A Cadillac Hertz Team JOTA demonstrou força na segunda sessão de testes do Prólogo do FIA WEC 2025, no Circuito Internacional de Lusail, no Catar. A equipe ocupou as duas primeiras posições com seus V-Series.Rs, consolidando um desempenho promissor na pré-temporada. A segunda sessão ocorreu nesta sexta-feira, 21.
Alex Lynn registrou a melhor marca da sessão, com 1min39s575 no Cadillac #12, durante uma simulação de qualificação de seis voltas utilizando pneus médios. O tempo foi significativamente mais rápido do que os 1min41s673 de Robert Kubica, da AF Corse, que havia liderado a primeira sessão do dia.
Will Stevens, companheiro de equipe de Lynn, celebrou o progresso do time. “Trabalhando juntos pela primeira vez, tudo tem funcionado muito bem até agora. Começamos a semana de forma positiva e me sinto confortável com o carro. Ainda temos muitos pontos a cobrir no Prólogo antes da corrida”, destacou.
No Cadillac JOTA #38, Sebastien Bourdais também realizou simulação de qualificação e marcou 1min39s788, garantindo a segunda posição.
Os concorrentes da Cadillac
A Ferrari 499P #50 da AF Corse, com Antonio Fuoco, fechou o top 3 ao anotar 1min39s9, apenas dois décimos acima da marca de Lynn. O Penske Porsche #5 terminou em quarto, seguido pelo #83 da AF Corse. O Toyota mais rápido ficou em oitavo, à frente dos dois Peugeots, que completaram o top 10 após trechos longos e consistentes.
Além disso, Jean-Eric Vergne, no Peugeot 9X8 #93, completou 32 voltas seguidas, seguido por um stint de 33 voltas no mesmo jogo de pneus duros. O #94, com Stoffel Vandoorne, seguiu um cronograma diferente, realizando três trechos de seis, 32 e 28 voltas com pneus médios.
O Porsche Penske #6 enfrentou dificuldades após uma troca de motor e não conseguiu completar stints superiores a 10 voltas, fechando com o sétimo melhor tempo.
A Aston Martin THOR Team Valkyries teve um dia produtivo, completando 174 voltas no total, embora seus tempos tenham ficado 2,7 e 3,4 segundos atrás dos melhores da sessão.
LMGT3: Lexus lidera, Mustang enfrenta problemas
Na classe LMGT3, a AKKODIS ASP voltou a dominar, mas desta vez com o Lexus RC F LMGT3 #87. Jose Maria Lopez marcou 1min54s959, sendo o único piloto a rodar abaixo de 1min55s. O Corvette #33 ficou em segundo, com Daniel Juncadella anotando 1min55s132. As Ferraris da Vista AF Corse completaram o top 4.
O tempo de 1min55s862, estabelecido por Ben Barnicoat na primeira sessão, foi superado por 10 carros, com os oito primeiros representando quatro fabricantes: Lexus, Corvette, Ferrari e McLaren.
A Proton Competition enfrentou dificuldades com seu Ford Mustang LMGT3 #77, que sofreu um incêndio durante a tarde com Ben Tuck ao volante. O carro foi desmontado na garagem e dificilmente voltará à pista antes do Treino Livre 1, na quarta-feira. O Mustang #88 também ficou de fora do início da sessão, assim como o Porsche 963 Hypercar da equipe.
Aliás, o #88 completou 32 voltas, enquanto o #99 percorreu 48 giros, os menores totais de suas respectivas classes. Por fim, neste sábado, 22, uma sessão de três horas ocorrerá em Lusail.