Após a histórica 93ª edição das 24 Horas de Le Mans, a European Le Mans Series (ELMS) retorna com força total para sua terceira etapa de 2025: as 4 Horas de Ímola, que acontecem de 4 a 6 de julho no tradicional Autódromo Enzo e Dino Ferrari. O evento marca a sétima visita da categoria ao circuito italiano desde 2013 e promete disputas acirradas em todas as classes.
Com 33 equipes e 130 pilotos de 27 países, o grid internacional também conta com forte presença local: 10 pilotos italianos e seis carros inscritos sob bandeira da Itália disputarão a vitória em casa diante de uma torcida apaixonada.
LMP2: IDEC Sport lidera, mas pressão aumenta no ELMS
Na classe LMP2, o trio Jamie Chadwick, Mathys Jaubert e Daniel Juncadella, da IDEC Sport, lidera o campeonato com 50 pontos após vitórias em Barcelona e Le Castellet. A equipe francesa terá como principais rivais a Vector Sport, com Ryan Cullen, Vlad Lomko e Pietro Fittipaldi, que somam 27 pontos, e o VDS Panis Racing, segundo colocado em Le Mans, com 26.
A Inter Europol Competition, vencedora da LMP2 nas 24 Horas de Le Mans, chega embalada com Jakub Smiechowski, Tom Dillmann e Nick Yelloly, somando 20 pontos. Representando a Itália, destacam-se Matteo Cairoli (Iron Lynx-Proton), Luca Ghiotto (Inter Europol Competition) e Francesco Simonazzi (Duqueine).
Outras equipes no grid incluem Nielsen Racing, CLX Motorsport, Algarve Pro Racing e a segunda inscrição da IDEC Sport.
LMP2 Pro/Am: Sette Câmara tenta manter liderança
Na LMP2 Pro/Am, a liderança está com o carro #27 da Nielsen Racing, com Tony Wells, James Allen e Sergio Sette Câmara, que somam 31 pontos. A margem, porém, é apertada: apenas um ponto à frente da TDS Racing, com Rodrigo Sales, Mathias Beche e Clément Novalak.
O time da casa AF Corse, com Francois Perrodo, Alessio Rovera e Matthieu Vaxiviere, está na cola, com 29 pontos. A AO by TF, vencedora da categoria em Le Mans com PJ Hyett, Dane Cameron e Louis Delétraz, quer se recuperar na tabela, estando atualmente com 23 pontos na sexta posição.
A classe ainda conta com Proton Competition, DKR Engineering, Algarve Pro Racing e United Autosports completando o grid.
LMP3: CLX Motorsport dominante
A CLX Motorsport é a força dominante da temporada 2025 na LMP3. Com Paul Lanchère, Adrien Closmenil e Theodor Jensen somando 52 pontos após vitórias consecutivas. Closmenil e Jensen também triunfaram na primeira corrida do Road to Le Mans, reforçando o bom momento.
Contudo, M Racing, Inter Europol Competition, RLR MSport, Ultimate, DKR Engineering (com o único Ginetta G61 no grid) e Eurointernational são outras forças na disputa. Junto a Team Virage, WTM by Rinaldi Racing e Racing Spirit of Léman.
LMGT3: Iron Dames lideram campeonato
Na recém-criada classe LMGT3, a equipe Iron Dames segue na liderança após duas etapas. Célia Martin, Sarah Bovy e Michelle Gatting somam 31 pontos com o Porsche 911 GT3 R #83, quatro a mais que Custodio Toledo, Lilou Wadoux e Riccardo Agostini, da Richard Mille AF Corse, vencedores em Le Castellet.
Além disso, Agostini é um dos cinco italianos na classe. Ao lado de Gianmaria Bruni (JMW Motorsport), Matteo Cressoni (Proton), Davide Rigon (AF Corse) e Ricardo Pera. Todos vencedores em Le Mans e agora com a GR Racing.
Aliás, o grid da LMGT3 ainda inclui:
-
Sete Ferrari 296 LMGT3 (Spirit of Race, AF Corse, GR Racing, Kessel Racing)
-
Mercedes-AMG da Iron Lynx
-
McLaren 720S LMGT3 Evo da United Autosports
-
Corvette Z06 LMGT3.R da TF Sport
-
Aston Martin Vantage AMR LMGT3 da Racing Spirit of Léman
Por fim, a etapa de Imola do ELMS terá a sua transmissão com qualidade pelo canal do YouTube da categoria.