Cadillac chega ao Texas com ímpeto após vitória histórica no WEC

A Cadillac Hertz Team JOTA desembarca no Circuito das Américas (COTA) com confiança renovada, após conquistar sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) durante as 6 Horas de São Paulo. O triunfo marcou a estreia da marca americana no topo do pódio na era dos hipercarros, tornando-a a quinta fabricante a alcançar este feito, depois de Alpine, Toyota, Ferrari e Porsche.

Vitória no Brasil impulsiona confiança da equipe

Na etapa de Interlagos, em julho, Alex Lynn, Norman Nato e Will Stevens garantiram o resultado histórico para a Cadillac. Que agora busca repetir a performance em solo americano. Lynn destacou que o time pretende “solidificar” o avanço obtido no Brasil em Austin, além de reduzir a desvantagem de 55 pontos para a Ferrari na classificação de fabricantes.

“Quando você olha para os fabricantes que venceram corridas nesta era do Hypercar, não são muitos, e agora somos um deles”, afirmou Lynn. “Isso nos coloca em uma categoria de equipe que quer lutar por vitórias todo fim de semana e disputar o campeonato”, disse em entrevista ao site SportsCar365.com.

Expectativa para a corrida em casa

Aliás, o britânico relembrou que a vitória em São Paulo não foi uma surpresa para o grupo. Segundo ele, havia confiança de que o resultado chegaria em algum momento, já que o potencial do Cadillac V-Series.R sempre esteve claro. No entanto, Lynn reconheceu que conquistar uma segunda vitória será um enorme desafio:
“Ganhar no WEC é extremamente difícil. Para repetir isso, será preciso o mesmo nível de esforço. Mas é exatamente por isso que gostamos de correr”, acrescentou.

Bamber aponta vantagens do Cadillac no COTA

Enquanto isso, Earl Bamber, companheiro de equipe de Sébastien Bourdais e Jenson Button no carro irmão, acredita que o traçado texano favorecerá as características do protótipo com chassi Dallara.

“A arquitetura do nosso carro, com a força descendente que ele gera, realmente combina com o COTA”, explicou o neozelandês. “Ele lida bem com os solavancos e responde com eficiência em curvas de parada e arrancada, algo que se adapta ao estilo da pista.”

Além disso, Bamber ressaltou que o programa da Cadillac ainda é relativamente novo em comparação com rivais como a Toyota. O que torna cada corrida uma oportunidade de aprendizado:
“Embora tenhamos começado em 2023, seguimos evoluindo a cada etapa. Isso nos mantém motivados contra programas mais consolidados.”

Desafio no campeonato de Hypercar

Com o ímpeto da vitória no Brasil e a confiança em um bom desempenho no Texas, a Cadillac busca consolidar-se como candidata constante às primeiras posições do WEC. Por fim, a etapa no Circuito das Américas será decisiva para medir se a evolução da equipe. Além da possibilidade de encurtar a distância em relação aos líderes do campeonato.