No ano do seu centenário, as 24 Horas de Le Mans terão um ingrediente a mais, novas regras para o safety car. Agora, três carros de segurança continuarão, mas unidos em uma fila de carros de segurança sob a qual uma passagem acontecerá.
Além disso, uma passagem já está disponível para as equipes do Mundial de Endurance fora de Le Mans, que é a quarta corrida da temporada este ano. Contudo, a IMSA tem a sua própria versão. Em Le Mans, qualquer carro que estiver atrás do único carro de segurança, mas na frente de seu líder de classe na fila, poderá contornar o carro de segurança e completar uma volta, antes de retornar na parte de trás da fila.
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Assim, depois que a passagem acabar, o diretor de corrida iniciará um procedimento de ‘recuo’ pelo qual a fila será obedecerá as classes.
Os protótipos LMP2 estarão no lado direito da pista e cederão passagem para Hypercars e GTEs. Os carros GTE passarão a direita, dando espaço para Hypercars e LMP2. Assim, teremos Hypercar-LMP2-GTE.
Diferenças entre as 24 Horas de Le Mans e o WEC
No WEC, as equipes são responsáveis por decidir se seu carro é elegível para a passagem. Os carros que passarem quando estiverem inelegíveis receberão uma penalidade de stop-go igual a duas voltas na corrida.
Nesse ínterim, eles ainda poderão ir aos boxes durante os períodos de safety car em Le Mans, antes que os três safety cars se juntem em uma única fila. Os carros nos pits pararão no final do pit lane até que a fila passe. Além disso, a entrada do pit lane estará fechada durante a mesclagem.
Mesclar os carros em uma fila evitará que as batalhas de classe sejam divididas. O que tem sido uma área de discórdia nas edições recentes de Le Mans. Sob o antigo sistema de três carros, um competidor poderia ganhar uma vantagem significativa. Se fosse pego por um safety car e seus rivais fossem pegos pelo safety seguinte.
Os regulamentos estabelecem que os procedimentos de fusão, passagem e retorno do safety car não serão implementados na hora final da corrida. Por fim, além dos períodos de safety car, o diretor de corrida pode implementar Full Course Yellows, zonas lentas isoladas e bandeiras vermelhas para gerenciar incidentes.