No último dia 13 de setembro, ocorreram as 4 Horas de Silverstone, penúltima etapa da temporada 2025 do ELMS. O circuito estava fora do calendário havia seis anos. Isso e manteve um dos principais palcos do automobilismo mundial distante das corridas organizadas pelo Automobile Club de l’Ouest (ACO).
Se ficou ausente do ELMS, continua distante também do Mundial de Endurance (WEC), cuja última corrida realizada no local foi em 2019. Se no real a situação é complicada, no AV as coisas estão se ajeitando. Nesta quinta-feira, 18, o Studio 397, desenvolvedor do Le Mans Ultimate, divulgou as primeiras imagens do circuito de Silverstone, que estará na DLC do ELMS para o LMU.
Além disso, o pacote de expansão incluirá os circuitos de Silverstone, Paul Ricard e Barcelona. Também estarão disponíveis as pinturas das classes LMP2 e LMGT3. O Oreca 07 será mais potente do que a versão que compete nas 24 Horas de Le Mans (WEC).
Para finalizar a DLC, estarão disponíveis os três protótipos LMP3 da categoria (Ligier JS P325, Ginetta G61-LT-P325-EVO e Duqueine D09). O primeiro pack de DLC será lançado em 23 de outubro. Maiores detalhes você confere aqui.
Silverstone e o WEC
Se no mundo virtual a situação é favorável para quem busca o circuito no LMU, no real tudo é um pouco mais complicado. Ausente do Mundial desde 2019, o circuito inglês acabou envolvido indiretamente no contexto do Dieselgate, escândalo de adulteração envolvendo o Grupo VW, que tinha Porsche e Audi no Mundial.
Com a saída das duas montadoras e restando apenas a Toyota para segurar “as pontas”, o ACO precisou fazer mudanças drásticas. Assim surgiu a classe Hypercar (mais barata) e foi aceita a classe LMGT3 em detrimento dos carros da classe GTE.
Para completar, ajustes no calendário retiraram Silverstone da lista. Até houve uma tentativa de retorno, mas os circuitos de Interlagos e Austin venceram a disputa. Mesmo distante, a administração do circuito e o WEC buscam uma reaproximação.
Stuart Pringle, diretor administrativo de Silverstone, já declarou que existem conversas. Em entrevista ao site Autosport.com, publicada em 9 de outubro de 2024, Pringle disse que tudo está em aberto:
“A aspiração de trazer o WEC de volta a Silverstone está definitivamente lá. Queremos muito uma corrida no futuro. Estou tentando há algum tempo, depois que a COVID atrapalhou, mas, claro, é preciso dois para dançar o tango”.
“Em 2021 e 2022, o WEC decidiu realizar um programa de eventos mais curto, e isso era importante para eles. Havia uma lógica nisso, mesmo que não se encaixasse na nossa agenda”.
“Espero que um fim de semana de sucesso no ELMS no ano que vem lembre à ACO por que deveríamos ter uma rodada do WEC em Silverstone. Temos que provar que há interesse por corridas de endurance de alto nível no Reino Unido”.
Assim, a prova do ELMS ocorreu este ano registrando de tudo: chuva, acidentes e bandeiras vermelhas. O fim de semana do retorno contou também com etapas da Le Mans Cup e da Ligier European Series. Vale lembrar que todas as corridas foram transmitidas pelo YouTube.
Os desafios
Após o sucesso do ELMS, o questionamento é óbvio: e o WEC? Pois bem, um dos obstáculos sempre foram as limitações dos boxes. Atualmente, a série europeia conta com um grid de 44 carros. Já o WEC possui 36. Logo, a “desculpa” da capacidade já não seria mais um empecilho.
Além disso, o chefe do WEC, Frédéric Lequien, declarou que em 2026 não haverá expansão do calendário além das oito etapas já previstas. Ou seja, mesmo com interesse, não há espaço (até 2026) para o retorno de Silverstone.
Outros pontos incluem os contratos vigentes com os atuais circuitos e o calendário que segue à risca a nova metodologia da FIA, com provas em traçados sem grande tradição. Afinal, você acha que pilotos e fãs preferem Losail ou Bahrein, em detrimento de Silverstone, Monza, Nürburgring ou Sebring?
Por fim, Silverstone exige condições logísticas específicas, custos de transporte, preparação etc., além de concorrer com o interesse de outros circuitos e patrocinadores. Em resumo: quanto menos Europa, melhor.
No campo dos boatos, Silverstone aparece como candidato a uma expansão do calendário do WEC, possivelmente como nona etapa em 2027, de acordo com o site The-Race.com.
Se o circuito voltará ao calendário do Mundial de Endurance em um futuro próximo ainda não sabemos. Por enquanto, será possível aproveitá-lo no simulador oficial do WEC (ou em outros jogos). Até lá, teremos que “aguentar” opções sem sal e sem qualquer tradição com o endurance.