A corrida pelas vagas de pilotos na para a temporada 2024 da IMSA ganhou importantes definições nesta quinta-feira, 17. A Corvette by Ptatt Miller, Action Express e a Wayne Taylor Racing definiram seus players para o próximo ano.
A Wayne Taylor Racing escalou os pilotos Jordan Taylor e Louis Deletraz estarão no segundo Acura ARX-06 da WTRAndretti na classe GTP. Com a desistência da Meyer Shank Racing, que optou pela Fórmula Indy, ele foi repassado para a WRT. No Acura #10 teremos Ricky Taylor e Filipe Albuquerque que lideram o campeonato de 2023 com duas corridas restantes.
Já no Cadillac #31 da Action Express, Pipo Derani terá a companhia de Jack Aitken. Além disso, A Corvette que terá dois Z06 GT# escalou Antonio Garcia, Tommy Milner, Alexander Sims e Nicky Catsburg. Veja os detalhes de cada equipe.
Wayne Taylor Racing com dois protótipos
A WTRAndretti e a Honda Performance Development (HPD) anunciaram em maio que a equipe entraria com um segundo Acura ARX-06 para a temporada de 2024. Para Jordan Taylor, isso marca um retorno ao lar. Ele pilotou um protótipo para a equipe de 2013 a 2019, vencendo 19 corridas e dois campeonatos. Desde 2020, ele faz parte da equipe Corvette Racing nas classes GT Le Mans (GTLM) e GTD-Pro, vencendo 11 corridas e títulos na classe GTLM consecutivos.
“Estou super empolgado por voltar a WTR, agora em parceria com a Andretti Autosport, para voltar e lutar por vitórias gerais com a Acura ao lado de Louis”, disse Jordan Taylor. “Passei os últimos anos em carros GT, então terei muito o que aprender entrando na classe GTP, mas mal posso esperar pelo desafio. Adorei meu tempo competindo no GT com a Corvette Racing ao lado de Antônio nos últimos anos. Tivemos muito sucesso juntos. Aprendi muito e cresci como piloto, por isso estou ansioso para trazer essa experiência de volta às corridas de protótipos”.
Os desafios
Deletraz é o piloto que estará no do Acura #10 da equipe nesta temporada. O piloto suíço também competiu em quatro corridas do WeatherTech Championship na classe LMP2 com a Tower Motorsports desde 2022, vencendo no WeatherTech Raceway Laguna Seca no ano passado.
“Estou extremamente feliz por continuar com a WTRAndretti em uma função completa na temporada na classe GTP”, disse Deletraz. “Gostei muito de trabalhar com a equipe, Acura e HPD este ano, e o programa de dois carros para 2024 o torna ainda mais emocionante. Compartilhar o carro com Jordan é fantástico, tendo um múltiplo campeão da IMSA em protótipos e GT, eu não poderia pedir um companheiro de equipe melhor, e acho que com nossas diferentes experiências no automobilismo teremos um pacote forte com muitos sucessos.”
Action Express Racing aposta na experiência e renovação
Como Deletraz na WTRAndretti, Jack Aitken competirá no Cadillac #31. Ele, Pipo Derani Derani e Alexander Sims se uniram para vencer as 12 Horas de Sebring em março e lideraram a classificação do IMSA Michelin Endurance Cup rumo ao Motul Petit Le Mans, que encerra a temporada em outubro.
Aliás, Aitken assume o cargo de co-piloto durante toda a temporada em 2024, substituindo Sims, que permanece na família GM Motorsports com seu retorno ao programa Corvette.
“Jack chegou ao topo de todas as categorias no final do ano passado, quando estávamos pesquisando os vários pilotos que estariam disponíveis para nossa função de resistência”, disse o gerente da equipe Action Express, Gary Nelson. “Ele provou ser rápido na pista, um aprendiz rápido e um trunfo para a equipe. Vemos Jack sendo uma ótima dupla com Pipo em seu papel expandido na próxima temporada.”
O currículo de Aitken também inclui um tempo como piloto reserva da Williams na Fórmula 1 (incluindo uma largada em 2020) depois de subir na classificação da F1 na GP3 e na Fórmula 2. Ele venceu o campeonato Eurocup de Fórmula Renault 2.0 em 2015 e competiu com protótipos LMP2s no ano passado na European Le Mans Series e as 24 Horas de Le Mans.
“Desde que comecei este programa com a Cadillac Racing e a Whelen Engineering, todos foram incrivelmente gentis e apaixonados em ajudar a impulsionar a mim e à equipe”, disse Aitken. “Esta é uma das razões pelas quais estou incrivelmente animado para me tornar um membro em tempo integral da equipe no próximo ano. A competitividade da IMSA e a qualidade do calendário são outras razões, e gosto muito do estilo de corrida que já experimentei este ano”, explicou.
Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports com dois carros
Nesse sentido, o quarteto de Garcia, Milner, Catsburg e Sims estarão nos dois Corvettes Z06 GT3.R na próxima temporada. A Corvette terá o apoio da GM. Porém, os pilotos complementares não foram divulgados.
“Estamos muito satisfeitos com nossos pilotos para 2024”, disse Mark Stielow, diretor de engenharia de competição da Chevrolet Motorsports. “Os quatro pilotos têm recordes e histórico excepcionais com o Corvette.
“Ao mesmo tempo, agradecemos a Jordan Taylor por seus anos de serviço e sucesso na General Motors. Ele tem sido uma parte importante da Corvette Racing e um grande embaixador da Chevrolet. Desejamos-lhe felicidades”.
Garcia é cinco vezes campeão da IMSA com o Corvette e é co-piloto do Corvette C8.R GTD #3 nesta temporada com Jordan Taylor. Além disso, Sims foi o piloto no Corvette #4 em 2021 antes de passar para o programa Cadillac GTP este ano. Antes disso, Sims foi cinco vezes vencedor da corrida GTLM com a BMW em 2017-18.
“Tem sido fantástico pilotar o carro Cadillac GTP”, disse Sims, “mas é ótimo poder trabalhar com toda a equipe da Pratt Miller novamente após dois anos como terceiro piloto. Conheço não apenas muitos engenheiros e funcionários da equipe, mas também outros pilotos em tempo integral e caras com quem trabalhei antes na Corvette Racing”.
“É ótimo entrar em um grupo de pilotos onde conheço todos e sei que nos damos bem. Vamos nos esforçar muito, então, do ponto de vista do desempenho, é muito bom saber que todos estaremos em um nível semelhante e obtendo mais desempenho uns dos outros o tempo todo”.
Leia também:
Inicialmente, Catsburg foi o piloto no Corvette #3 de 2020 a 22, juntando-se a Garcia e Taylor para vencer na classe GTLM nas 24 Horas de Daytona em 2021 e na classe GTD-Pro nas 12 Horas de Sebring de 2022. Catsburg e os co-pilotos Nico Varrone e Ben Keating guiaram um Corvette no Mundial de Endurance.
Contudo, Milner é membro do programa Corvette desde 2011, vencendo 17 corridas e dois campeonatos nesse período. Ele também foi o principal piloto de desenvolvimento do Z06 GT3.R.
“Estou muito animado por estar de volta em tempo integral”, disse Milner, “especialmente nesta nova era da Corvette Racing da Pratt Miller Motorsports, com o novo Corvette Z06 GT3.R e tudo o que ele traz – carros de corrida para clientes e mais Corvettes correndo na pista. É um momento emocionante para nós como pilotos e um momento emocionante para os fãs do Corvette. Como esta equipe tem mostrado por 25 anos, o nome Corvette Racing significa muito para as corridas de carros esportivos, então ver mais corridas de Corvettes ao redor do mundo é realmente emocionante e algo pelo qual estamos ansiosos”, finalizou.
Pingback: Ford lança o Mustang GTD com 800 cv - bongasat.com.br