Durante as 6 horas do México, a Toyota revelou sérias intenções de alinhar um terceiro LMP1 para a edição 2017 das 24 horas de Le Mans. Depois da quase vitória este ano com o TS050 #5 de Anthony Davidson, Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, quase ganharam a prova, perdendo nos metros finais. Vencer Le Mans é uma questão de honra para a marca Japonesa.
“Como de costume, estamos estudando três carros e a decisão vem depois”, disse o diretor do time Pascal Vasselon. “Se tivéssemos três carros, teríamos vencido em 2014 e 2016. O problema é obter o financiamento para isso.”
“Estamos dispostos a fazer, mas não temos os recursos para fazer”.
O orçamento da equipe aumentou em 2016, por conta do desenvolvimento da nova versão do TS050. Ele possuiu um motor turbo 2.4 litros V6 e o sistema híbrido é por meio de baterias.
Para 2017, o novo LMP terá o mesmo monocoque e componentes. A grande mudança será no desenho. “Vamos manter o mesmo chassi, mas a carroçaria será significativamente diferente”, disse ele. “Vai ser uma grande evolução. Haverá também uma evolução do motor e sistema híbrido.”
As projeções indicam que se o sistema híbrido for mantido o de baterias, um novo motor pode estar sendo preparada, com uma maior cilindrada. Qualquer decisão final irá acontecer entre os meses de outubro e novembro.