Os pilotos Alexandre Coigny e Malthe Jakobsen, da equipe Cool Racing, venceram neste sábado, 18, a corrida 1 no circuito Yas Marina. A prova é a terceira etapa da temporada 2023 da Asian Le Mans Series.
A princípio, prova foi marcada por uma bandeira vermelha de 40 minutos, por conta de reparos em uma barreira de pneus. Jakobsen, pilotando o Oreca #37 da Cool Racing, cruzou a linha, superando o Oreca #22 da United Autosport de Jim McGuire, Phil Hanson e Paul di Resta.
Além disso, o terceiro lugar ficou ficou com o Oreca #23 da United Autosport. No entanto, em contraste com Cool, o United #22 não havia feito o terceiro e último pit stop cronometrado obrigatório. Da mesma forma, o Algarve Pro atrasou o seu serviço anterior por um segundo, o que significa que também teve de fazer uma longa paragem final.
Isso permitiu a Jakobsen saltar do terceiro para o primeiro lugar, suficiente para conquistar a vitória, O primeiro lugar consagrou o jovem de 19 anos, que apenas dividiu o carro com Coigny depois que o terceiro piloto, Nicolas Lapierre, optou por não correr na prova.
Jakobsen assumiu o carro na segunda metade da competição e passou a primeira parte de sua passagem realizando várias ultrapassagens e colocando o piloto da Peugeot, Di Resta, sob pressão significativa.
O pódio geral foi completado pelo segundo carro da United pilotado por Yasser Shahin, Garnet Patterson e Oliver Jarvis. Assim, o protótipo preto e laranja se recuperou de um giro de Patterson na terceira hora, que o viu cair do terceiro para o sexto lugar faltando pouco menos de 90 minutos para o final da corrida.
A United na vitória da Cool Racing
Contudo, Jarvis, levou o carro à bandeira e foi pressionado pelo #25 do Algarve Pro de Simpson nos momentos finais, mas a corrida terminou em desastre com uma batida de Simpson. O jovem de 18 anos, dividiu o carro com John Falb e James Allen, e perdeu o controle do Oreca e bateu na barreira na curva 16 nos minutos finais da corrida.
Entretanto, ele finalmente conseguiu fazer o carro voltar à corrida. Mas, caiu para o último lugar na classificação LMP2. O #3 da DKR Engineering de Charlie Eastwood, Salih Yoluc e Ayhancan Guven terminou em quarto.
Nolan Siegel, Charles Crews e Christian Bogle completaram os cinco primeiros para a equipe Inter Europol, à frente do #24 da Nielsen Racing de Mathias Beche, Rodrigo Sales e Ben Hanley.
A batalha entre as duas equipes foi decidida a favor de Siegel quando ele ultrapassou Beche na curva 9. A Nielsen saiu por cima para conquistar a vitória na classe LMP3, com Tony Wells e Matt Bell garantindo a liderança.
O Ligier #4 da Nielsen Racing venceu o #29 MV2S Racing. O Duqueine D08 #11 da WTM by Rinaldi Racing de Torsten Kranz, Leo Weiss e Nico Varrone, completou o pódio.
Mercedes vence na classe GT3
A Haupt Racing Team obteve uma vitória dominante na classe GT. Com Al Faisal Al Zubair, Luca Stolz e Martin Konrad com 17,8 segundos à frente do #91 da Herberth Motorsport.
A Mercedes assumiu a liderança após uma rodada de paradas na terceira hora. E controlou a corrida a partir daí, com Harry King, Alex Malykhin e Joel Sturm em segundo.
Além disso, Gabriel Rindone, Marco Mapello e Brendon Leitch completaram o pódio a bordo do Lamborghini #19. A classe GT foi palco de vários incidentes na primeira hora da prova. Culminando com uma forte batida de Johnny Laursen, da Fórmula Racing, que levou à bandeira vermelha.
Laursen, pilotando a Ferrari 488 GT3 Evo 2020 #60, foi arremessado com força contra o guarda-corpo da curva 1 após contato com um protótipo. Por fim, Isso provocou grandes danos ao carro e às barreiras.