mais rápido que Jeremy Clarke, da Inter Europol Competition. Sendo assim, o Oreca #99 da AO Racing, com PJ Hyett, ficou em terceiro, seguido pelos dois carros da United Autosports, guiados por Daniel Goldburg e Nick Boulle.
Porém, a sessão foi interrompida por bandeira vermelha após o acidente de George Kurtz. Cujo Oreca #04 da CrowdStrike Racing by APR atingiu o muro na curva 5. O incidente custou ao americano suas duas melhores voltas, fazendo-o largar do fim do grid da categoria.
Patrese e Harper brilham nas classes GTD e GTD Pro
Além disso, nas divisões GTD e GTD Pro, Lorenzo Patrese e Dan Harper foram os grandes destaques das sessões classificatórias. Patrese garantiu a pole da classe GTD ao marcar 1:18.316 com a Ferrari 296 GT3 #47 da Cetilar Racing. Superando o BMW M4 GT3 EVO #48 da Paul Miller Racing, de Harper, por apenas 0,207s.
Harper, contudo, assegurou a pole position no GTD Pro, após a penalização de Albert Costa. Ele perdeu sua melhor volta por causar uma bandeira vermelha durante os treinos. O espanhol, que havia liderado com a Ferrari 296 GT3 #81 da DragonSpeed, acabou relegado ao quarto lugar.
Com isso, Harper repetiu o feito obtido em Indianápolis e conquistou sua segunda pole consecutiva na categoria. Riccardo Agostini levou a Ferrari #021 da Triarsi Competizione ao segundo posto na GTD, enquanto o Aston Martin Vantage GT3 Evo #19 da Van der Steur Racing completou o top 3.
Na classe GTD Pro, Aaron Telitz largará ao lado de Harper na primeira fila com o Lexus RC F GT3 #14 da Vasser Sullivan. Seguido pelo Chevrolet Corvette Z06 GT3.R #4 da Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports. O atual campeão da categoria, Laurin Heinrich, fechou o top 5 com o Porsche 911 GT3 R #77 da AO Racing.
Por fim, a prova acontecerá neste sábado, 11, a partir das 13h. A transmissão fica por conta do canal do Grande Prêmio no YouTube.