Após o segundo lugar em Long Beach, há duas semanas, os atuais bicampeões do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, Christian Fittipaldi e João Barbosa, assumiram a liderança da temporada 2016 com o Chevrolet Corvette DP #5, da equipe Action Express. Neste domingo (1), a dupla tenta manter a liderança da competição na disputa da quarta etapa do ano no circuito de Laguna Seca, em Monterey, também na Califórnia.
Fittipaldi e Barbosa somam 93 pontos no campeonato e têm na segunda posição os companheiros Eric Curran e Dane Cameron, com 90 pontos com o Whelen Engineering Corvette DP #31.
Lista de inscritos para Laguna Seca.
“Tivemos um bom resultado em Long Beach”, comentou Fittipaldi. “Mas isso foi a última etapa e agora temos de estar concentrados para Laguna Seca. Conquistar pontos no IMSA WeatherTech SportsCar Championship é extremamente difícil, então por mais que a gente sempre queira vencer, o segundo lugar é sempre o melhor cenário seguinte”, destacou.
A equipe Action Express também tenta mudar seu retrospecto nas pistas da Califórnia, onde não conquistou bons resultados no passado. “No ano passado, nós realmente ‘sofremos’ nas duas corridas na Califórnia”, lembrou Barbosa. “Como equipe, voltamos para casa e fomos ao trabalho para verificar onde estavam os problemas, o que nos tornou mais fortes e nos ajudou na segunda metade da temporada 2015 a conquistar o segundo título seguido”, comentou o piloto português.
“Como no ano passado, parece que teremos uma forte disputa com o Whelen Engineering Corvette DP, o que é um grande problema quando se tem companheiros tão competitivos. Felizmente, o compartilhamento de informações do ano passado em Laguna Seca nos ajudará a evoluir, como já aconteceu em Long Beach”, acredita Barbosa.
Com 30% da temporada completada na classe Protótipos, a equipe Action Express Racing espera continuar mostrando a consistência das últimas corridas.
“Tivemos algumas corridas no ano passado, onde perdemos pontos que deveríamos ter ganhado se tivéssemos executado bem nossas estratégias”, declarou o chefe da equipe Gary Nelson. “Nosso objetivo continua sendo o mesmo de sempre ‘Expect to Win’, mas estamos focamos em maximizar nossos pontos quando a vitória não puder ser alcançada”, completou.
O GP de Monterey volta ao formato original da categoria com duas corridas, de duas horas cada. Na primeira, correm os Protótipos e os GTLM, na segunda os Protótipos Challenge e os GT Daytona. A corrida de Fittipaldi e Barbosa será no domingo (1) às 15h15 (de Brasília). O Fox Sports 2 exibe VT no mesmo dia, a partir das 19 horas.
Os treinos livres no traçado de 2.230 milhas (3,602 km) começam na sexta-feira (29) e a tomada de tempos para o grid acontecerá no sábado (30), às 21h45 (de Brasília).