A Cadillac conquistou sua primeira neste sábado, 14, pole position no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (FIA WEC) no circuito de Fuji, Japão. O feito foi alcançado por Alex Lynn, que garantiu o primeiro lugar com uma volta de 1:28.901 nos momentos finais da sessão, desbancando a Toyota em sua corrida “em casa”. Lynn superou o piloto japonês Ryo Hirakawa, da Toyota, por uma margem mínima de 0,041 segundos.
Sendo assim, Hirakawa, ao lado de seu companheiro Kamui Kobayashi, havia colocado os dois protótipos Toyota GR010 Hybrid nas primeiras posições após as voltas iniciais da Hyperpole. No entanto, o desempenho de Lynn no Cadillac V-Series.R #2 garantiu o topo da classificação, tirando a Toyota da primeira fila.
O terceiro lugar foi conquistado por Dries Vanthoor, da BMW, a bordo do BMW M Hybrid V8 #15, que também se destacou ao liderar os treinos de sexta-feira. Vanthoor ficou a apenas 0,158 segundos de Lynn, rebaixando Kobayashi para a quarta posição.
Apesar de um início promissor na qualificação, a Porsche não conseguiu disputar a pole. Kevin Estre, que foi o segundo mais rápido na primeira parte da sessão, terminou em quinto lugar com o Penske 963 #6.
As demais equipes da classe Hypercar
Além disso, a sexta posição ficou com Charles Milesi, no Alpine A424 #35, seguido pelo único Ferrari a alcançar a Hyperpole, o nº 50 pilotado por Antonio Fuoco. Matt Campbell, no segundo Porsche Penske, ficou em oitavo.
Daniil Kvyat colocou a Lamborghini na Hyperpole pela primeira vez na temporada, garantindo o nono lugar com o SC63. Contudo, ele superou o Porsche da Proton Competition, pilotado por Julien Andlauer. Ferrari e Peugeot enfrentaram dificuldades, com as duas Ferrari de Antonio Giovinazzi e Robert Kubica terminando fora do top 10, em 12º e 13º, respectivamente, enquanto a Peugeot não conseguiu classificar nenhum carro para a Hyperpole.
AF Corse Ferrari brilha na classe LMGT3
Na classe LMGT3, a Ferrari também brilhou em Fuji, conquistando sua primeira pole da temporada com François Heriau. A bordo do Vista AF Corse 296 GT3 #55, Heriau cravou 1:40.893, superando Tom van Rompuy, do TF Sport, por apenas 0,082 segundos.
Aliás, Josh Caygill, da United Autosports, garantiu o terceiro lugar com o McLaren 720S GT3 Evo #95, seguido por Sarah Bovy, da Iron Dames, com o Lamborghini Huracan GT3 EVO2. O segundo McLaren da United, pilotado por James Cottingham, completou o top 5.
Hiroshi Koizumi, da TF Sport, e Ryan Hardwick, da Proton Competition, alcançaram a Hyperpole pela primeira vez na temporada, terminando em sétimo e décimo, respectivamente. Já a equipe Manthey Porsche, que vinha sendo destaque na temporada, não conseguiu classificar seus carros para a Hyperpole. Com Alex Malykhin e Yasser Shahin terminando fora do top 10.
Por fim, a prova terá início às 22h30 e poderá ser vista pelo site do Grande Prêmio, no YouTube.