A Cadillac venceu a edição 2023 das 12 Horas de Sebring disputada neste sábado, 18, na Flórida. A vitória do Cadillac #31 se deu após uma colisão envolvendo os carros da Porsche e o Acura da Wayne Taylor Racing.
A confusão começou com o Porsche #6 de Mathieu Jaminet e o Acura #10 da Wayne Taylor Racing pilotado por Filipe Albuquerque. O toque entre os dois desencadeou uma sequência de colisões. Assim, Felipe Nasr, terceiro colocado, também foi pego no acidente, com o carro #7 passando por cima do # 6 Porsche.
O acidente, faltando 20 minutos para o final, eliminou o que havia sido uma batalha emocionante entre os quatro fabricantes da classe GTP. Jaminet inicialmente contornou Albuquerque pela liderança a 55 minutos do fim, mas caiu para segundo depois que o piloto português o superou na curva 14.
Aitken parou nos boxes faltando 53 minutos do fim, momentos antes da bandeira amarela ser acionada, após o do Lamborghini Forte Racing sofrer um acidente. Assim, o Porsche #6 recuperou a liderança após o reinício a 30 minutos do final, com uma ousada batalha pelo segundo lugar entre Aitken, Albuquerque e Nasr.
O acidente que deu a vitória a Cadillac
As conquistas de Derani e da Cadillac
Aitken dividiu o #31 com Pipo Derani e Alexander Sims. Com o resultado, Derani conquista pela quarta vez a vitória em Sebring. Além da Cadillac, ele venceu com um protótipo Ligier. Porém, a estrela da NTT IndyCar Series, Scott McLaughlin, conquistou sua primeira vitória no Campeonato WeatherTech na classe LMP2, conduzindo o Oreca 07 da Tower Motorsport às honras de primeira classe. Ele segurou o #11 da TDS Racing Mikkel Jensen para a vitória, terminando em terceiro na geral como resultado do engavetamento dos carros da classe GTP.
McLaughlin o carro com John Farano e Kyffin Simpson, com a equipe se recuperando de um acidente na hora 7 que danificou o nariz quando Simpson estava ao volante.
Brasil na classe LMP3
Já na classe LMP3, a vitória ficou com o #74 da Riley Motorsport dos pilotos Felipe Fraga, Gar Robinson e Josh Burdon.Fraga, que assumiu a liderança da classe após a penúltima rodada de pit stops, navegou até o final devido ao #30 da Jr III Racing de Garett Grist batendo em Pietro Fittipaldi.
O incidente aconteceu com menos de 90 minutos para o fim. Fraga terminou uma volta à frente do #13 Matt Bell, Orey Fidani e Lars Kern, que chegou em segundo lugar.
Porsche vence na classe GTD
A Pfaff Motorsports conquistou a vitória na classe GTD-Pro, beneficiando-se de uma estratégia oportuna para obter a primeira vitória do Porsche 911 GT3 R Type-992 na série.
O Porsche #9, pilotado por Klaus Bachler, Patrick Pilet e Laurens Vanthoor, terminou 2,7 segundos à frente do Lexus #14 da Vasser Sullivande Jack Hawksworth, Ben Barnicoat e Kyle Kirkwood.
Ambos os carros saltaram para a liderança da classe da corrida com um pitstop oportuno na oitava hora, com Bachler e Kirkwood indo para os boxes momentos antes de uma advertência por uma colisão entre Zach Robichon da Wright Motorsports e Philip Ellis da Winward Racing.
Como resultado, o Porsche conseguiu assumir a liderança e manter-se durante uma caótica fase final da corrida que foi interrompida por várias advertências. É a primeira grande vitória do novo GT3 da Porsche, que fez sua estreia no Rolex 24 em Daytona em janeiro.
O Mercedes-AMG GT3 Evo #79 da WeatherTech Racing de Daniel Juncadella, Maro Engel e Jules Gounon completou os três primeiros na GTD-Pro. Depois de parar nas boxes para um respingo tardio na hora final. Jordan Pepper, Franck Perera e Romain Grosjean chegaram em quarto lugar no #63 da Iron Lynx, com o Corvette C8.R GTD de Jordan Taylor, Antônio Garcia e Tommy Milner completando os cinco primeiros.
A Risi Competizione terminou em sexto. Vendo um possível pódio frustrado quando foi eliminado em um incidente com vários carros envolvendo os líderes da classe GTP na hora final da corrida.
BMW com dobradinha
Bryan Sellers, Madison Snow e Corey Lewis levaram a Paul Miller Racing à vitória na classe GTD. O BMW M4 GT3 #1 de Snow segurou o carro #96 de Patrick Gallagher, Michael Dinan e Robby Foley enquanto lidava com problemas de freio para vencer. Com o #92 da Kellymoss de David Brule, Alec Udell e Julien Andlauer terceiro.
Além disso, a batalha pela vitória no GTD deu uma virada importante na nona hora. Quando o #16 da Wright e o #57 Winward se encontraram na curva 1 após uma longa batalha pela liderança. Enquanto o Robichon de Wright continuou após um impacto com a barreira de pneus, o Mercedes abandonou com danos na suspensão dianteira direita.
Snow inicialmente assumiu a liderança, antes de ficar para trás do #27 da Heart of Racing e do #32 Team Korthoff Motorsports.