A equipe High Class Racing conquistou uma vitória impressionante no início da temporada da Le Mans Cup de 2024 em Barcelona na tarde deste sábado, 13. Feito que veio pelas mãos de Tommy Foster.
O #20 de Foster e Jens Reno Moller ganhou destaque na segunda metade da corrida. Depois que o britânico superou o pole da GP Duqueine e assumiu a liderança momentos antes do segundo período do safety car.
Embora não tenha sido de forma alguma uma corrida limpa, foi significativamente mais agradável e menos caótica do que a corrida do ano passado no circuito da Catalunha. Não houve grandes incidentes desta vez, em vez disso, os dois carros de segurança foram chamados para carros que ficaram presos na brita.
O primeiro veio no início da corrida, quando o #99 More Motorsport Ligier foi girado na Curva 1 pelo #71 Rinaldi Ligier. O segundo veio no final da corrida, quando Patrice Lafargue cometeu um erro na última curva, perdendo a traseira de seu #17 IDEC JS P320, estabelecendo uma finalização em sprint com menos de 10 minutos para o fim.
A vitória da High Class Racing
A manchete foi a atuação de Foster após as paradas obrigatórias. O britânico fez uma jogada ousada para assumir a liderança por fora na curva 3 após o giro de Lafargue. Ultrapassando Hadrien David, do R-ace GP, que parecia pronto para vencer a corrida após uma pilotagem impecável de seu companheiro de equipe Fabien Michal.
Além disso, a vitória é significativa por vários motivos. É a primeira vitória geral da High Class Racing na Le Mans Cup e um resultado marcante para Moller, que se tornou o primeiro piloto na história da série a vencer em ambas as classes.
Atrás de David, que conseguiu manter-se em segundo lugar, a Inter Europol Competition conquistou o seu primeiro pódio na Le Mans Cup com o seu Ligier #34. Que terminou a 10 segundos do carro vencedor. Por fim, os Ligiers #87 e #97 da COOL Racing completaram os cinco primeiros.
No resto da classe, foi um início de temporada comovente para o Team Virage e seu #44 Ligier, que parecia pronto para um grande resultado. Jamie Favley assumiu a liderança do R-ace GP na largada, mas seria forçado a abandonar devido a um problema na caixa de câmbio. A equipe tentará se recuperar em Paul Ricard no próximo mês.
Classe GT3 em Barcelona
A classe GT3 viu o AF Corse #51 da pole ter uma vitória impressionante. Matthew Kurzejewski e Alessandro Balzan realizando uma corrida impecável. Mantendo a posição durante as duas reinicializações do safety car para reivindicar a liderança do campeonato.
“Matt fez um trabalho incrível em sua passagem, ele me deu o carro com uma vantagem muito boa. Não foi fácil, mas é um bom começo para uma longa temporada”, disse Balzan após a corrida.
A vitória da AF Corse marcou um dia dominante para os clientes da Ferrari na Le Mans Cup, com o 296 terminando em 1-2-3-4 na classe de sete carros.
A Kessel Racing acabou ficando em segundo lugar com o seu #74. Já que Fran Rueda não conseguiu alcançar e ultrapassar Balzan nas últimas voltas após o segundo reinício, cruzando a linha de chegada 1,9 segundos atrás.
Enquanto isso, Riccardo Agostini conseguiu um pódio duplo para a AF Corse. Lutando contra Alex Aka no Steller Motorsport Audi para ficar em terceiro na segunda metade da corrida antes de segurar o# 12 da Kessel Racing com David Fumanelli ao volante nas voltas finais.
Por fim, a Steller Motorsport Audi terminaria em quinto lugar. Aka não conseguiu segurar as Ferraris no segundo tempo. E, em vez disso, teve que forçar para evitar que o Porsche High Class Racing de Scott Malvern entrasse entre os cinco primeiros antes do final.