Goodyear adia estreia de novo pneu “Médio-Plus” no WEC

A Goodyear optou por não estrear o novo pneu de composto mais duro, denominado “Médio-Plus”, durante a última etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), no Bahrein. A fabricante, que é a única fornecedora de pneus para a classe LMGT3, havia planejado utilizar o novo composto devido à natureza abrasiva do circuito e suas características que induzem alta energia de deslizamento.

Inicialmente, o “Médio-Plus” será uma opção intermediária, ligeiramente mais dura que o composto Médio, utilizado até então. Mas duro o suficiente para ser um pneu “Duro”. No entanto, um porta-voz da Goodyear confirmou que o novo pneu não será introduzido no Bahrein, e o composto Médio continuará como a única especificação disponível, assim como ocorreu nas sete etapas anteriores da temporada.

A decisão da Goodyear de manter o composto Médio reflete seu compromisso com a sustentabilidade. Evitando levar múltiplos compostos a cada pista para minimizar o desperdício, caso algum deles não seja amplamente utilizado. Esse posicionamento contrasta com a Michelin, fornecedora de pneus para a classe de hipercarros. Ela trouxe diferentes compostos para cada corrida do WEC, além de disponibilizar todas as suas opções para as 24 Horas de Le Mans.

O piloto Richard Lietz, da equipe Manthey EMA Porsche, comentou que esteve envolvido no desenvolvimento do “Médio-Plus”. Mas afirmou que, até o momento, não viu necessidade de substituir o atual composto Médio. “O composto Médio teve bom desempenho em quase todas as pistas, exceto em São Paulo, onde precisamos ser um pouco mais cautelosos”, afirmou Lietz. “Ficaria surpreso se eles trouxessem o ‘Médio-Plus’ para o Bahrein, pois não é uma pista que exige um pneu tão duro.”

Os detalhes sobre o lançamento do “Médio-Plus” e os planos da Goodyear para a temporada de 2025 ocorrerão em breve.