A equipe AWA divulgou nesta quinta-feira, 03, que competirá com dois Corvettes Z06 GT3 na classe GTD do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em 2024 e 2025. A equipe canadense, disputa a série na classe LMP3, formará a única equipe com o Z06 em 2024.
Inicialmente, eles estarão ao lado da equipe Corvette Racing by Pratt Miller Motorsports na competição. Serão quatro carros. “Estamos felizes em receber o AWA na família Corvette Racing”, disse Christie Bagne, gerente do programa Corvette Z06 GT3.R.
“Foi importante para nós selecionar uma equipe altamente competitiva e colaborativa para ser nosso primeiro representante na classe GTD do WeatherTech Championship.
“AWA é uma escolha fantástica. A equipe tem uma capacidade comprovada de vencer corridas em várias categorias e séries de carros esportivos. Nosso objetivo é ajudar a AWA a competir por campeonatos e vitórias em corridas com o Z06 GT3.R em 2024 e além.”
“Estou honrado por ter a oportunidade de a AWA representar o Corvette no IMSA WeatherTech Championship”, disse o proprietário da equipe e diretor técnico Andrew Wojteczko. “Assim, tenho o maior respeito pelas pessoas envolvidas e estou ansioso para fazer nossa parte para ajudar a garantir resultados para o Z06 GT3.R”, finalizou. A equipe não divulgou o nome dos pilotos.
BMW confirma Robin Frijns como o primeiro piloto do programa para o WEC
A BMW confirmou nesta quarta-feira, 02, o nome do piloto holandês Robin Frijns para o retorno do fabricante ao Mundial de Endurance. Assim, Frijns volta a competir pela marca após 13 anos.
Este novo contrato para o ex-piloto de fábrica da Audi o levará a competir no Campeonato Mundial de Endurance da FIA com o BMW M Team WRT em um de seus M Hybrid V8s na categoria Hypercar. Além disso, ele também estará fortemente envolvido no programa de testes em andamento com o chassi do M Hybrid V8 no circuito de Aragon.
“É fantástico voltar à BMW M Motorsport depois de tantos anos – onde tudo começou para mim na Fórmula BMW Europa. Estou ansioso pelos novos desafios, que incluirão fazer parte do programa de testes para a entrada no WEC em 2024 com o BMW M Hybrid V8”, disse Frijns. “A perspectiva de pilotar este carro e, ao fazê-lo, fazer parte de uma nova era de ouro do automobilismo é uma grande motivação.”
Leia também:
Aliás, Frijns volta à BMW depois de ser um membro de seu grupo de pilotos no início de sua carreira. Contudo, em 2010, ele ganhou o título da Fórmula BMW Europa, tornando-se o último campeão da categoria júnior.
Robin Frijns e a BMW
Além disso, ele também tem laços de longa data com a equipe WRT. Com a equipe belga, Frijns foi coroado campeão FIA WEC na classe LMP2 em 2021. Também comemorou uma vitória na classe nas 24 Horas de Le Mans naquele ano. Ele também venceu as 12 Horas de Bathurst em 2018, bem como o título Blancpain GT Sprint em 2017 e o título Blancpain GT Series Driver em 2015.
“Com sua versatilidade e vasta experiência em corridas de protótipos, Robin Frijns é uma adição fantástica ao nosso time de pilotos oficiais”, disse Andreas Roos, chefe da BMW M Motorsport.
“Porém, ele inicialmente estará envolvido no programa de testes com o BMW M Hybrid V8 para o WEC. Ele conhece muito bem a equipe e a série de corridas e certamente pode dar uma contribuição valiosa para uma preparação bem-sucedida para a temporada de 2024. Uma olhada em seus sucessos anteriores mostra que Frijns também é um piloto de GT extremamente bom.
“No entanto, tomaremos uma decisão sobre quaisquer possíveis saídas de corrida em uma data posterior. Em primeiro lugar, estamos muito satisfeitos por tê-lo conosco na família BMW M Motorsport”.