A Genesis Magma Racing está adotando uma abordagem estratégica e ampla na formação de sua equipe de pilotos para a temporada 2025 do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC). De acordo com o diretor da equipe, Cyril Abiteboul, a marca coreana está avaliando talentos em diferentes categorias do automobilismo para compor sua escalação no programa LMDh com o novo protótipo GMR-001.
A estreia da Genesis Magma no WEC será marcada pela inscrição de dois carros Hypercar com chassi ORECA. Até o momento, os únicos nomes oficialmente confirmados são os experientes Pipo Derani e Andre Lotterer, que lideram o desenvolvimento do GMR-001 desde o ano passado e são esperados também como titulares nas corridas de 2025.
Paralelamente, a Genesis apoia um programa de desenvolvimento de talentos na European Le Mans Series (ELMS), com Mathys Jaubert, Jamie Chadwick e Daniel Juncadella pilotando um Oreca 07 Gibson da IDEC Sport. A tripulação já soma duas vitórias de classe nesta temporada, reforçando o compromisso da marca com a formação de jovens talentos.
Durante uma coletiva de imprensa nas 24 Horas de Le Mans, Abiteboul revelou que “alguns contratos podem já ter sido assinados”, mesmo que outros nomes ainda não tenham sido oficialmente divulgados. Daniel Juncadella, atualmente piloto de fábrica da Corvette, é um dos mais cotados para integrar o time da Genesis. Que também vem sendo associada a possíveis contratações de Antonio Felix da Costa, Stoffel Vandoorne e Mathieu Jaminet.
Pilotos com experiência e a busca da Ganesis
Abiteboul destacou que a equipe procura pilotos com experiência sólida. Especialmente na faixa etária dos 30 a 35 anos, combinando conhecimento técnico e potencial de crescimento. Além da experiência, a Genesis busca diversidade de origens, explorando o universo GT e até mesmo a Fórmula E como possíveis fontes de talentos. “A Fórmula E é a categoria mais avançada em termos de desenvolvimento de sistemas para a equipe e para os pilotos. É esse tipo de perfil que estamos observando”, afirmou.
Por outro lado, a Fórmula 1 está fora do radar neste momento, segundo o francês. “Pode surgir no futuro, mas agora não é uma prioridade”, completou.
A revelação de novos nomes deve ocorrer até setembro, em alinhamento com o cronograma de desenvolvimento do GMR-001. Que começa em breve com testes no circuito de Paul Ricard e outros autódromos europeus. Os pilotos do programa LMP2 devem participar desta fase inicial, embora a promoção imediata à categoria LMDh não esteja garantida.
O jovem Mathys Jaubert, de 20 anos, é um talento promissor, mas Abiteboul pede cautela: “Temos tempo. Podemos decidir o momento certo. Ele está indo muito bem, mas isso não significa que a promoção à Hypercar seja automática. Nosso modelo de negócios nos dá flexibilidade.”