O Campeonato Mundial de Endurance da FIA 2024 chega à sua última etapa neste fim de semana (31 de outubro a 2 de novembro), no Circuito Internacional do Bahrein (BIC), com os títulos de pilotos e construtores de hipercarros em aberto. Após mais de 11.000 km percorridos em quatro continentes ao longo de sete etapas, tudo se decide agora em uma corrida de oito horas, do amanhecer ao anoitecer, em Sakhir. O circuito, com 5,4 km e 15 curvas, exigirá o máximo dos pilotos e carros, em uma pista que favorece as ultrapassagens, mas também demanda alta preservação dos pneus devido à sua superfície abrasiva.
Favoritismo da Porsche em Jogo
Aliás, com seis vencedores diferentes na categoria Hypercar ao longo da temporada, a Porsche Penske Motorsport lidera a disputa graças à consistência de sua equipe, formada por André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor. A bordo do Porsche 963 #6, o trio já venceu duas vezes em 2024 e soma mais três pódios, mantendo 35 pontos de vantagem sobre os rivais. Para conquistar o título, a equipe precisa apenas de um oitavo lugar no Bahrein. “Com a vantagem no campeonato, muitos podem achar que está tudo resolvido, mas definitivamente não é o caso”, afirma Vanthoor, destacando o peso do evento final, que oferece uma vez e meia mais pontos devido à sua extensão.
Além disso, Na competição entre fabricantes, a Porsche também lidera, com 10 pontos de vantagem sobre a Toyota e 17 sobre a Ferrari. A TOYOTA GAZOO Racing, vencedora dos últimos cinco títulos do WEC e invicta no Bahrein com o GR010 HYBRID. Bbusca reverter o resultado após um decepcionante décimo lugar em Fuji. Já a Ferrari AF Corse aposta tudo em seu 499P #50, conduzido por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen. Que só garante o título com uma vitória.
Disputas Abertas em Todas as Categorias do WEC
Além da corrida pelo título, o Bahrein verá uma acirrada disputa pelo quarto lugar no geral. Com Alpine e BMW em vantagem após fortes desempenhos no Japão. A Peugeot e a Cadillac também permanecem na briga, com o retorno de Sébastien Bourdais à equipe americana. Na Copa do Mundo FIA para equipes de hipercarros, a Hertz Team JOTA busca o segundo lugar após conquistar a liderança entre as equipes privadas. No LMGT3, enquanto a Manthey PureRxcing já garantiu o primeiro lugar com sua equipe #92, uma batalha de seis equipes promete intensidade pela vice-colocação.
A programação começa com treinos livres na quinta-feira, 31 de outubro, seguidos pela qualificação e a decisiva Hyperpole na sexta-feira, 1 de novembro. A corrida final tem início marcado para as 14:00, horário local (12:00 CEST), no domingo, 2 de novembro. Após a prova, pilotos e equipes retornarão à pista para o tradicional Teste de Estreantes. Com destaque para Valentino Rossi, que pilotará o hipercarro BMW M Hybrid V8.