Ford busca primeira vitória do Mustang em Road America pela IMSA

Em sua temporada de estreia nas competições, o Ford Mustang GT3 adota uma abordagem discreta. Apesar de um pódio na classe LMGT3 das 24 Horas de Le Mans, o GT americano ainda não conquistou vitórias nas corridas de GT3. Atualmente, seis Ford Mustang GT3 estão em circulação ao redor do mundo: dois no WEC, três no IMSA e um no GTWC Europe. Para a Ford e a Multimatic, o objetivo é atrair novas equipes para 2025, com planos de expansão para a Europa e potencial entrada no DTM.

Neste fim de semana, os três Ford Mustang GT3 inscritos no IMSA, dois na categoria GTD PRO e um na GTD, estarão competindo em Road America. Até o momento, o melhor resultado foi um 4º lugar, alcançado pelo carro #64 de Harry Tincknell e Mike Rockenfeller.

“Road America é um dos melhores circuitos do mundo”, afirma Harry Tincknell. “Tem uma ótima mistura de curvas de alta velocidade e retas longas, criando oportunidades para ultrapassagens em grandes curvas e frenagens bruscas. Curvas como Carousel e Kink são muito rápidas e agressivas, enquanto Canada Corner e a Curva 5 oferecem boas chances de ultrapassagem. É também um circuito montanhoso, muito apreciado pelos pilotos. A superfície foi recapeada no ano passado, alterando os níveis de aderência, o que tornará interessante ver como está após um ano.”

A equipe Ford Multimatic Motorsports já testou em Road America. “Testamos durante a entressafra do ano passado, tanto no seco quanto no molhado, então temos dados relevantes para basear nossas configurações iniciais”, ressalta Tincknell. “Continuamos a progredir e o #64 está cada vez mais perto da primeira vitória do Mustang GT3, nosso objetivo principal. Estamos confiantes e vamos em busca dessa vitória.”

Os detalhes do Ford Mustang para vencer

Ford também quer vencer no WEC. (Foto: Proton Competition)

Além disso, Mike Rockenfeller compartilha o entusiasmo de Tincknell. “Road America é meu circuito favorito da temporada IMSA. Espero que se adeque ao Mustang GT3 e possamos aproveitar as duas últimas rodadas, onde fomos muito competitivos. Quero muito conquistar um troféu para este carro, especialmente para a equipe que trabalha tanto e realmente merece. Vencer não é fácil, mas estamos perto e mal posso esperar para correr neste excelente circuito.”

No carro #65, Dirk Müller e Joey Hand buscam melhorar seu melhor resultado da temporada, um 7º lugar. Müller, que já brilhou em Road America no passado, espera voltar ao pódio. “Estou ansioso para continuar o ímpeto da última rodada em Mosport. Joey e eu gostamos muito de Road America, onde já vencemos várias vezes e conquistamos várias pole positions. A cada fim de semana aprendemos mais e tenho muito orgulho do trabalho de todos para conseguir o primeiro pódio. O IMSA é um campeonato difícil, mas é assim que gostamos. Com quase 50 carros na pista, teremos muito trabalho pela frente.”

Expectativas altas 

Joey Hand, entusiasmado para voltar ao seu circuito favorito, compartilha do otimismo de Müller. “Sempre digo que Road America é a melhor pista de corrida. Dirk e eu temos um ótimo histórico juntos e separadamente aqui. A equipe Ford Multimatic Motorsports está funcionando muito bem agora, com grandes paradas nos boxes, e estamos realmente encontrando nosso caminho. Estou ansioso para este fim de semana e para ver o que podemos fazer na pista.”

No GTD, Corey Lewis e Giammarco Levorato tentarão superar o 5º lugar conquistado em Long Beach com o Ford Mustang GT3 da Proton Competition.

Por fim, além dos GT3, três Ford Mustang GT4 estarão competindo em Road America no Michelin Pilot Challenge e 26 no Mustang Challenge, representando uma forte presença da marca no evento.