A Cadillac venceu pela primeira vez no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) ao dominar as 6 Horas de São Paulo, com o trio Will Stevens, Alex Lynn e Norman Nato conduzindo o Cadillac V-Series.R nº 12 da Hertz Team JOTA à vitória neste domingo, 13, no circuito de Interlagos.
O feito marcou um resultado perfeito para a marca americana, que ainda viu seu carro irmão #38 — pilotado por Earl Bamber, Jenson Button e Sebastien Bourdais — completar a dobradinha histórica, superando o Porsche Penske Motorsport e encerrando a sequência de vitórias da Ferrari na temporada.
Apesar de largarem da pole (carro #12) e da terceira posição (carro #38, após penalidade pós-classificação), os dois Cadillacs ficaram atrás do Porsche #5 de Julien Andlauer na primeira hora. No entanto, uma ultrapassagem por fora de Bamber na Curva 1 iniciou a virada. Após a entrada de Button, o carro perdeu posição para Lynn, que realizou um undercut bem-sucedido e assumiu a liderança definitiva.
A partir daí, os dois protótipos da JOTA mantiveram o controle, com o Cadillac #12 cruzando a linha de chegada com mais de um minuto de vantagem sobre o carro irmão. Contudo, o pódio geral foi completado por Andlauer e Michael Christensen, com o Porsche #5. Laurens Vanthoor e Kevin Estre, também da Penske, terminaram em quarto lugar.
Os destaques da etapa brasileira do WEC
Na quinta posição veio o BMW #20, pilotado por Sheldon van der Linde, Rene Rast e Marco Wittmann, que protagonizou uma ultrapassagem decisiva sobre o Peugeot 9X8 #94 de Loic Duval. Os dois carros franceses encerraram a prova em sexto e sétimo — seus melhores resultados no ano.
A Ferrari, por outro lado, teve uma corrida para esquecer. O 499P nº 83 de Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson foi o único a terminar no top 10, em oitavo. As Ferrari oficiais terminaram fora da zona de pontos. O carro #51 sofreu punição por toque com o Porsche #99 da Proton. Já o #50 precisou de reparos após contato com o Corvette GT3 da TF Sport.
Pela primeira vez desde a criação da categoria Hypercar, a Toyota não pontuou com nenhum de seus dois GR010 Hybrid. Que cruzaram em 14º e 15º. A Alpine teve mais um dia complicado, com o carro #35 enfrentando falha no sistema híbrido e terminando na última posição geral.
Lexus conquista vitória inédita no WEC com a Akkodis ASP na classe LMGT3
Eduardo Barrichello conquista o terceiro lugar na classe LMGT3 com o Aston Martin #10. (Fotos: Paulo Abreu)
A Akkodis ASP Team e a Lexus conquistaram suas primeiras vitórias no WEC com uma atuação dominante na classe LMGT3. O trio Razvan Umbrarescu, Clemens Schmid e Jose Maria Lopez assumiu a liderança ainda na primeira hora com o Lexus RC F GT3 #87 e não largou mais.
Além disso, Umbrarescu ultrapassou o Aston Martin #10 da Racing Spirit com apenas 20 minutos de prova. Mesmo com uma punição de drive-through para Lopez por excesso de velocidade no pit lane, a equipe manteve o controle da liderança.
Contudo, o pódio foi completado pelo Corvette #81 da TF Sport. Com Tom van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood. Além do Aston Martin nº 10, com Eduardo Barrichello fazendo uma ultrapassagem decisiva sobre o Porsche Iron Dames #85 de Michelle Gatting, que terminou em quarto.
Por fim, o Lexus #78, que já havia conquistado um pódio em Imola, completou os cinco primeiros da classe LMGT3.