O tetra amputado Frédéric Sausset foi oficialmente apresentado nesta Sexta (24), como integrante do “Garagem 56”, projeto inovador para participar das 24 horas de Le Mans.
Sausset, que perdeu todos os quatro membros após uma infecção bacteriana, em 2012, vai fazer dupla com Christophe Tinseau e um terceiro piloto ainda a ser confirmado em um Morgan LMP2 totalmente adaptado para acomodar o francês.
“Tem sido uma longa estrada desde julho de 2012”, disse ao site Endurance-Info. “O acidente foi uma experiência traumática para mim, minha família e parentes.”
“Eu imaginei esse projeto sozinho na cama de hospital. Eu sabia que poderia ter sido levado com descrédito. Mas o projeto tem avançado diariamente e rapidamente se transformou em algo alcançável.”
Aos 46 anos, Frédéric já participou de várias provas de endurance na série VdV na França em um Ligier CN. “Eu tinha que encontrar um significado e futuro para esta vida”, disse ele. “Eu falei com minha esposa, que eu devo admitir não entendeu muito bem todos os meandros desta corrida.”
“Então eu fui ver Christophe Tinseau, o que me permitiu conhecer Vincent Beaumesnil, o diretor esportivo da ACO. Este foi sem dúvida o mais importante encontro até então.”
“Se Vincent não tivesse me escutado, não estaríamos aqui para pilotar o Morgan LMP2. Ele tinha uma mente aberta e assumiu um risco. A minha maneira de dizer obrigado é estar no grid em Le Mans em 2016.”
Sausset usará comandos especiais sob as coxas para operar os pedais de acelerador e do freio, ao dirigir com uma prótese ligado ao seu braço direito. Ele vai se tornar o segundo piloto com deficiência a participar de uma grande corrida de resistência no ano passado, após a estreia de Alex Zanardi nas 24 Horas de Spa em julho ao volante de um BMW Z4 GT3.
“Le Mans é uma vitrine internacional”, disse Sausset. “O ACO autorizou algo que é insano [em teoria]. Os organizadores das 24 Horas de Le Mans está lançando um novo cartão para nós, portadores de deficiência. “
O projeto também recebeu o apoio do presidente da FIA Jean Todt. “Ajudar as pessoas no campo da mobilidade é algo importante para mim”, disse. “Todo mundo sabe a importância que dou para a segurança rodoviária.”
“O compromisso e a vontade de Fred é admirável. Este projeto é ambicioso. É essencial para ele ter um futuro, e Fred vai ganhar este desafio. Ele tem uma vontade incrível, apesar dos obstáculos … e ele tem toda a minha confiança.”