A equipe ByKolles estuda a possibilidade de ter o piloto Jacques Villeneuve no Hypercar Vanwall LMH. A informação foi confirmada pelo dono da equipe, Colin Kolles. Villeneuve foi um dos quatro pilotos a pilotar o protótipo durante um teste de dois dias no Circuito de Barcelona-Catalunha.
O canadense de 51 anos dividiu o volante com Esteban Guerrieri, Tom Dillmann e o campeão da classe Super GT, João Paulo de Oliveira Além disso, Kolles explicou que o teste de Barcelona era para ver se Villeneuve gostava de dirigir o protótipo movido por um motor Gibson V8 de 4,5 litros.
Villeneuve terminou em segundo nas 24 Horas de Le Mans em 2008 dirigindo pela Peugeot, enquanto nos últimos anos competiu em eventos da NASCAR e em corridas ocasionais de GT. “Recebemos um telefonema e então concordamos e combinamos de fazer isso”, disse Kolles ao site Sportscar365.
“Foi uma ação muito espontânea. Conhecemos o ambiente e as pessoas, então existe um certo grau de confiança e, portanto, isso foi possível. A intenção de Jacques é muito clara: é uma meta muito alta, mas a intenção é vencer Le Mans.”
Quando questionado se Villeneuve concorrerá a um assento, Kolles disse: “Sim. Este foi o objetivo do exercício, para ver se ele gosta”.
“E então, outras etapas devem ser discutidas e muitos testes devem ser feitos. Se você não corre em um carro com downforce há muitos anos, precisa se acostumar novamente. O objetivo não era ter disputa entre os pilotos. O objetivo do exercício era ver se ele gostava”, explicou.
ByKolles e o programa no Mundial de Endurance
ByKolles está planejando inscrever pelo menos um carro do WEC na próxima temporada, com Guerrieri e Dillmann sendo esperados para fazer parte do time de pilotos. Kolles explicou que uma segunda entrada é possível, mas isso depende de garantir as finanças necessárias para colocá-la em prática.
Um segundo chassi Vanwall LMH foi apresentado em Mugello no mês passado, antes de participar de mais testes em Paul Ricard e Barcelona. Depois de Barcelona, onde a ByKolles partilhou a pista com outras equipas, transportou o seu protótipo Vanwall para o interior de Espanha, para Aragon, onde realizará testes. O piloto do DTM, Esteban Muth, deve se juntar a Guerrieri e Dillmann para essa sessão, que deve incluir algumas corridas noturnas.