A G-Drive Racing anunciou nesta segunda-feira, 07, que não participará da temporada 2022 do Mundial de Endurance. A motivação foram os conflitos entre Rússia e Ucrânia, e as imposições feitas pela FIA para pilotos e equipes russas.
A equipe russa, que deveria comemorar seu 10º aniversário no automobilismo internacional, não estará em seu Oreca 07 na classe LMP2. Os pilotos seriam Daniil Kvyat, Rene Binder e James Allen.
Além disso, o dono da equipe, Roman Rusinov, declarou em seu perfil no Insagram, que considera as sanções impostas pela FIA como “discriminatórias”. Equipes e pilotos russos podem participar de corridas desde que não usem a bandeira do país, ou cantar o hino nacional. Rusinov estava confirmado para participar em um segundo carro para Le Mans.
“A G-Drive Racing estava se preparando ativamente para a temporada de aniversário, que prometia ser a mais agitada da história da equipe”, dizia um comunicado da equipe.
“A formação de pilotos foi reforçada pelo piloto russo de Fórmula 1 de maior sucesso, Daniil Kvyat. Nesta temporada, a G-Drive Racing se concentrará em eventos de automobilismo na Rússia. Outros planos da equipe serão anunciados posteriormente”.
Por fim, nenhuma palavra foi dada sobre as entradas da G-Drive no ELMS nesta temporada, que deveria apresentar Sophia Floresch na programação. Assim, a Algarve Pro Racing, que dava suporte técnico para a G-Drive, ainda pode estar no grid nesta temporada, pelo menos no ELMS e em Le Mans, aguardando confirmação de entrada.