A equipe Eurasia Motorsport anunciou nesta segunda-feira, 10, sua participação no Ligier European Series, campeonato monomarca, com modelos Ligier, A equipe irá competir com Ligier JS P4, nos mesmos finais de semana das etapas do European Le Mans Series.
O campeonato, que começou em 2020 e conta com seis etapas , é a forma mais econômica de corrida com protótipos de Le Mans e é projetado para jovens pilotos com classificação Prata que desejam ganhar experiência em protótipos e para pilotos Bronze que desejam competir em fantásticos circuitos europeus.
A série oferece a maneira mais barata de experimentar corridas no Circuit de la Sarthe e um fundo de prêmios de 250.000 mil euros para ajudar os pilotos a passarem para a competição LMP3. A equipa está a reforçar a sua ligação europeia com uma base permanente no continente que oferece a plataforma ideal para a Eurasia ser apresentada aos seus pilotos das 24 Horas de Le Mans no futuro.
Os jovens pilotos com categorização prata podem dar o primeiro passo na pirâmide LMP, ganhando experiência valiosa nos circuitos utilizados pela Michelin Le Mans Cup e pela European Le Mans Series. É uma excelente maneira de ganhar a experiência e as habilidades necessárias para se graduar em LMP3, LMP2 e até mesmo no Le Mans Hypercar.
Correr com a Eurasia Motorsport garante que o piloto receba o melhor treinamento e suporte técnico possível. A Eurásia é conhecida por seu desenvolvimento de pilotos com pilotos como Daniel Ricciardo e Antonio Giovinazzi que começaram suas carreiras com a equipe. Muitos pilotos Bronze também melhoraram suas habilidades com a Eurásia, de fato, levamos dois da classe LMP3 até Le Mans.
O orçamento necessário é significativamente menor do que os campeonatos de Fórmula 4 ou LMP3 e fornece uma etapa de carreira econômica para pilotos de kart, juniores de Fórmula. Pilotos Bronze apreciam o ambiente de paddock focado na renomada área de hospitalidade da Ligier e aqueles com aspirações de Le Mans também podem desenvolver as habilidades necessárias.
Os pilotos podem subir na escada LMP ou GT dentro da organização da Eurásia. A equipe competiu cinco vezes nas 24 Horas de Le Mans e no ano passado competiu nas 24 Horas de Daytona pela primeira vez. A equipe terminou duas vezes entre os seis primeiros na classificação do European Le Mans Series, venceu o Asian Le Mans Series, além de muitas corridas em LMP2, LMP3 e GT. Além disso, a equipe júnior de Fórmula produziu muitos pilotos que agora competem profissionalmente em categorias que variam de F1 a LMP, GT e carros de turismo.
“Este é um novo projeto empolgante para nós. Exploramos opções há algum tempo e sentimos que a oportunidade de estabelecer uma base de equipe na Europa é essencial. Isso combinado com a nossa entrada na Ligier European Series faz com que seja um início de temporada emocionante e estamos ansiosos para voltar em Paul Ricard”, disse Mark Goddard, chefe de equipe da Racing Team India Eurásia.